O comportamento multitela na TV Social: um estudo das práticas midiáticas em torno de The Voice Brasil e MasterChef Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Melissa Ribeiro de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/15693
Resumo: Esta tese investiga o comportamento multitela dos telespectadores e as práticas midiáticas em torno da TV Social - forma de visualização televisiva que combina as atividades de assistir à televisão e de navegar na Internet simultaneamente em outro dispositivo, utilizando sites e aplicativos de redes sociais para ler/comentar sobre o que está sendo exibido na TV e para interagir com outros telespectadores. O intuito é identificar e compreender as formas de uso e de apropriação de plataformas interativas on-line no consumo televisivo e os hábitos e comportamentos dos telespectadores em múltiplas telas. Como recorte empírico, a tese analisa três temporadas dos reality shows The Voice Brasil e MasterChef Brasil, a partir de pesquisa de inspiração etnográfica centrada nas interações entre os telespectadores desses programas no Facebook, no Twitter e no WhatsApp. A investigação ocorre a partir da observação participante da autora nos ambientes on-line mencionados, da coleta e da análise das publicações dos telespectadores nessas plataformas e de entrevistas em profundidade, on-line e off-line, com alguns telespectadores/usuários. O estudo demonstra como a plataforma interativa escolhida, a forma de transmissão televisiva e os tipos de atenção requisitados pelos programas interferem no comportamento multitela dos telespectadores na TV Social. Embora apresente os relatos e as práticas midiáticas da audiência de dois programas televisivos específicos, a tese permite uma reflexão mais ampla sobre os modos como os telespectadores vêm construindo a sua relação com a televisão na contemporaneidade e, mais especialmente, sobre as particularidades de seu comportamento no uso de múltiplas telas na visualização televisiva.
id UFF-2_9d81a5d712c3ac1cbc97af9ee656b463
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/15693
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling O comportamento multitela na TV Social: um estudo das práticas midiáticas em torno de The Voice Brasil e MasterChef BrasilMulti-screen Behavior On Social TV: a study of media practices around The Voice Brasil and MasterChef BrasilTelevisãoTV SocialReality ShowEtnografia VirtualMídias SociaisTelevisãoReality shows (Programa de televisão)Etnografia virtualMídia socialTVSocial TVReality ShowVirtual EthnographySocial MediaEsta tese investiga o comportamento multitela dos telespectadores e as práticas midiáticas em torno da TV Social - forma de visualização televisiva que combina as atividades de assistir à televisão e de navegar na Internet simultaneamente em outro dispositivo, utilizando sites e aplicativos de redes sociais para ler/comentar sobre o que está sendo exibido na TV e para interagir com outros telespectadores. O intuito é identificar e compreender as formas de uso e de apropriação de plataformas interativas on-line no consumo televisivo e os hábitos e comportamentos dos telespectadores em múltiplas telas. Como recorte empírico, a tese analisa três temporadas dos reality shows The Voice Brasil e MasterChef Brasil, a partir de pesquisa de inspiração etnográfica centrada nas interações entre os telespectadores desses programas no Facebook, no Twitter e no WhatsApp. A investigação ocorre a partir da observação participante da autora nos ambientes on-line mencionados, da coleta e da análise das publicações dos telespectadores nessas plataformas e de entrevistas em profundidade, on-line e off-line, com alguns telespectadores/usuários. O estudo demonstra como a plataforma interativa escolhida, a forma de transmissão televisiva e os tipos de atenção requisitados pelos programas interferem no comportamento multitela dos telespectadores na TV Social. Embora apresente os relatos e as práticas midiáticas da audiência de dois programas televisivos específicos, a tese permite uma reflexão mais ampla sobre os modos como os telespectadores vêm construindo a sua relação com a televisão na contemporaneidade e, mais especialmente, sobre as particularidades de seu comportamento no uso de múltiplas telas na visualização televisiva.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThis thesis investigates the multiscreen behavior of viewers and the media practices around the so-called Social TV, that is, television viewing mode that combines the activities of watching television and surfing the Internet simultaneously on another device using social networking websites and applications to read/comment on what is being displayed on the TV and to interact with other viewers. The purpose is to identify and understand the ways of using and appropriating interactive platforms online into television consumption and the habits and behaviors of viewers on multiple screens. As its empirical cut, the thesis analyzes three seasons of the reality shows The Voice Brasil and MasterChef Brasil, based on ethnographic-inspired research centered on the interactions between the viewers of these shows on Facebook, Twitter and Whatsapp. The investigation starts with the participative observation of the author of this thesis on the online environments mentioned, and with the collection and analysis of viewer publications on these platforms, complemented with online and offline in-depth interviews, with some viewers/users. The study demonstrates how the interactive platform chosen, the form of television broadcasting and the types of attention required by the shows interfere with the multiscreen behavior of viewers on Social TV. This thesis not only presents the accounts and media practices of the audience of two specific television shows, but it also allows a broader reflection on the ways in which viewers have been building their relationship with television in the contemporary world, and more especially on the particularities of their behavior in the use of multiple screens in television viewing.342f.Campanella, BrunoHolzbach, ArianeCastellano, MaykaCaravela, GabrielaMassarolo, João Carloshttp://lattes.cnpq.br/1273735890066003Almeida, Melissa Ribeiro de2020-10-30T20:32:06Z2020-10-30T20:32:06Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfALMEIDA, Melissa Ribeiro de. O comportamento multitela na TV Social: um estudo das práticas midiáticas em torno de The Voice Brasil e MasterChef Brasil. 2018. 342 f. Tese (Doutorado em Comunicação ) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.https://app.uff.br/riuff/handle/1/15693Aluno de Doutoradohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-17T18:01:40Zoai:app.uff.br:1/15693Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-08-17T18:01:40Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv O comportamento multitela na TV Social: um estudo das práticas midiáticas em torno de The Voice Brasil e MasterChef Brasil
Multi-screen Behavior On Social TV: a study of media practices around The Voice Brasil and MasterChef Brasil
title O comportamento multitela na TV Social: um estudo das práticas midiáticas em torno de The Voice Brasil e MasterChef Brasil
spellingShingle O comportamento multitela na TV Social: um estudo das práticas midiáticas em torno de The Voice Brasil e MasterChef Brasil
Almeida, Melissa Ribeiro de
Televisão
TV Social
Reality Show
Etnografia Virtual
Mídias Sociais
Televisão
Reality shows (Programa de televisão)
Etnografia virtual
Mídia social
TV
Social TV
Reality Show
Virtual Ethnography
Social Media
title_short O comportamento multitela na TV Social: um estudo das práticas midiáticas em torno de The Voice Brasil e MasterChef Brasil
title_full O comportamento multitela na TV Social: um estudo das práticas midiáticas em torno de The Voice Brasil e MasterChef Brasil
title_fullStr O comportamento multitela na TV Social: um estudo das práticas midiáticas em torno de The Voice Brasil e MasterChef Brasil
title_full_unstemmed O comportamento multitela na TV Social: um estudo das práticas midiáticas em torno de The Voice Brasil e MasterChef Brasil
title_sort O comportamento multitela na TV Social: um estudo das práticas midiáticas em torno de The Voice Brasil e MasterChef Brasil
author Almeida, Melissa Ribeiro de
author_facet Almeida, Melissa Ribeiro de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Campanella, Bruno
Holzbach, Ariane
Castellano, Mayka
Caravela, Gabriela
Massarolo, João Carlos
http://lattes.cnpq.br/1273735890066003
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Melissa Ribeiro de
dc.subject.por.fl_str_mv Televisão
TV Social
Reality Show
Etnografia Virtual
Mídias Sociais
Televisão
Reality shows (Programa de televisão)
Etnografia virtual
Mídia social
TV
Social TV
Reality Show
Virtual Ethnography
Social Media
topic Televisão
TV Social
Reality Show
Etnografia Virtual
Mídias Sociais
Televisão
Reality shows (Programa de televisão)
Etnografia virtual
Mídia social
TV
Social TV
Reality Show
Virtual Ethnography
Social Media
description Esta tese investiga o comportamento multitela dos telespectadores e as práticas midiáticas em torno da TV Social - forma de visualização televisiva que combina as atividades de assistir à televisão e de navegar na Internet simultaneamente em outro dispositivo, utilizando sites e aplicativos de redes sociais para ler/comentar sobre o que está sendo exibido na TV e para interagir com outros telespectadores. O intuito é identificar e compreender as formas de uso e de apropriação de plataformas interativas on-line no consumo televisivo e os hábitos e comportamentos dos telespectadores em múltiplas telas. Como recorte empírico, a tese analisa três temporadas dos reality shows The Voice Brasil e MasterChef Brasil, a partir de pesquisa de inspiração etnográfica centrada nas interações entre os telespectadores desses programas no Facebook, no Twitter e no WhatsApp. A investigação ocorre a partir da observação participante da autora nos ambientes on-line mencionados, da coleta e da análise das publicações dos telespectadores nessas plataformas e de entrevistas em profundidade, on-line e off-line, com alguns telespectadores/usuários. O estudo demonstra como a plataforma interativa escolhida, a forma de transmissão televisiva e os tipos de atenção requisitados pelos programas interferem no comportamento multitela dos telespectadores na TV Social. Embora apresente os relatos e as práticas midiáticas da audiência de dois programas televisivos específicos, a tese permite uma reflexão mais ampla sobre os modos como os telespectadores vêm construindo a sua relação com a televisão na contemporaneidade e, mais especialmente, sobre as particularidades de seu comportamento no uso de múltiplas telas na visualização televisiva.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2020-10-30T20:32:06Z
2020-10-30T20:32:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALMEIDA, Melissa Ribeiro de. O comportamento multitela na TV Social: um estudo das práticas midiáticas em torno de The Voice Brasil e MasterChef Brasil. 2018. 342 f. Tese (Doutorado em Comunicação ) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/15693
Aluno de Doutorado
identifier_str_mv ALMEIDA, Melissa Ribeiro de. O comportamento multitela na TV Social: um estudo das práticas midiáticas em torno de The Voice Brasil e MasterChef Brasil. 2018. 342 f. Tese (Doutorado em Comunicação ) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.
Aluno de Doutorado
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/15693
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838682382598144