A formação acadêmica do professor que leciona matemática nas séries iniciais do ensino fundamental um estudo no contexto da região metropolitana de Niterói-RJ
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/25150 |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo geral investigar a formação inicial do professor que leciona matemática nas séries iniciais da Educação Básica. Pesquisas apontam que os cursos que formam tais professores enfatizam aspectos metodológicos em detrimento de conteúdos matemáticos. Apresentam, também, carga horária reduzida para a formação matemática, privilegiando os números e as operações, e deixando geometria, grandezas e medidas e tratamento da informação em segundo plano. Diferente dos cursos que formam professores especialistas, os cursos de Pedagogia buscam enfatizar o “como ensinar”, e terminam por formar professores com uma identidade pedagógica esvaziada de conteúdos. A pesquisa, de caráter qualitativo e documental, teve como instrumentos de coleta de dados, as ementas de oito cursos de pedagogia disponíveis nos sites dos respectivos cursos, e um questionário com perguntas abertas e fechadas, respondido por 17 professores que atuam nos Anos Iniciais. A análise dos dados confirma o resultado de pesquisas e indicam uma mudança urgente na formação dos professores que ensinam Matemática nas séries iniciais da Educação Básica |
id |
UFF-2_95d9150cbd066096513aa0000b5fdf5e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/25150 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
A formação acadêmica do professor que leciona matemática nas séries iniciais do ensino fundamental um estudo no contexto da região metropolitana de Niterói-RJFormação inicial de professoresAnos IniciaisMatemáticaEnsino de matemáticaEnsino fundamentalFormação de professorInitial teacher trainingEarly yearsMathematicsEsta pesquisa teve como objetivo geral investigar a formação inicial do professor que leciona matemática nas séries iniciais da Educação Básica. Pesquisas apontam que os cursos que formam tais professores enfatizam aspectos metodológicos em detrimento de conteúdos matemáticos. Apresentam, também, carga horária reduzida para a formação matemática, privilegiando os números e as operações, e deixando geometria, grandezas e medidas e tratamento da informação em segundo plano. Diferente dos cursos que formam professores especialistas, os cursos de Pedagogia buscam enfatizar o “como ensinar”, e terminam por formar professores com uma identidade pedagógica esvaziada de conteúdos. A pesquisa, de caráter qualitativo e documental, teve como instrumentos de coleta de dados, as ementas de oito cursos de pedagogia disponíveis nos sites dos respectivos cursos, e um questionário com perguntas abertas e fechadas, respondido por 17 professores que atuam nos Anos Iniciais. A análise dos dados confirma o resultado de pesquisas e indicam uma mudança urgente na formação dos professores que ensinam Matemática nas séries iniciais da Educação BásicaThis research had as general objective to investigate the initial formation of the teacher who teaches Mathematics in the initial series of Basic Education. Research shows that the courses that train such teachers emphasize methodological aspects at the expense of mathematical content. They also have a reduced workload for mathematical training, prioritizing numbers and operations, leaving Geometry, Quantities and Measures and processing information in the background. Unlike courses that train specialist teachers, pedagogy courses seek to emphasize “how to teach”, and end up training teachers with a pedagogical identity devoid of content. The research, of qualitative and documentary character, had as instruments of data collection the menus of eight pedagogy courses available on the websites of the respective courses, and a questionnaire with open and closed questions, answered by 17 teachers who work in the Early Years. The analysis of the data confirms the results of research and indicates an urgent change in the training of teachers who teach mathematics in the initial grades of Basic Education77 p.Dias, Mônica Souto Da SilvaTralles, Paulo RobertoResende, Wanderley MouraFonseca, Márcia de Freitas2022-06-09T15:59:41Z2022-06-09T15:59:41Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfFONSECA, Márcia de Freitas Fonseca. A formação acadêmica do professor que leciona matemática nas séries iniciais do ensino fundamental um estudo no contexto da região metropolitana de Niterói-RJ. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.http://app.uff.br/riuff/handle/1/25150Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-01-30T16:03:08Zoai:app.uff.br:1/25150Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-01-30T16:03:08Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação acadêmica do professor que leciona matemática nas séries iniciais do ensino fundamental um estudo no contexto da região metropolitana de Niterói-RJ |
title |
A formação acadêmica do professor que leciona matemática nas séries iniciais do ensino fundamental um estudo no contexto da região metropolitana de Niterói-RJ |
spellingShingle |
A formação acadêmica do professor que leciona matemática nas séries iniciais do ensino fundamental um estudo no contexto da região metropolitana de Niterói-RJ Fonseca, Márcia de Freitas Formação inicial de professores Anos Iniciais Matemática Ensino de matemática Ensino fundamental Formação de professor Initial teacher training Early years Mathematics |
title_short |
A formação acadêmica do professor que leciona matemática nas séries iniciais do ensino fundamental um estudo no contexto da região metropolitana de Niterói-RJ |
title_full |
A formação acadêmica do professor que leciona matemática nas séries iniciais do ensino fundamental um estudo no contexto da região metropolitana de Niterói-RJ |
title_fullStr |
A formação acadêmica do professor que leciona matemática nas séries iniciais do ensino fundamental um estudo no contexto da região metropolitana de Niterói-RJ |
title_full_unstemmed |
A formação acadêmica do professor que leciona matemática nas séries iniciais do ensino fundamental um estudo no contexto da região metropolitana de Niterói-RJ |
title_sort |
A formação acadêmica do professor que leciona matemática nas séries iniciais do ensino fundamental um estudo no contexto da região metropolitana de Niterói-RJ |
author |
Fonseca, Márcia de Freitas |
author_facet |
Fonseca, Márcia de Freitas |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Dias, Mônica Souto Da Silva Tralles, Paulo Roberto Resende, Wanderley Moura |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fonseca, Márcia de Freitas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação inicial de professores Anos Iniciais Matemática Ensino de matemática Ensino fundamental Formação de professor Initial teacher training Early years Mathematics |
topic |
Formação inicial de professores Anos Iniciais Matemática Ensino de matemática Ensino fundamental Formação de professor Initial teacher training Early years Mathematics |
description |
Esta pesquisa teve como objetivo geral investigar a formação inicial do professor que leciona matemática nas séries iniciais da Educação Básica. Pesquisas apontam que os cursos que formam tais professores enfatizam aspectos metodológicos em detrimento de conteúdos matemáticos. Apresentam, também, carga horária reduzida para a formação matemática, privilegiando os números e as operações, e deixando geometria, grandezas e medidas e tratamento da informação em segundo plano. Diferente dos cursos que formam professores especialistas, os cursos de Pedagogia buscam enfatizar o “como ensinar”, e terminam por formar professores com uma identidade pedagógica esvaziada de conteúdos. A pesquisa, de caráter qualitativo e documental, teve como instrumentos de coleta de dados, as ementas de oito cursos de pedagogia disponíveis nos sites dos respectivos cursos, e um questionário com perguntas abertas e fechadas, respondido por 17 professores que atuam nos Anos Iniciais. A análise dos dados confirma o resultado de pesquisas e indicam uma mudança urgente na formação dos professores que ensinam Matemática nas séries iniciais da Educação Básica |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2022-06-09T15:59:41Z 2022-06-09T15:59:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FONSECA, Márcia de Freitas Fonseca. A formação acadêmica do professor que leciona matemática nas séries iniciais do ensino fundamental um estudo no contexto da região metropolitana de Niterói-RJ. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020. http://app.uff.br/riuff/handle/1/25150 Aluno de Graduação |
identifier_str_mv |
FONSECA, Márcia de Freitas Fonseca. A formação acadêmica do professor que leciona matemática nas séries iniciais do ensino fundamental um estudo no contexto da região metropolitana de Niterói-RJ. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020. Aluno de Graduação |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/25150 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1807838909634183168 |