O jogo didático como instrumento de avaliação da aprendizagem em aulas de física no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Alexandre Max Hol
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11570
Resumo: A avaliação da aprendizagem no contexto escolar é um processo contínuo que, por meio dos resultados obtidos, possibilita a constatação dos progressos e das dificuldades dos alunos e a reorientação do trabalho docente. Nesta perspectiva, os instrumentos para a obtenção dos dados relativos à aprendizagem dos alunos não se limitam a provas e testes. O objetivo deste trabalho é apresentar um exemplo de jogo didático como um dos instrumentos para a avaliação da aprendizagem. A proposição e produção do jogo foram motivadas pela necessidade de reformulação da prática docente, de modo a torná-la compatível com as tendências atuais para o ensino de Física na Educação Básica. Confeccionado com material de baixo custo e de fácil aquisição no comércio, o jogo enfoca os processos de transmissão do calor associados a fenômenos ambientais. A produção do jogo pressupôs um projeto de ensino baseado na problematização e contextualização dos conteúdos. Defendemos a ideia de que o jogo, por se tratar de uma atividade lúdica, propicia a avaliação da aprendizagem de maneira descontraída, auxiliando os alunos no desenvolvimento de atitudes e valores, particularmente o respeito e a colaboração. Os resultados obtidos no jogo permitirão aos alunos a autoavaliação de sua aprendizagem e ao professor a retomada do processo de ensino em situações do jogo em que os alunos apresentarem déficit de aprendizagem. Ressaltamos, no entanto, que os resultados que poderão advir do uso do jogo no contexto da sala de aula estão condicionados à ação docente. Caberá ao professor, como mediador no processo de construção do conhecimento dos alunos, favorecer, durante o ensino: diálogos, argumentações e apresentação de fatos cotidianos que relacionam o conhecimento científico com os aspectos socioambientais relativos ao tema
id UFF-2_8cc133aaf2fe0d2ffb48373e5cc35816
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/11570
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling O jogo didático como instrumento de avaliação da aprendizagem em aulas de física no ensino médioFísicaEnsino médioJogo didáticoAvaliação da aprendizagemEnsino de físicaJogo educativoAprendizagem por atividadesEnsino médioPhysicsHigh schoolDidactic gameLearning assessmentA avaliação da aprendizagem no contexto escolar é um processo contínuo que, por meio dos resultados obtidos, possibilita a constatação dos progressos e das dificuldades dos alunos e a reorientação do trabalho docente. Nesta perspectiva, os instrumentos para a obtenção dos dados relativos à aprendizagem dos alunos não se limitam a provas e testes. O objetivo deste trabalho é apresentar um exemplo de jogo didático como um dos instrumentos para a avaliação da aprendizagem. A proposição e produção do jogo foram motivadas pela necessidade de reformulação da prática docente, de modo a torná-la compatível com as tendências atuais para o ensino de Física na Educação Básica. Confeccionado com material de baixo custo e de fácil aquisição no comércio, o jogo enfoca os processos de transmissão do calor associados a fenômenos ambientais. A produção do jogo pressupôs um projeto de ensino baseado na problematização e contextualização dos conteúdos. Defendemos a ideia de que o jogo, por se tratar de uma atividade lúdica, propicia a avaliação da aprendizagem de maneira descontraída, auxiliando os alunos no desenvolvimento de atitudes e valores, particularmente o respeito e a colaboração. Os resultados obtidos no jogo permitirão aos alunos a autoavaliação de sua aprendizagem e ao professor a retomada do processo de ensino em situações do jogo em que os alunos apresentarem déficit de aprendizagem. Ressaltamos, no entanto, que os resultados que poderão advir do uso do jogo no contexto da sala de aula estão condicionados à ação docente. Caberá ao professor, como mediador no processo de construção do conhecimento dos alunos, favorecer, durante o ensino: diálogos, argumentações e apresentação de fatos cotidianos que relacionam o conhecimento científico com os aspectos socioambientais relativos ao temaThe evaluation of learning in the school context is an ongoing process that, through the results, enables the realization of progress and difficulties of students and reorientation of teaching. In this perspective, the instruments to collect data on student learning are not limited to exams and tests. The objective of this monograph is to present an example of didactic game as an instrument for the assessment of learning. The proposition and game production were motivated by the need to recast the teaching practice in order to make it compatible with the current trends in the teaching of Physical in the Basic Education. Crafted with low cost material and easy to purchase in commerce, the game focuses on the processes of heat transfer associated with environmental phenomena. The game production assumed a project based on teaching and problem-contextualization of content. We argue that the game is a ludic activity and provides the evaluation of learning in a relaxed way, assisting students in the development of attitudes and values, particularly respect and collaboration. The results obtained in the game will allow students to make a self-assessment of their learning and the teacher in the resumption of game situations in which students have learning difficulties. We emphasize, however, that the results that may arise from the use of the game in the context of classroom teaching are conditioned to teacher`s action. It will be up to the teacher, as a mediator in the process of knowledge construction of students, encourage, during teaching: dialogues, arguments and presentation of everyday facts that relate scientific knowledge with the environmental aspects related to the topicAlmeida, Lucia da Cruz deOliveira, Wanda da Conceição deCosta, IsaPereira, Alexandre Max Hol2019-10-04T18:57:34Z2019-10-04T18:57:34Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfPEREIRA, Alexandre Max Hol. O jogo didático como instrumento de avaliação da aprendizagem em aulas de física no ensino médio. Niterói, 2013. 1 CD-ROM Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Universidade Federal Fluminense, Instituto de Física, 2013.https://app.uff.br/riuff/handle/1/11570openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-10-27T16:50:38Zoai:app.uff.br:1/11570Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-10-27T16:50:38Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv O jogo didático como instrumento de avaliação da aprendizagem em aulas de física no ensino médio
title O jogo didático como instrumento de avaliação da aprendizagem em aulas de física no ensino médio
spellingShingle O jogo didático como instrumento de avaliação da aprendizagem em aulas de física no ensino médio
Pereira, Alexandre Max Hol
Física
Ensino médio
Jogo didático
Avaliação da aprendizagem
Ensino de física
Jogo educativo
Aprendizagem por atividades
Ensino médio
Physics
High school
Didactic game
Learning assessment
title_short O jogo didático como instrumento de avaliação da aprendizagem em aulas de física no ensino médio
title_full O jogo didático como instrumento de avaliação da aprendizagem em aulas de física no ensino médio
title_fullStr O jogo didático como instrumento de avaliação da aprendizagem em aulas de física no ensino médio
title_full_unstemmed O jogo didático como instrumento de avaliação da aprendizagem em aulas de física no ensino médio
title_sort O jogo didático como instrumento de avaliação da aprendizagem em aulas de física no ensino médio
author Pereira, Alexandre Max Hol
author_facet Pereira, Alexandre Max Hol
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Lucia da Cruz de
Oliveira, Wanda da Conceição de
Costa, Isa
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Alexandre Max Hol
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Física
Ensino médio
Jogo didático
Avaliação da aprendizagem
Ensino de física
Jogo educativo
Aprendizagem por atividades
Ensino médio
Physics
High school
Didactic game
Learning assessment
topic Física
Ensino médio
Jogo didático
Avaliação da aprendizagem
Ensino de física
Jogo educativo
Aprendizagem por atividades
Ensino médio
Physics
High school
Didactic game
Learning assessment
description A avaliação da aprendizagem no contexto escolar é um processo contínuo que, por meio dos resultados obtidos, possibilita a constatação dos progressos e das dificuldades dos alunos e a reorientação do trabalho docente. Nesta perspectiva, os instrumentos para a obtenção dos dados relativos à aprendizagem dos alunos não se limitam a provas e testes. O objetivo deste trabalho é apresentar um exemplo de jogo didático como um dos instrumentos para a avaliação da aprendizagem. A proposição e produção do jogo foram motivadas pela necessidade de reformulação da prática docente, de modo a torná-la compatível com as tendências atuais para o ensino de Física na Educação Básica. Confeccionado com material de baixo custo e de fácil aquisição no comércio, o jogo enfoca os processos de transmissão do calor associados a fenômenos ambientais. A produção do jogo pressupôs um projeto de ensino baseado na problematização e contextualização dos conteúdos. Defendemos a ideia de que o jogo, por se tratar de uma atividade lúdica, propicia a avaliação da aprendizagem de maneira descontraída, auxiliando os alunos no desenvolvimento de atitudes e valores, particularmente o respeito e a colaboração. Os resultados obtidos no jogo permitirão aos alunos a autoavaliação de sua aprendizagem e ao professor a retomada do processo de ensino em situações do jogo em que os alunos apresentarem déficit de aprendizagem. Ressaltamos, no entanto, que os resultados que poderão advir do uso do jogo no contexto da sala de aula estão condicionados à ação docente. Caberá ao professor, como mediador no processo de construção do conhecimento dos alunos, favorecer, durante o ensino: diálogos, argumentações e apresentação de fatos cotidianos que relacionam o conhecimento científico com os aspectos socioambientais relativos ao tema
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2019-10-04T18:57:34Z
2019-10-04T18:57:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PEREIRA, Alexandre Max Hol. O jogo didático como instrumento de avaliação da aprendizagem em aulas de física no ensino médio. Niterói, 2013. 1 CD-ROM Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Universidade Federal Fluminense, Instituto de Física, 2013.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/11570
identifier_str_mv PEREIRA, Alexandre Max Hol. O jogo didático como instrumento de avaliação da aprendizagem em aulas de física no ensino médio. Niterói, 2013. 1 CD-ROM Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Universidade Federal Fluminense, Instituto de Física, 2013.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/11570
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838701678493696