Vivências infantis na cultura digital e a promoção da saúde através das TIC: uma revisão integrativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Kamille Janira de Souza
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/27680
Resumo: Introdução: No clicar do teclado ou no deslizar de um smartphone, se torna possível alcançar novos conhecimentos e procurar por informações quase que instantaneamente. Fazem parte dessa geração digital as crianças, que utilizam os aparelhos, os aplicativos, e a internet em diferentes locais do mundo, em idades cada vez mais precoces. Após tais inquietações expostas anteriormente, partiu-se então para a elaboração da questão norteadora do estudo que se propõe examinar o papel determinante desempenhado pelas tecnologias na construção de uma infância saudável na atualidade e indaga-se então: Como o enfermeiro pode utilizar a ferramenta das Tecnologias da Informação e Comunicação na promoção da saúde da criança? O objeto de estudo é a educação em saúde e o uso da mídia e eletrônicos na infância. O objetivo geral é compreender sobre a complexidade de uma infância na cultura digital vigente, marcada pela globalização e pela presença de novos objetos tecnológicos de comunicação e informação. Método: Este trabalho trata-se de uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa cujo método é a revisão integrativa, que objetivou identificar até que ponto as mídias e tecnologias são benéficas ou maléficas à saúde física, psíquica e social da criança e se o enfermeiro pode intervir através de ações de educação em saúde, apresentados pela literatura disponível. Critérios para seleção da amostra são: artigos publicados em periódicos internacionais e nacionais; que abordam a temática proposta; no período temporal de 2010 a 2018. Foram pesquisadas as bases eletrônicas MEDLINE, LILACS, BDENF; SAGE Journals e Science Direct Journals. Foram utilizados os seguintes descritores: "meios de comunicação" e “criança”, e em inglês "communications media", child e "health promotion". Resultados: A amostra ficou composta por 14 artigos selecionados pelos critérios de inclusão previamente estabelecidos, verificando a pertinência de estes serem incluídos na revisão e separados em três categorias 1. TIC: benefícios e malefícios; 2.O enfermeiro e promoção da saúde numa época rodeada por TIC e 3. Recomendações de uso e a educação para a mídia. Os resultados mostram que mídia pode ser poderosamente pró-social e educacional. As crianças podem aprender a sobre atitudes de anti-violência, empatia, tolerância para com outras raças e etnias e respeitar os mais velhos. Conclusão: Existem muitos estudos ao redor do mundo que buscam apontar o que há de prejudicial no uso prolongado de mídias e eletrônicos, seja em qualquer fase da vida, não obstante a preocupação maior é com o período que compreende a infância. As atividades de promoção da saúde direcionadas a movimentos ativos e mãos livres, além de englobarem o universo infantil na escola, também compreendem o núcleo familiar, logo a família deve estar aderida a este projeto para compor uma rotina diária de interação entre pais e filhos. Os enfermeiros precisam estar cientes e familiarizados com os eventuais riscos e benefícios, ademais, devem estar aptos para oferecer auxílio na mediação de famílias sobre como navegar nas múltiplas mídias digitais, podendo também oferecer promoção da saúde e orientação para que pais dialoguem sobre o uso apropriado de mídias com seus filhos.
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O objeto de estudo é a educação em saúde e o uso da mídia e eletrônicos na infância. O objetivo geral é compreender sobre a complexidade de uma infância na cultura digital vigente, marcada pela globalização e pela presença de novos objetos tecnológicos de comunicação e informação. Método: Este trabalho trata-se de uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa cujo método é a revisão integrativa, que objetivou identificar até que ponto as mídias e tecnologias são benéficas ou maléficas à saúde física, psíquica e social da criança e se o enfermeiro pode intervir através de ações de educação em saúde, apresentados pela literatura disponível. Critérios para seleção da amostra são: artigos publicados em periódicos internacionais e nacionais; que abordam a temática proposta; no período temporal de 2010 a 2018. Foram pesquisadas as bases eletrônicas MEDLINE, LILACS, BDENF; SAGE Journals e Science Direct Journals. Foram utilizados os seguintes descritores: "meios de comunicação" e “criança”, e em inglês "communications media", child e "health promotion". Resultados: A amostra ficou composta por 14 artigos selecionados pelos critérios de inclusão previamente estabelecidos, verificando a pertinência de estes serem incluídos na revisão e separados em três categorias 1. TIC: benefícios e malefícios; 2.O enfermeiro e promoção da saúde numa época rodeada por TIC e 3. Recomendações de uso e a educação para a mídia. Os resultados mostram que mídia pode ser poderosamente pró-social e educacional. As crianças podem aprender a sobre atitudes de anti-violência, empatia, tolerância para com outras raças e etnias e respeitar os mais velhos. Conclusão: Existem muitos estudos ao redor do mundo que buscam apontar o que há de prejudicial no uso prolongado de mídias e eletrônicos, seja em qualquer fase da vida, não obstante a preocupação maior é com o período que compreende a infância. As atividades de promoção da saúde direcionadas a movimentos ativos e mãos livres, além de englobarem o universo infantil na escola, também compreendem o núcleo familiar, logo a família deve estar aderida a este projeto para compor uma rotina diária de interação entre pais e filhos. Os enfermeiros precisam estar cientes e familiarizados com os eventuais riscos e benefícios, ademais, devem estar aptos para oferecer auxílio na mediação de famílias sobre como navegar nas múltiplas mídias digitais, podendo também oferecer promoção da saúde e orientação para que pais dialoguem sobre o uso apropriado de mídias com seus filhos.Introduction: When you click on the keyboard or slide a smartphone, it becomes possible to access new knowledge and search for information almost instantly. This digital generation is part of the children, who use the devices, the applications, and the internet in different places in the world, at an earlier age. After the above mentioned concerns, we started with the elaboration of the guiding question of the study that proposes to examine the determinant role played by the technologies in the construction of a healthy childhood in the present time and it is asked then: How can the nurse use the tool of the Information and Communication Technologies in promoting child health? The object of study is health education and the use of media and electronics in childhood. The general objective is to understand the complexity of a childhood in the current digital culture, marked by globalization and the presence of new technological objects of communication and information. Method: This is an exploratory qualitative approach whose method is the integrative review, which aims to identify the extent to which the media and technologies are beneficial or harmful to the physical, psychological and social health of the child and if the nurse can intervene through actions of health education, presented by the available literature. Criteria for selecting the sample are: articles published in international and national periodicals; which deal with the proposed theme; in the period from 2010 to 2018. The electronic databases MEDLINE, LILACS, BDENF; SAGE Journals and Science Direct Journals. The following descriptors were used in Portuguese "media" and "child", and in English "communications media", "child" and "health promotion". Results: The sample consisted of 14 articles selected by inclusion criteria previously established, checking the relevance of these included in the review and separated into three categories: 1.TIC: benefits and harms; 2.The nurse and health promotion in a time surrounded by ICT and 3. Recommendations for use and education for the media. The results show that media can be powerfully pro-social and educational. Children can learn about anti-violence attitudes, empathy, tolerance towards other races and ethnicities and respect the elders. Conclusion: There are many studies around the world that seek to point out the harmful effects of prolonged use of media and electronics, be it at any stage of life, nevertheless the greatest concern is with the period comprising childhood. The activities of health promotion directed to active movements and hands free, besides including the children's universe in the school, also comprise the family nucleus, so the family must be adhered to this project to compose a daily routine of interaction between parents and children. Nurses need to be aware and familiar with the possible risks and benefits, and should be able to offer assistance in mediating families on how to navigate multiple digital media, and may also offer health promotion and guidance for parents to discuss appropriate use with your children60 p.Teixeira, Aldira Samantha Garridohttp://lattes.cnpq.br/2190032216774754Martins, Joaquim Welleyhttp://lattes.cnpq.br/1061016312083509Andrade, Marildahttp://lattes.cnpq.br/2141897255763404http://lattes.cnpq.br/1423857195696723Fernandes, Kamille Janira de Souza2023-01-24T14:30:19Z2023-01-24T14:30:19Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfFernandes, Kamille Janira de Souza. Vivências infantis na cultura digital e a promoção da saúde através das TIC: uma revisão integrativa. 2018. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação e Licenciatura em Enfermagem) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.http://app.uff.br/riuff/handle/1/27680CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-01-24T14:30:22Zoai:app.uff.br:1/27680Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-01-24T14:30:22Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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