A importância do bibliotecário na preservação do patrimônio histórico e da memória social através da educação patrimonial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Rayssa Ribeiro de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/24404
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso objetiva abordar a atuação, e importância, do bibliotecário na preservação do patrimônio histórico e da memória social através da educação patrimonial. A metodologia adotada foi a de pesquisa bibliográfica exploratória, com o intuito de conceituar historicamente os termos preservação, patrimônio e memória, bem como relacioná-los com a educação patrimonial e a atuação do bibliotecário. A pesquisa bibliográfica buscou fortalecer a teoria elaborada de que os patrimônios históricos devam ser preservados antes de necessitarem de ações de intervenção física e que a população deve atuar como aliada no processo de salvaguarda e de que o bibliotecário pode se fazer presente além do espaço das bibliotecas. O referencial teórico baseia-se nos autores: Dvorák (1910), Vernant (1973), Paoli (1992), Nora (1993), Ruskin (1996), Horta (1999), Lemos (2000), Choay (2001), Funari (2001), Carter (2004), Ortega y Gasset (2006), Fonseca (2007), Ghirardello (2008), Halbwachs (2012). O ponto de conclusão deste estudo é a prática da Educação Patrimonial que pode ser destacada como a principal atividade de preservação patrimonial. Uma vez que este processo educacional constrói coletivamente a conscientização por meio da mediação do histórico e dos espaços presentes no cotidiano, despertando o dever de cidadania e o senso de pertencimento.
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