Uma estratégia experimental para o ensino do movimento retilíneo uniforme utilizando a velocidade terminal em um líquido viscoso e movimento retilíneo uniformemente variado por meio do plano de Galileu

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Wesley Miranda da
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/31978
Resumo: O uso da experimentação como ferramenta didática no ensino de Física tem sido um tema muito discutido por pesquisadores da educação em contraposição à tradicional abordagem técnica matematizada e sem contextualização. Este trabalho apresenta uma proposta de aula, com atividades experimentais para auxiliar o professor a ministrar suas aulas de Física no Ensino Médio. O trabalho presente estuda os fenômenos de Movimento Retilíneo Uniforme (MRU) e Movimento Retilíneo Uniformemente Variado (MRU). Foi trabalhado o conceito de Velocidade e Aceleração em atividades experimentais com experimentos confeccionados com materiais de baixo custo. Foram confeccionados 3 experimentos, sendo dois do MRU e um do MRUV. Os materiais utilizados são apresentados neste trabalho. Os resultados quantitativos obtidos foram satisfatórios e os experimentos se mostraram factíveis. Assim, seguindo-se em linha com as pesquisas na área, espera-se que nosso material represente ferramenta para que o aluno assimile teoria e prática, buscando conclusões e desenvolva o pensamento crítico, dentro do contexto do uso da experimentação como estratégia pedagógica.
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spelling Uma estratégia experimental para o ensino do movimento retilíneo uniforme utilizando a velocidade terminal em um líquido viscoso e movimento retilíneo uniformemente variado por meio do plano de GalileuExperimentação no Ensino de FísicaVelocidadeAceleraçãoMateriais de Baixo CustoFísica experimentalExperimentation in Physics TeachingSpeedAccelerationLow Cost MaterialsO uso da experimentação como ferramenta didática no ensino de Física tem sido um tema muito discutido por pesquisadores da educação em contraposição à tradicional abordagem técnica matematizada e sem contextualização. Este trabalho apresenta uma proposta de aula, com atividades experimentais para auxiliar o professor a ministrar suas aulas de Física no Ensino Médio. O trabalho presente estuda os fenômenos de Movimento Retilíneo Uniforme (MRU) e Movimento Retilíneo Uniformemente Variado (MRU). Foi trabalhado o conceito de Velocidade e Aceleração em atividades experimentais com experimentos confeccionados com materiais de baixo custo. Foram confeccionados 3 experimentos, sendo dois do MRU e um do MRUV. Os materiais utilizados são apresentados neste trabalho. Os resultados quantitativos obtidos foram satisfatórios e os experimentos se mostraram factíveis. Assim, seguindo-se em linha com as pesquisas na área, espera-se que nosso material represente ferramenta para que o aluno assimile teoria e prática, buscando conclusões e desenvolva o pensamento crítico, dentro do contexto do uso da experimentação como estratégia pedagógica.Experimentation as a didactic tool in physics teaching has been a topic widely discussed by education researchers as opposed to the traditional technical and mathematized approach without contextualization. This work presents a class proposal, with experimental activities to help the teacher to teach his Physics classes in High School. This work is focused on the study of the phenomena of Uniform Rectilinear Motion (URM) and Uniformly Varied Rectilinear Motion (UVRM). The concept of Velocity and Acceleration was studied in experimental activities with experiments made with low cost materials. Three experiments were made, two from the URM and one from the UVRM. The materials used are described in this work. The quantitative results obtained were satisfactory and the experiments proved to be feasible. Thus, in line with research in the area, it is expected that our work represents a tool for students to assimilate theory and practice, having their own conclusions and developing critical thinking.57 f.Carneiro, Marciano Alveshttp://lattes.cnpq.br/0846606173611964Morais, Maria Carmenhttp://lattes.cnpq.br/8969338037817422Rosa Junior, Davidhttp://lattes.cnpq.br/5647665819739093Caramês, Thiago Roberto da Possahttp://lattes.cnpq.br/0327463936831546Silva, Wesley Miranda da2024-01-19T12:15:26Z2024-01-19T12:15:26Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSILVA, Wesley Miranda da. Uma estratégia experimental para o ensino do movimento retilíneo uniforme utilizando a velocidade terminal em um líquido viscoso e movimento retilíneo uniformemente variado por meio do plano de Galileu. 2022. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/31978http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-01-19T12:15:30Zoai:app.uff.br:1/31978Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-01-19T12:15:30Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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