O potencial da ficção científica como facilitadora no ensino de educação ambiental: uma revisão sistemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chaves, Lucas Pacheco
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/27347
Resumo: A Educação Ambiental (EA), uma dimensão da educação que visa discutir, problematizar e refletir basicamente sobre a relação dos seres humanos com o meio ambiente, natural ou não, se torna cada dia mais essencial em meio a crise climática e ao colapso ambiental. Estudar novas ferramentas capazes de facilitar o ensino de EA passa a ser uma missão importante e, dessa maneira, uma ferramenta promissora que este trabalho investiga são filmes de Ficção Científica (FC). Através de uma metodologia pautada nos modelos de Revisão Sistemática e Estado da Arte, este trabalho utilizou os termos de busca “Educação Ambiental”, “Ficção Científica”, “Cinema”, “Filme”, “Ensino de Ciências”, “Ensino” e “Aprendizagem” combinados de diversas maneiras nas bases de dados Scielo, Periódico Capes e Revista FURG: Ambiente & Educação no decênio de 2012 a 2021, a fim de investigar o que dizem os trabalhos sobre a função da FC e do Cinema no Ensino e na EA. Os resultados da investigação desenharam um panorama sobre o perfil dos autores que estudam a EA e/ou a FC. Também demonstram o uso desse gênero cinematográfico para motivar alunos, explicar conceitos científicos ou, principalmente, problematizar a realidade com base no que trazem os filmes. Por fim, o trabalho concluiu que, apesar de precisar de mais pesquisas para traçar afirmações concretas, é possível observar uma tendência ao uso da FC e do Cinema no Ensino, principalmente para formar o pensamento crítico e, portanto, é possível associar essa potência da FC ao ensino de EA, embora não tenham sido encontrados estudos dessa associação promissora.
id UFF-2_a03253ea09166232334f8acfbd3b27ea
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/27347
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling O potencial da ficção científica como facilitadora no ensino de educação ambiental: uma revisão sistemáticaEducação ambientalFicção científicaEnsinoCinemaEnsino da CiênciaEducação ambientalFicção científicaCinemaEnvironmental educationScience fictionTeachingCinemaA Educação Ambiental (EA), uma dimensão da educação que visa discutir, problematizar e refletir basicamente sobre a relação dos seres humanos com o meio ambiente, natural ou não, se torna cada dia mais essencial em meio a crise climática e ao colapso ambiental. Estudar novas ferramentas capazes de facilitar o ensino de EA passa a ser uma missão importante e, dessa maneira, uma ferramenta promissora que este trabalho investiga são filmes de Ficção Científica (FC). Através de uma metodologia pautada nos modelos de Revisão Sistemática e Estado da Arte, este trabalho utilizou os termos de busca “Educação Ambiental”, “Ficção Científica”, “Cinema”, “Filme”, “Ensino de Ciências”, “Ensino” e “Aprendizagem” combinados de diversas maneiras nas bases de dados Scielo, Periódico Capes e Revista FURG: Ambiente & Educação no decênio de 2012 a 2021, a fim de investigar o que dizem os trabalhos sobre a função da FC e do Cinema no Ensino e na EA. Os resultados da investigação desenharam um panorama sobre o perfil dos autores que estudam a EA e/ou a FC. Também demonstram o uso desse gênero cinematográfico para motivar alunos, explicar conceitos científicos ou, principalmente, problematizar a realidade com base no que trazem os filmes. Por fim, o trabalho concluiu que, apesar de precisar de mais pesquisas para traçar afirmações concretas, é possível observar uma tendência ao uso da FC e do Cinema no Ensino, principalmente para formar o pensamento crítico e, portanto, é possível associar essa potência da FC ao ensino de EA, embora não tenham sido encontrados estudos dessa associação promissora.Environmental Education (EE), a dimension of education that aims to discuss, problematize and basically reflect on the relationship between human and the environment, natural or not, becomes more and more essential in the midst of the climate crisis and environmental collapse. Studying new tools capable of facilitating the teaching of EE becomes an important mission and, therefore, a promising tool that this work investigates are Science Fiction (SF) films. Through a methodology based on the Systematic Review and State of the Art, this work used the search terms "Environmental Education", "Science Fiction", "Cinema", "Film", "Science Teaching", "Teaching" and “Learning” combined in different ways in the Scielo, Periódico Capes and Revista FURG: Ambiente & Educação databases from 2012 to 2021, in order to investigate what the works says about the role of SF and Cinema in Teaching and EE. The results of the investigation designed an overview of the profile of authors who study EE and/or SF. They also demonstrate the use of this cinematographic genre to motivate students, explain scientific concepts or, mainly, problematize reality based on what the films bring. Finally, the work concluded that, despite the need for more research to outline concrete statements, it is possible to observe a tendency towards the use of SF and Cinema in Teaching, mainly to form critical thinking and, therefore, it is possible to associate this power of SF to the teaching of EE, although studies of this promising association have not been found.46 p.Fernandes, José Artur Barrosohttp://lattes.cnpq.br/8165573791698296Vilela, Mariana Limahttp://lattes.cnpq.br/5813804226839410Amaral, Marise Bassohttp://lattes.cnpq.br/9955355880865022Cavalieri, Luciahttp://lattes.cnpq.br/0065570652011145https://lattes.cnpq.br/7505416166004636Chaves, Lucas Pacheco2022-12-20T20:20:44Z2022-12-20T20:20:44Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documentCHAVES, Lucas Pacheco. O potencial da ficção científica como facilitadora no ensino de educação ambiental: uma revisão sistemática. 2022. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/27347CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-01-19T20:27:40Zoai:app.uff.br:1/27347Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-01-19T20:27:40Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv O potencial da ficção científica como facilitadora no ensino de educação ambiental: uma revisão sistemática
title O potencial da ficção científica como facilitadora no ensino de educação ambiental: uma revisão sistemática
spellingShingle O potencial da ficção científica como facilitadora no ensino de educação ambiental: uma revisão sistemática
Chaves, Lucas Pacheco
Educação ambiental
Ficção científica
Ensino
Cinema
Ensino da Ciência
Educação ambiental
Ficção científica
Cinema
Environmental education
Science fiction
Teaching
Cinema
title_short O potencial da ficção científica como facilitadora no ensino de educação ambiental: uma revisão sistemática
title_full O potencial da ficção científica como facilitadora no ensino de educação ambiental: uma revisão sistemática
title_fullStr O potencial da ficção científica como facilitadora no ensino de educação ambiental: uma revisão sistemática
title_full_unstemmed O potencial da ficção científica como facilitadora no ensino de educação ambiental: uma revisão sistemática
title_sort O potencial da ficção científica como facilitadora no ensino de educação ambiental: uma revisão sistemática
author Chaves, Lucas Pacheco
author_facet Chaves, Lucas Pacheco
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fernandes, José Artur Barroso
http://lattes.cnpq.br/8165573791698296
Vilela, Mariana Lima
http://lattes.cnpq.br/5813804226839410
Amaral, Marise Basso
http://lattes.cnpq.br/9955355880865022
Cavalieri, Lucia
http://lattes.cnpq.br/0065570652011145
https://lattes.cnpq.br/7505416166004636
dc.contributor.author.fl_str_mv Chaves, Lucas Pacheco
dc.subject.por.fl_str_mv Educação ambiental
Ficção científica
Ensino
Cinema
Ensino da Ciência
Educação ambiental
Ficção científica
Cinema
Environmental education
Science fiction
Teaching
Cinema
topic Educação ambiental
Ficção científica
Ensino
Cinema
Ensino da Ciência
Educação ambiental
Ficção científica
Cinema
Environmental education
Science fiction
Teaching
Cinema
description A Educação Ambiental (EA), uma dimensão da educação que visa discutir, problematizar e refletir basicamente sobre a relação dos seres humanos com o meio ambiente, natural ou não, se torna cada dia mais essencial em meio a crise climática e ao colapso ambiental. Estudar novas ferramentas capazes de facilitar o ensino de EA passa a ser uma missão importante e, dessa maneira, uma ferramenta promissora que este trabalho investiga são filmes de Ficção Científica (FC). Através de uma metodologia pautada nos modelos de Revisão Sistemática e Estado da Arte, este trabalho utilizou os termos de busca “Educação Ambiental”, “Ficção Científica”, “Cinema”, “Filme”, “Ensino de Ciências”, “Ensino” e “Aprendizagem” combinados de diversas maneiras nas bases de dados Scielo, Periódico Capes e Revista FURG: Ambiente & Educação no decênio de 2012 a 2021, a fim de investigar o que dizem os trabalhos sobre a função da FC e do Cinema no Ensino e na EA. Os resultados da investigação desenharam um panorama sobre o perfil dos autores que estudam a EA e/ou a FC. Também demonstram o uso desse gênero cinematográfico para motivar alunos, explicar conceitos científicos ou, principalmente, problematizar a realidade com base no que trazem os filmes. Por fim, o trabalho concluiu que, apesar de precisar de mais pesquisas para traçar afirmações concretas, é possível observar uma tendência ao uso da FC e do Cinema no Ensino, principalmente para formar o pensamento crítico e, portanto, é possível associar essa potência da FC ao ensino de EA, embora não tenham sido encontrados estudos dessa associação promissora.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-20T20:20:44Z
2022-12-20T20:20:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CHAVES, Lucas Pacheco. O potencial da ficção científica como facilitadora no ensino de educação ambiental: uma revisão sistemática. 2022. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/27347
identifier_str_mv CHAVES, Lucas Pacheco. O potencial da ficção científica como facilitadora no ensino de educação ambiental: uma revisão sistemática. 2022. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/27347
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838794838179840