Jornalismo de Games, Estética e Lúdico: propostas de experiência estética para o Jogador-jornalista a partir da EDGE Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Thiago Antônio Araújo Masetto
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/33166
Resumo: O presente trabalho recupera a publicação integral da revista de jornalismo de games EDGE Brasil com a finalidade de apontar práticas alternativas à tradicional na editoria, como forma de explorar horizontes para um cenário de crise de credibilidade e engessamento editorial. Para tanto, ele articula conhecimento acadêmico e produção profissional, a partir do diálogo entre o conceito de Experiência Estética, provindo da filosofia, e das propostas do movimento dos anos 2000 conhecido como New Games Journalism. O jornalista britânico Kieron Gillen (2004) cunhou o termo para tratar de artigos que recusassem o que definiu como “tradição analítica”, uma tendência por focar nos elementos constitutivos do jogo e em um valor mercadológico. No lugar, ele defende que o valor do jogo repousa no jogador, estimula a reflexão crítica sobre a cultura do videogame e um tom subjetivo e confessional, com inspiração no Jornalismo Novo. Portanto, este trabalho pondera sobre a identidade dos profissionais como uma intercessão entre jornalistas e jogadores, a influência do conceito sobre a história da editoria e o contexto brasileiro segundo a ótica do game studies. Assim, encontra a fundamentação teórica para analisar a reconhecida revista EDGE Brasil e indicar novas práticas ao jornalismo de games atual a partir do seu período de atividade (junho de 2009-novembro de 2010).
id UFF-2_797c645cdf45f6690ad6d1e437ad871a
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/33166
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Jornalismo de Games, Estética e Lúdico: propostas de experiência estética para o Jogador-jornalista a partir da EDGE BrasilVideo Games Journalism, Aesthetics and Play: Aesthetic Experience Proposals for the Player-Journalist based on EDGE BrasilJornalismo de GamesExperiência EstéticaGame StudiesVideogameJornalismoVideogameJornalismoVideo games journalismAesthetic ExperienceGame StudiesVideo gamesJournalismO presente trabalho recupera a publicação integral da revista de jornalismo de games EDGE Brasil com a finalidade de apontar práticas alternativas à tradicional na editoria, como forma de explorar horizontes para um cenário de crise de credibilidade e engessamento editorial. Para tanto, ele articula conhecimento acadêmico e produção profissional, a partir do diálogo entre o conceito de Experiência Estética, provindo da filosofia, e das propostas do movimento dos anos 2000 conhecido como New Games Journalism. O jornalista britânico Kieron Gillen (2004) cunhou o termo para tratar de artigos que recusassem o que definiu como “tradição analítica”, uma tendência por focar nos elementos constitutivos do jogo e em um valor mercadológico. No lugar, ele defende que o valor do jogo repousa no jogador, estimula a reflexão crítica sobre a cultura do videogame e um tom subjetivo e confessional, com inspiração no Jornalismo Novo. Portanto, este trabalho pondera sobre a identidade dos profissionais como uma intercessão entre jornalistas e jogadores, a influência do conceito sobre a história da editoria e o contexto brasileiro segundo a ótica do game studies. Assim, encontra a fundamentação teórica para analisar a reconhecida revista EDGE Brasil e indicar novas práticas ao jornalismo de games atual a partir do seu período de atividade (junho de 2009-novembro de 2010).Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThe present work recovers the integral publication of the video games magazine EDGE Brasil for the purpose of indicating alternative practices to the traditional in the area, as a way of exploring perspectives to a scenario of crisis and editorial exhaustion. Therefore, articulates academy knowledge and professional production, from the dialogue between the concept of Aesthetic Experience, derived from philosophy, and the suggestions of the 2000´s movement called New Games Journalism. British journalist Kieron Gillen (2004) created the term to refer to articles that refuse what he defined as “analytic tradition”, a tendency in focusing on the constitutive elements of a game and its market value. Instead, he defends that the value of a game lies in the gamer, stimulates critical reflection about game culture and a subjective, confessional tone, inspired by New Journalism. Therefore, this work thinks about the identity of the professionals as an intercession between journalists and players, the influence of the concept on the history of the area and the Brazilian context according to game studies. This way, it finds the theoretical base for analyzing the celebrated magazine EDGE Brasil and indicates new practices for video games journalism considering its time of publication (June 2009- November 2010).107 p.Ferreira, EmmanoelMendonça, KleberMussa, Ivanhttp://lattes.cnpq.br/0175908825853722Lima, Thiago Antônio Araújo Masetto2024-07-11T12:21:26Z2024-07-11T12:21:26Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLIMA, Thiago Antônio Araújo Masetto. Jornalismo de Games, Estética e Lúdico: propostas de experiência estética para o Jogador-jornalista a partir da EDGE Brasil. 107 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.https://app.uff.br/riuff/handle/1/33166Aluno de MestradoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-07-11T12:21:30Zoai:app.uff.br:1/33166Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-07-11T12:21:30Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Jornalismo de Games, Estética e Lúdico: propostas de experiência estética para o Jogador-jornalista a partir da EDGE Brasil
Video Games Journalism, Aesthetics and Play: Aesthetic Experience Proposals for the Player-Journalist based on EDGE Brasil
title Jornalismo de Games, Estética e Lúdico: propostas de experiência estética para o Jogador-jornalista a partir da EDGE Brasil
spellingShingle Jornalismo de Games, Estética e Lúdico: propostas de experiência estética para o Jogador-jornalista a partir da EDGE Brasil
Lima, Thiago Antônio Araújo Masetto
Jornalismo de Games
Experiência Estética
Game Studies
Videogame
Jornalismo
Videogame
Jornalismo
Video games journalism
Aesthetic Experience
Game Studies
Video games
Journalism
title_short Jornalismo de Games, Estética e Lúdico: propostas de experiência estética para o Jogador-jornalista a partir da EDGE Brasil
title_full Jornalismo de Games, Estética e Lúdico: propostas de experiência estética para o Jogador-jornalista a partir da EDGE Brasil
title_fullStr Jornalismo de Games, Estética e Lúdico: propostas de experiência estética para o Jogador-jornalista a partir da EDGE Brasil
title_full_unstemmed Jornalismo de Games, Estética e Lúdico: propostas de experiência estética para o Jogador-jornalista a partir da EDGE Brasil
title_sort Jornalismo de Games, Estética e Lúdico: propostas de experiência estética para o Jogador-jornalista a partir da EDGE Brasil
author Lima, Thiago Antônio Araújo Masetto
author_facet Lima, Thiago Antônio Araújo Masetto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Emmanoel
Mendonça, Kleber
Mussa, Ivan
http://lattes.cnpq.br/0175908825853722
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Thiago Antônio Araújo Masetto
dc.subject.por.fl_str_mv Jornalismo de Games
Experiência Estética
Game Studies
Videogame
Jornalismo
Videogame
Jornalismo
Video games journalism
Aesthetic Experience
Game Studies
Video games
Journalism
topic Jornalismo de Games
Experiência Estética
Game Studies
Videogame
Jornalismo
Videogame
Jornalismo
Video games journalism
Aesthetic Experience
Game Studies
Video games
Journalism
description O presente trabalho recupera a publicação integral da revista de jornalismo de games EDGE Brasil com a finalidade de apontar práticas alternativas à tradicional na editoria, como forma de explorar horizontes para um cenário de crise de credibilidade e engessamento editorial. Para tanto, ele articula conhecimento acadêmico e produção profissional, a partir do diálogo entre o conceito de Experiência Estética, provindo da filosofia, e das propostas do movimento dos anos 2000 conhecido como New Games Journalism. O jornalista britânico Kieron Gillen (2004) cunhou o termo para tratar de artigos que recusassem o que definiu como “tradição analítica”, uma tendência por focar nos elementos constitutivos do jogo e em um valor mercadológico. No lugar, ele defende que o valor do jogo repousa no jogador, estimula a reflexão crítica sobre a cultura do videogame e um tom subjetivo e confessional, com inspiração no Jornalismo Novo. Portanto, este trabalho pondera sobre a identidade dos profissionais como uma intercessão entre jornalistas e jogadores, a influência do conceito sobre a história da editoria e o contexto brasileiro segundo a ótica do game studies. Assim, encontra a fundamentação teórica para analisar a reconhecida revista EDGE Brasil e indicar novas práticas ao jornalismo de games atual a partir do seu período de atividade (junho de 2009-novembro de 2010).
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-07-11T12:21:26Z
2024-07-11T12:21:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LIMA, Thiago Antônio Araújo Masetto. Jornalismo de Games, Estética e Lúdico: propostas de experiência estética para o Jogador-jornalista a partir da EDGE Brasil. 107 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/33166
Aluno de Mestrado
identifier_str_mv LIMA, Thiago Antônio Araújo Masetto. Jornalismo de Games, Estética e Lúdico: propostas de experiência estética para o Jogador-jornalista a partir da EDGE Brasil. 107 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.
Aluno de Mestrado
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/33166
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838913069318144