O marketing em jogos de realidade aumentada: análise do jogo Pokémon GO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Matheus da Silva
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/32801
Resumo: Tendo em vista que a marca Pokémon atingiu o patamar de maior franquia midiática do mundo em 2020 e que Pokémon Go, um jogo mobile, gratuito, baseado em localização e de realidade aumentada, foi um dos principais agentes que levaram a marca a atingir esse patamar, pesquisou-se sobre o marketing em jogos de realidade aumentada, tendo como objeto de análise o jogo Pokémon Go, a fim de identificar, analisar e compreender as estratégias de marketing empregadas no jogo e como essas estratégias mantém seus jogadores fiéis, tendo como objeto de estudo os jogadores brasileiros. Realizou-se, então, uma pesquisa bibliográfica que possibilitou o aprofundamento do debate sobre o tema e posteriormente uma pesquisa de campo, em que foi elaborado um questionário online tendo como respondentes os jogadores brasileiros. Diante disso, verificou-se que o marketing envolvendo Pokémon Go é caracterizado principalmente pelo marketing digital, utilizando estratégias como publicidade online e marketing de conteúdo, além da utilização do Pokémon Go como ferramenta de marketing. Constatou-se, portanto, que o marketing empregado no jogo é um dos fatores que mantém seu público fiel e consumindo produtos, e que a nostalgia acerca da marca Pokémon também desempenha grande força no sentido de fidelidade ao jogo.
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