A formação acadêmica do professor que leciona matemática nas séries iniciais do ensino fundamental um estudo no contexto da região metropolitana de Niterói-RJ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Márcia de Freitas
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/25150
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo geral investigar a formação inicial do professor que leciona matemática nas séries iniciais da Educação Básica. Pesquisas apontam que os cursos que formam tais professores enfatizam aspectos metodológicos em detrimento de conteúdos matemáticos. Apresentam, também, carga horária reduzida para a formação matemática, privilegiando os números e as operações, e deixando geometria, grandezas e medidas e tratamento da informação em segundo plano. Diferente dos cursos que formam professores especialistas, os cursos de Pedagogia buscam enfatizar o “como ensinar”, e terminam por formar professores com uma identidade pedagógica esvaziada de conteúdos. A pesquisa, de caráter qualitativo e documental, teve como instrumentos de coleta de dados, as ementas de oito cursos de pedagogia disponíveis nos sites dos respectivos cursos, e um questionário com perguntas abertas e fechadas, respondido por 17 professores que atuam nos Anos Iniciais. A análise dos dados confirma o resultado de pesquisas e indicam uma mudança urgente na formação dos professores que ensinam Matemática nas séries iniciais da Educação Básica
id UFF-2_95d9150cbd066096513aa0000b5fdf5e
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/25150
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling A formação acadêmica do professor que leciona matemática nas séries iniciais do ensino fundamental um estudo no contexto da região metropolitana de Niterói-RJFormação inicial de professoresAnos IniciaisMatemáticaEnsino de matemáticaEnsino fundamentalFormação de professorInitial teacher trainingEarly yearsMathematicsEsta pesquisa teve como objetivo geral investigar a formação inicial do professor que leciona matemática nas séries iniciais da Educação Básica. Pesquisas apontam que os cursos que formam tais professores enfatizam aspectos metodológicos em detrimento de conteúdos matemáticos. Apresentam, também, carga horária reduzida para a formação matemática, privilegiando os números e as operações, e deixando geometria, grandezas e medidas e tratamento da informação em segundo plano. Diferente dos cursos que formam professores especialistas, os cursos de Pedagogia buscam enfatizar o “como ensinar”, e terminam por formar professores com uma identidade pedagógica esvaziada de conteúdos. A pesquisa, de caráter qualitativo e documental, teve como instrumentos de coleta de dados, as ementas de oito cursos de pedagogia disponíveis nos sites dos respectivos cursos, e um questionário com perguntas abertas e fechadas, respondido por 17 professores que atuam nos Anos Iniciais. A análise dos dados confirma o resultado de pesquisas e indicam uma mudança urgente na formação dos professores que ensinam Matemática nas séries iniciais da Educação BásicaThis research had as general objective to investigate the initial formation of the teacher who teaches Mathematics in the initial series of Basic Education. Research shows that the courses that train such teachers emphasize methodological aspects at the expense of mathematical content. They also have a reduced workload for mathematical training, prioritizing numbers and operations, leaving Geometry, Quantities and Measures and processing information in the background. Unlike courses that train specialist teachers, pedagogy courses seek to emphasize “how to teach”, and end up training teachers with a pedagogical identity devoid of content. The research, of qualitative and documentary character, had as instruments of data collection the menus of eight pedagogy courses available on the websites of the respective courses, and a questionnaire with open and closed questions, answered by 17 teachers who work in the Early Years. The analysis of the data confirms the results of research and indicates an urgent change in the training of teachers who teach mathematics in the initial grades of Basic Education77 p.Dias, Mônica Souto Da SilvaTralles, Paulo RobertoResende, Wanderley MouraFonseca, Márcia de Freitas2022-06-09T15:59:41Z2022-06-09T15:59:41Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfFONSECA, Márcia de Freitas Fonseca. A formação acadêmica do professor que leciona matemática nas séries iniciais do ensino fundamental um estudo no contexto da região metropolitana de Niterói-RJ. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.http://app.uff.br/riuff/handle/1/25150Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-01-30T16:03:08Zoai:app.uff.br:1/25150Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-01-30T16:03:08Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação acadêmica do professor que leciona matemática nas séries iniciais do ensino fundamental um estudo no contexto da região metropolitana de Niterói-RJ
title A formação acadêmica do professor que leciona matemática nas séries iniciais do ensino fundamental um estudo no contexto da região metropolitana de Niterói-RJ
spellingShingle A formação acadêmica do professor que leciona matemática nas séries iniciais do ensino fundamental um estudo no contexto da região metropolitana de Niterói-RJ
Fonseca, Márcia de Freitas
Formação inicial de professores
Anos Iniciais
Matemática
Ensino de matemática
Ensino fundamental
Formação de professor
Initial teacher training
Early years
Mathematics
title_short A formação acadêmica do professor que leciona matemática nas séries iniciais do ensino fundamental um estudo no contexto da região metropolitana de Niterói-RJ
title_full A formação acadêmica do professor que leciona matemática nas séries iniciais do ensino fundamental um estudo no contexto da região metropolitana de Niterói-RJ
title_fullStr A formação acadêmica do professor que leciona matemática nas séries iniciais do ensino fundamental um estudo no contexto da região metropolitana de Niterói-RJ
title_full_unstemmed A formação acadêmica do professor que leciona matemática nas séries iniciais do ensino fundamental um estudo no contexto da região metropolitana de Niterói-RJ
title_sort A formação acadêmica do professor que leciona matemática nas séries iniciais do ensino fundamental um estudo no contexto da região metropolitana de Niterói-RJ
author Fonseca, Márcia de Freitas
author_facet Fonseca, Márcia de Freitas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dias, Mônica Souto Da Silva
Tralles, Paulo Roberto
Resende, Wanderley Moura
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Márcia de Freitas
dc.subject.por.fl_str_mv Formação inicial de professores
Anos Iniciais
Matemática
Ensino de matemática
Ensino fundamental
Formação de professor
Initial teacher training
Early years
Mathematics
topic Formação inicial de professores
Anos Iniciais
Matemática
Ensino de matemática
Ensino fundamental
Formação de professor
Initial teacher training
Early years
Mathematics
description Esta pesquisa teve como objetivo geral investigar a formação inicial do professor que leciona matemática nas séries iniciais da Educação Básica. Pesquisas apontam que os cursos que formam tais professores enfatizam aspectos metodológicos em detrimento de conteúdos matemáticos. Apresentam, também, carga horária reduzida para a formação matemática, privilegiando os números e as operações, e deixando geometria, grandezas e medidas e tratamento da informação em segundo plano. Diferente dos cursos que formam professores especialistas, os cursos de Pedagogia buscam enfatizar o “como ensinar”, e terminam por formar professores com uma identidade pedagógica esvaziada de conteúdos. A pesquisa, de caráter qualitativo e documental, teve como instrumentos de coleta de dados, as ementas de oito cursos de pedagogia disponíveis nos sites dos respectivos cursos, e um questionário com perguntas abertas e fechadas, respondido por 17 professores que atuam nos Anos Iniciais. A análise dos dados confirma o resultado de pesquisas e indicam uma mudança urgente na formação dos professores que ensinam Matemática nas séries iniciais da Educação Básica
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2022-06-09T15:59:41Z
2022-06-09T15:59:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FONSECA, Márcia de Freitas Fonseca. A formação acadêmica do professor que leciona matemática nas séries iniciais do ensino fundamental um estudo no contexto da região metropolitana de Niterói-RJ. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/25150
Aluno de Graduação
identifier_str_mv FONSECA, Márcia de Freitas Fonseca. A formação acadêmica do professor que leciona matemática nas séries iniciais do ensino fundamental um estudo no contexto da região metropolitana de Niterói-RJ. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.
Aluno de Graduação
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/25150
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838909634183168