Grafápagos : ferramenta desplugada para auxiliar o ensino de grafos e algoritmos em grafos no ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/5711 |
Resumo: | Este projeto consiste na criação da ferramenta Grafápagos, de ensino desplugado de conceitos da Ciência da Computação, especificamente de Algoritmos em Grafos.Seguindo os princípios de projetos desplugados, o objetivo é fornecer alternativas flexíveis para ensinar, independentes de qualquer infra-estrutura computacional e, portanto, aplicáveis nos mais diversos cenários, fornecendo acessibilidade e inclusão. A utilização desta ferramenta com crianças e jovens visa compensar a ausência dos tópicos abordados no currículo utilizado no ciclo de educação básica ao redor do país, segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Adicionalmente, auxiliar o desenvolvimento do pensamento computacional dos estudantes. Para tanto, foram pesquisados projetos anteriores bem-sucedidos com objetivos similares. A partir das informações obtidas nestes estudos, foi possível começar o processo de concepção da ferramenta e desenvolvê-la priorizando suas aplicações no ambiente de sala de aula, em séries do ensino básico. O funcionamento da ferramenta e de todos os elementos que a compõem são descritos, assim como exemplos de aplicações e sugestões para maximizar o seu aproveitamento. Também foram realizados encontros com professores do ensino básico e da graduação, todos com experiência na área de Matemática. Os encontros foram realizados com o propósito de avaliar e validar os resultados obtidos com o desenvolvimento da ferramenta, e foram de vital importância para o projeto. |
id |
UFF-2_7e11636cd55bbd7811e461ab18a3a6a8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/5711 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Grafápagos : ferramenta desplugada para auxiliar o ensino de grafos e algoritmos em grafos no ensino básicoUnpluggedFerramenta de ensinoAlgoritmos em grafosPensamento computacionalEducação básicaComputação desplugadaPensamento computacionalEducação básicaProcesso de ensino-aprendizagemGrafoAlgoritmoTeaching toolGraphsComputational thinkingBasic educationEste projeto consiste na criação da ferramenta Grafápagos, de ensino desplugado de conceitos da Ciência da Computação, especificamente de Algoritmos em Grafos.Seguindo os princípios de projetos desplugados, o objetivo é fornecer alternativas flexíveis para ensinar, independentes de qualquer infra-estrutura computacional e, portanto, aplicáveis nos mais diversos cenários, fornecendo acessibilidade e inclusão. A utilização desta ferramenta com crianças e jovens visa compensar a ausência dos tópicos abordados no currículo utilizado no ciclo de educação básica ao redor do país, segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Adicionalmente, auxiliar o desenvolvimento do pensamento computacional dos estudantes. Para tanto, foram pesquisados projetos anteriores bem-sucedidos com objetivos similares. A partir das informações obtidas nestes estudos, foi possível começar o processo de concepção da ferramenta e desenvolvê-la priorizando suas aplicações no ambiente de sala de aula, em séries do ensino básico. O funcionamento da ferramenta e de todos os elementos que a compõem são descritos, assim como exemplos de aplicações e sugestões para maximizar o seu aproveitamento. Também foram realizados encontros com professores do ensino básico e da graduação, todos com experiência na área de Matemática. Os encontros foram realizados com o propósito de avaliar e validar os resultados obtidos com o desenvolvimento da ferramenta, e foram de vital importância para o projeto.This project consists on the creation of Grafápagos, an unplugged tool meant for teaching concepts of Computer Science, specifically Graphs. Following the principles of unplugged projects, the goal is to provide flexible teaching alternatives that are independent of any computational infrastructure and can therefore be applied in many different scenarios providing accessibility and inclusion. The use of this tool with children and teens aims to compensate for the absence of the addressed topics in the curriculum followed throughout thebasic education cycle the country, according to BNCC (Common National Curriculum Base), besides helping the development of students' logical computational thinking. To that end, previous successful projects with similar objectives were searched. After gathering all this information, it was possible to begin the process of designing the tool and developing it, always prioritizing its applications in the classroom environment. The operation of the tool and all the elements that make it up are described, as well as examples of applications and suggestions to maximize its potential. Meetings were also held with elementary and undergraduate teachers, all of them with experience in Mathematics. The meetings were held with the purpose of evaluating and validating the results obtained with the development of the tool, and were of vital importance for the project.Salgado, Luciana Cardoso de CastroMochetti, KarinaBravo, RaquelGomes, RosanaMoraes, Bruno Nascimento2018-02-01T12:25:22Z2018-02-01T12:25:22Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/5711http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-15T18:30:45Zoai:app.uff.br:1/5711Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-09-15T18:30:45Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Grafápagos : ferramenta desplugada para auxiliar o ensino de grafos e algoritmos em grafos no ensino básico |
title |
Grafápagos : ferramenta desplugada para auxiliar o ensino de grafos e algoritmos em grafos no ensino básico |
spellingShingle |
Grafápagos : ferramenta desplugada para auxiliar o ensino de grafos e algoritmos em grafos no ensino básico Moraes, Bruno Nascimento Unplugged Ferramenta de ensino Algoritmos em grafos Pensamento computacional Educação básica Computação desplugada Pensamento computacional Educação básica Processo de ensino-aprendizagem Grafo Algoritmo Teaching tool Graphs Computational thinking Basic education |
title_short |
Grafápagos : ferramenta desplugada para auxiliar o ensino de grafos e algoritmos em grafos no ensino básico |
title_full |
Grafápagos : ferramenta desplugada para auxiliar o ensino de grafos e algoritmos em grafos no ensino básico |
title_fullStr |
Grafápagos : ferramenta desplugada para auxiliar o ensino de grafos e algoritmos em grafos no ensino básico |
title_full_unstemmed |
Grafápagos : ferramenta desplugada para auxiliar o ensino de grafos e algoritmos em grafos no ensino básico |
title_sort |
Grafápagos : ferramenta desplugada para auxiliar o ensino de grafos e algoritmos em grafos no ensino básico |
author |
Moraes, Bruno Nascimento |
author_facet |
Moraes, Bruno Nascimento |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Salgado, Luciana Cardoso de Castro Mochetti, Karina Bravo, Raquel Gomes, Rosana |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moraes, Bruno Nascimento |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Unplugged Ferramenta de ensino Algoritmos em grafos Pensamento computacional Educação básica Computação desplugada Pensamento computacional Educação básica Processo de ensino-aprendizagem Grafo Algoritmo Teaching tool Graphs Computational thinking Basic education |
topic |
Unplugged Ferramenta de ensino Algoritmos em grafos Pensamento computacional Educação básica Computação desplugada Pensamento computacional Educação básica Processo de ensino-aprendizagem Grafo Algoritmo Teaching tool Graphs Computational thinking Basic education |
description |
Este projeto consiste na criação da ferramenta Grafápagos, de ensino desplugado de conceitos da Ciência da Computação, especificamente de Algoritmos em Grafos.Seguindo os princípios de projetos desplugados, o objetivo é fornecer alternativas flexíveis para ensinar, independentes de qualquer infra-estrutura computacional e, portanto, aplicáveis nos mais diversos cenários, fornecendo acessibilidade e inclusão. A utilização desta ferramenta com crianças e jovens visa compensar a ausência dos tópicos abordados no currículo utilizado no ciclo de educação básica ao redor do país, segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Adicionalmente, auxiliar o desenvolvimento do pensamento computacional dos estudantes. Para tanto, foram pesquisados projetos anteriores bem-sucedidos com objetivos similares. A partir das informações obtidas nestes estudos, foi possível começar o processo de concepção da ferramenta e desenvolvê-la priorizando suas aplicações no ambiente de sala de aula, em séries do ensino básico. O funcionamento da ferramenta e de todos os elementos que a compõem são descritos, assim como exemplos de aplicações e sugestões para maximizar o seu aproveitamento. Também foram realizados encontros com professores do ensino básico e da graduação, todos com experiência na área de Matemática. Os encontros foram realizados com o propósito de avaliar e validar os resultados obtidos com o desenvolvimento da ferramenta, e foram de vital importância para o projeto. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-02-01T12:25:22Z 2018-02-01T12:25:22Z 2018 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/5711 |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/5711 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1807838847557435392 |