Quebra de Paradigma na Gestão Pública Educacional de Caruaru
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/5793 |
Resumo: | 20 páginas |
id |
UFF-2_8938bf39c6ae1ce98300138c4bc2c9eb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/5793 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Quebra de Paradigma na Gestão Pública Educacional de CaruaruBreach of Paradigm in Public Educational Management of CaruaruGestão Pública educacionalInstituto Ayrton SennaParceriaAntropologiaSegurança PúblicaEducational public managementAyrton Senna InstitutePartnership20 páginasO artigo trata da quebra do paradigma da gestão pública educacional, através da parceria com o Instituto Ayrton Senna. Esta parceria possibilitou que o município de Caruaru implantasse um modelo de gestão para sua rede pública de ensino, diferente de toda a trajetória antes utilizada. O modelo de gestão apresentado pelo Instituto traça um plano com: diagnóstico, estratégias, metas, monitoramento e busca por resultados, da mesma maneira que empresas privadas utilizam. Adotei a abordagem qualitativa de pesquisa, realizando entrevistas semiestruturadas com técnicos e gestores do município de Caruaru e do Instituto Ayrton Senna. E para o tratamento dos dados, utilizei a Análise de Conteúdo a partir de Bardin (1977), onde a leitura analítica e interpretativa dos dados coletados foi utilizada. Esta análise possibilitou a compreensão de que o modelo de gestão proposto pelo Instituto Ayrton Senna possibilita a construção de ferramentas que melhoram o controle e o desenvolvimento na qualidade da educação ofertada pelo poder público à sociedade.SimThe article is about breaking the paradigm of public management education through partnership with the Ayrton Senna Institute. This partnership enabled the city of Caruaru to introduce a management model for its public schools, different from the trajectory used before. The management model presented by the Institute organized a plan with diagnosis, strategies, goals monitoring and search for results, just as private enterprises use. I adopted a qualitative approach of research, conducting semi-structured interviews with staff and managers from Caruaru and Ayrton Senna Institute. For data processing I used the content analysis of Bardin (1977), where the analytical and interpretative reading of collected data permits the comprehension of the management model proposed by the Ayrton Senna Institute allows the designing of tools that improve the control and development of quality education offered by the government to the society.UFPENiterói2018-02-19T18:25:32Z2018-02-19T18:25:32Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPorto, Maria Ivania; ZAVERUCHA, J.. Quebra de Paradigma na Gestão Pública Educacional de Caruaru. Gestão Pública: Práticas e Desafios, v. 2, p. 38-57, 2011.https://app.uff.br/riuff/handle/1/5793ProfessorRevista Gestão Pública. Recife, UFPE, 2011CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessPorto, IvaniaZaverucha, Jorgeporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2020-12-04T19:32:26Zoai:app.uff.br:1/5793Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202020-12-04T19:32:26Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Quebra de Paradigma na Gestão Pública Educacional de Caruaru Breach of Paradigm in Public Educational Management of Caruaru |
title |
Quebra de Paradigma na Gestão Pública Educacional de Caruaru |
spellingShingle |
Quebra de Paradigma na Gestão Pública Educacional de Caruaru Porto, Ivania Gestão Pública educacional Instituto Ayrton Senna Parceria Antropologia Segurança Pública Educational public management Ayrton Senna Institute Partnership |
title_short |
Quebra de Paradigma na Gestão Pública Educacional de Caruaru |
title_full |
Quebra de Paradigma na Gestão Pública Educacional de Caruaru |
title_fullStr |
Quebra de Paradigma na Gestão Pública Educacional de Caruaru |
title_full_unstemmed |
Quebra de Paradigma na Gestão Pública Educacional de Caruaru |
title_sort |
Quebra de Paradigma na Gestão Pública Educacional de Caruaru |
author |
Porto, Ivania |
author_facet |
Porto, Ivania Zaverucha, Jorge |
author_role |
author |
author2 |
Zaverucha, Jorge |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Porto, Ivania Zaverucha, Jorge |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão Pública educacional Instituto Ayrton Senna Parceria Antropologia Segurança Pública Educational public management Ayrton Senna Institute Partnership |
topic |
Gestão Pública educacional Instituto Ayrton Senna Parceria Antropologia Segurança Pública Educational public management Ayrton Senna Institute Partnership |
description |
20 páginas |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2018-02-19T18:25:32Z 2018-02-19T18:25:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Porto, Maria Ivania; ZAVERUCHA, J.. Quebra de Paradigma na Gestão Pública Educacional de Caruaru. Gestão Pública: Práticas e Desafios, v. 2, p. 38-57, 2011. https://app.uff.br/riuff/handle/1/5793 Professor |
identifier_str_mv |
Porto, Maria Ivania; ZAVERUCHA, J.. Quebra de Paradigma na Gestão Pública Educacional de Caruaru. Gestão Pública: Práticas e Desafios, v. 2, p. 38-57, 2011. Professor |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/5793 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Revista Gestão Pública. Recife, UFPE, 2011 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPE Niterói |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPE Niterói |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1807838798133854208 |