Ensino superior e desenvolvimento em Moçambique: relato de uma experiência de pesquisa juntos a professores e alunos na Universidade Eduardo Mondlane
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/24386 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo apresentar as reflexões suscitadas pela realização do campo da pesquisa financiada pelo Programa de Mobilidade Internacional Capes/AULP, edital n° 33/2012, intitulada “Políticas Públicas e movimentos sociais na institucionalização dos processos socioambientais: uma análise comparativa entre Moçambique e Brasil” realizado em Maputo, capital de Moçambique, entre Agosto e Novembro de 2017. Tendo como material este período de vivência in loco, busco a partir de consultas bibliográficas e de aspectos referentes à realização da minha pesquisa enquanto estudante de Sociologia na Universidade Eduardo Mondlane, analisar o modo como historicamente o Ensino Superior em Moçambique demonstra ainda hoje manter uma agenda de ensino e pesquisa alinha aos interesses políticos de países estrangeiros, que por sua vez, são os principais financiadores de estudos científicos no país e que promovem mudanças estruturais na esfera social moçambicana através da veiculação de discursos desenvolvimentistas. Meu intento é contribuir com as reflexões acerca dos efeitos que essa dependência do capital estrangeiro exerce sobre os projetos implementados pelos governos moçambicanos através dos anos. |
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