Estudo empírico da implantação dos processos de gestão do conhecimento sobre o gerenciamento de incidentes utilizando a biblioteca de boas práticas ITIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Pamela Souza de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/7408
Resumo: A área de Tecnologia da Informação (TI) que deseja aumentar sua participação dentro da organização e gerar valor ao negócio, necessita ser capaz de prover uma melhoria continua nos processos de gestão de serviços prestados, a fim de atender as necessidades dos usuários e garantir a qualidade dos serviços. A área de TI responsável pelo primeiro atendimento ao usuário deve estar preparada para prover soluções eficientes as falhas reportadas pelo cliente, a fim de mitigar os impactos negativos que possam causar. Para isso é necessário que os processos sejam maduros e estejam ao alcance de todos que necessitam utilizá-lo para atendimento a organização. Para gerenciar e controlar estes serviços com eficácia, a TI utiliza-se de frameworks que trazem um conjunto de boas práticas que ajudam neste processo, como a ITIL, que servirá de apoio para esta pesquisa auxiliando no gerenciamento dos incidentes reportados e na Gestão do Conhecimento na área. As práticas de Gestão do Conhecimento possibilitam a transformação do conhecimento tácito em explicito, possibilitando que este se torne um recurso intelectual da organização, e esteja disponível durante todo o ciclo de serviço, auxiliando na tomada de decisão. Esta pesquisa irá avaliar a situação atual da área de TI responsável pelo primeiro atendimento ao usuário, onde não há processos normatizados, provocando uma melhoria no atendimento aos incidentes reportados, através da documentação, padronização e disponibilização dos procedimentos importantes para atendimento aos usuários, de forma que o serviço seja prestado com qualidade e eficiência
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