Abordagens variadas no ensino de Física para os níveis médio e superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/6164 |
Resumo: | Nesta Tese apresentamos diversos trabalhos desenvolvidos na área de Ensino de Física, tanto em nível Médio quanto em nível Superior. Além disto, também produzimos algumas séries de vídeos para a internet através do canal Física em Cena, de modo que além do ponto de vista pedagógico, parte do trabalho que apresentamos também possui uma perspectiva de Divulgação Científica. Boa parte dos experimentos propostos envolve a utilização de tablets e smartphones como plataforma. Também apresentamos alguns aplicativos produzidos para estes aparelhos, utilizando uma poderosa ferramenta gratuita chamada MIT App Inventor. Embora haja uma grande variedade de assuntos discutidos na presente Tese, acreditamos que o elemento lúdico como ferramenta educacional é uma característica que permeia todo o trabalho. |
id |
UFF-2_8e2abc347eeb83e2bc9e65a5fe982b4b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/6164 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Abordagens variadas no ensino de Física para os níveis médio e superiorEnsino de físicaDivulgação científicaInternet na educaçãoAplicativo móvelEnsino de físicaDivulgação científicaInternet na educaçãoAplicativo móvelNesta Tese apresentamos diversos trabalhos desenvolvidos na área de Ensino de Física, tanto em nível Médio quanto em nível Superior. Além disto, também produzimos algumas séries de vídeos para a internet através do canal Física em Cena, de modo que além do ponto de vista pedagógico, parte do trabalho que apresentamos também possui uma perspectiva de Divulgação Científica. Boa parte dos experimentos propostos envolve a utilização de tablets e smartphones como plataforma. Também apresentamos alguns aplicativos produzidos para estes aparelhos, utilizando uma poderosa ferramenta gratuita chamada MIT App Inventor. Embora haja uma grande variedade de assuntos discutidos na presente Tese, acreditamos que o elemento lúdico como ferramenta educacional é uma característica que permeia todo o trabalho.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorIn this Thesis we present several works developed in the area of Physics Education, at both the high school and undergraduate levels. In addition, we also produce some series of videos to the internet through the channel Física em Cena, which means that in addition to the educational point of view, the work also presents a Science Divulgation perspective. Much of the proposed experiments involves the use of tablets and phones as a platform. We also present some apps for these devices that we produce using a powerful free tool called MIT App Inventor. Although there is a wide range of issues discussed in this thesis, we believe that the playfulness as an educational tool is a common characteristic for the whole work.NiteróiDechoum, KaledDechoum, KaledLara, Vitor de Oliveira Moraes2018-04-09T20:49:55Z2018-04-09T20:49:55Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/6164Aluno de doutoradoopenAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2020-07-27T17:11:50Zoai:app.uff.br:1/6164Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202020-07-27T17:11:50Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Abordagens variadas no ensino de Física para os níveis médio e superior |
title |
Abordagens variadas no ensino de Física para os níveis médio e superior |
spellingShingle |
Abordagens variadas no ensino de Física para os níveis médio e superior Lara, Vitor de Oliveira Moraes Ensino de física Divulgação científica Internet na educação Aplicativo móvel Ensino de física Divulgação científica Internet na educação Aplicativo móvel |
title_short |
Abordagens variadas no ensino de Física para os níveis médio e superior |
title_full |
Abordagens variadas no ensino de Física para os níveis médio e superior |
title_fullStr |
Abordagens variadas no ensino de Física para os níveis médio e superior |
title_full_unstemmed |
Abordagens variadas no ensino de Física para os níveis médio e superior |
title_sort |
Abordagens variadas no ensino de Física para os níveis médio e superior |
author |
Lara, Vitor de Oliveira Moraes |
author_facet |
Lara, Vitor de Oliveira Moraes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Dechoum, Kaled Dechoum, Kaled |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lara, Vitor de Oliveira Moraes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de física Divulgação científica Internet na educação Aplicativo móvel Ensino de física Divulgação científica Internet na educação Aplicativo móvel |
topic |
Ensino de física Divulgação científica Internet na educação Aplicativo móvel Ensino de física Divulgação científica Internet na educação Aplicativo móvel |
description |
Nesta Tese apresentamos diversos trabalhos desenvolvidos na área de Ensino de Física, tanto em nível Médio quanto em nível Superior. Além disto, também produzimos algumas séries de vídeos para a internet através do canal Física em Cena, de modo que além do ponto de vista pedagógico, parte do trabalho que apresentamos também possui uma perspectiva de Divulgação Científica. Boa parte dos experimentos propostos envolve a utilização de tablets e smartphones como plataforma. Também apresentamos alguns aplicativos produzidos para estes aparelhos, utilizando uma poderosa ferramenta gratuita chamada MIT App Inventor. Embora haja uma grande variedade de assuntos discutidos na presente Tese, acreditamos que o elemento lúdico como ferramenta educacional é uma característica que permeia todo o trabalho. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2018-04-09T20:49:55Z 2018-04-09T20:49:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/6164 Aluno de doutorado |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/6164 |
identifier_str_mv |
Aluno de doutorado |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
openAccess http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
openAccess http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Niterói |
publisher.none.fl_str_mv |
Niterói |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1807838781087154176 |