O que há de feminista no Feminejo? Gênero musical, identidades de gêneros e disputas dentro da música sertaneja

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saretto, Pauline
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/24580
Resumo: Este trabalho tem por objetivo central compreender como o feminismo se agencia dentro da música sertaneja, com foco no atual movimento feminejo. Para tanto, realizamos, primeiramente, um resgate contextual da história do gênero musical sertanejo desde suas origens, buscando identificar a presença das mulheres ao longo de sua consolidação. A seguir, adentramos na análise do corpus dedicado ao feminejo, constituído por análise das performances das artistas Marilia Mendonça e a dupla Simone e Simaria, explorando as representações, disputas de sentido, contradições e limites das práticas feministas enunciadas pelo feminejo. Para desenvolver os objetivos propostos, foi utilizada a combinação de diferentes metodologias. Isto é, procedimentos de coleta, análise e combinação de técnicas quantitativas - com um resgate do contexto histórico das mulheres na música sertaneja - e qualitativas - com uma de análise de conteúdo categorial - em um mesmo desenho de pesquisa. Desta maneira podemos concluir que as representações do feminismo dentro deste cenário são marcadas por disputas, criando espaços abertos e vínculos para certas mobilizações de práticas feministas.
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spelling O que há de feminista no Feminejo? Gênero musical, identidades de gêneros e disputas dentro da música sertanejaWhat is feminist about Feminejo? Musical genre, gender identities and disputes within country musicFeminejoFeminismoGênero MusicalSertanejoDisputasFeminismoMúsica sertanejaFeminejoFeminismMusical GenreSertanejoDisputesEste trabalho tem por objetivo central compreender como o feminismo se agencia dentro da música sertaneja, com foco no atual movimento feminejo. Para tanto, realizamos, primeiramente, um resgate contextual da história do gênero musical sertanejo desde suas origens, buscando identificar a presença das mulheres ao longo de sua consolidação. A seguir, adentramos na análise do corpus dedicado ao feminejo, constituído por análise das performances das artistas Marilia Mendonça e a dupla Simone e Simaria, explorando as representações, disputas de sentido, contradições e limites das práticas feministas enunciadas pelo feminejo. Para desenvolver os objetivos propostos, foi utilizada a combinação de diferentes metodologias. Isto é, procedimentos de coleta, análise e combinação de técnicas quantitativas - com um resgate do contexto histórico das mulheres na música sertaneja - e qualitativas - com uma de análise de conteúdo categorial - em um mesmo desenho de pesquisa. Desta maneira podemos concluir que as representações do feminismo dentro deste cenário são marcadas por disputas, criando espaços abertos e vínculos para certas mobilizações de práticas feministas.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThe main objective of this work is to understand how feminism operates within country music, focusing on the current feminejo movement. Therefore, we first carried out a contextual review of the history of the sertanejo musical genre since its origins, seeking to identify the presence of women throughout its consolidation. Next, we go into the analysis of the corpus dedicated to feminejo, constituted by the analysis of the performances of the artists Marilia Mendonça and the duo Simone and Simaria, exploring the representations, disputes of meaning, contradictions and limits of the feminist practices enunciated by the feminejo. To develop the proposed objectives, a combination of different methodologies was used. That is, procedures of collection, analysis and combination of quantitative techniques - with a rescue of the historical context of women in country music - and qualitative - with a categorical content analysis - in the same research design.In this way, we can conclude that the representations of feminism within this scenario are marked by disputes, creating open spaces and links for certain mobilizations of feminist practices.109f.NiteróiPereira de Sá, SimoneTrotta, FelipeLiska, Mercedeshttp://lattes.cnpq.br/1844793086185671Saretto, Pauline2022-02-17T16:16:43Z2022-02-17T16:16:43Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSARETTO, Pauline. O que há de feminista no Feminejo? Gênero musical, identidades de gêneros e disputas dentro da música sertaneja. 2022. 109 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/24580Aluno de MestradoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-02-17T16:16:46Zoai:app.uff.br:1/24580Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-02-17T16:16:46Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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