A inserção do serviço social na educação: uma experiência no Município de Iguaba Grande - RJ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Paula de Oliveira Santos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/7197
Resumo: O debate sobre a inserção do Serviço Social na Educação se acirrou desde a década de 1990. Contudo, este processo ainda ocorre de forma embrionária no Brasil e nas cidades da Região dos Lagos. Dessa forma, profissionais, estudantes e entidades representativas da profissão estão em luta constante por afirmação deste campo ocupacional em todo território nacional. O presente trabalho tem por objetivo sinalizar, através de pesquisas bibliográficas de diferentes autores, a relevância de se inserir assistentes sociais nas secretarias de educação e nas unidades escolares, tendo em vista suas atribuições e competências, tendo como lócus de pesquisa o Município de Iguaba Grande-RJ
id UFF-2_a1e9bfb532c09ce76db0e22a56fd7371
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/7197
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling A inserção do serviço social na educação: uma experiência no Município de Iguaba Grande - RJServiço socialEducaçãoInserção na educaçãoServiço socialIguaba Grande - RJPolítica educacionalSocial workEducationInsertion in educationO debate sobre a inserção do Serviço Social na Educação se acirrou desde a década de 1990. Contudo, este processo ainda ocorre de forma embrionária no Brasil e nas cidades da Região dos Lagos. Dessa forma, profissionais, estudantes e entidades representativas da profissão estão em luta constante por afirmação deste campo ocupacional em todo território nacional. O presente trabalho tem por objetivo sinalizar, através de pesquisas bibliográficas de diferentes autores, a relevância de se inserir assistentes sociais nas secretarias de educação e nas unidades escolares, tendo em vista suas atribuições e competências, tendo como lócus de pesquisa o Município de Iguaba Grande-RJThe debate on the insertion of Social Service in Education has been increasing since the 1990s. However, this process still occurs in an embryonic way in Brazil and in the cities of the Lakes Region. In this way, professionals, students and entities representative of the profession are in constant struggle for affirmation of this occupational field throughout the national territory. The objective of this study is to indicate, through bibliographical researches of different authors, the relevance of inserting social workers in the education departments and in the school units, considering their attributions and competences, having as a locus of research the Municipality of Iguaba Grande -RJMelo, Wanderson Fabio deJiménez, Juan RetanaConceição, Edmilce Cruz MacielRibeiro, Paula de Oliveira Santos2018-08-20T17:48:35Z2018-08-20T17:48:35Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfRibeiro, Paula de Oliveira Santos. A inserção do Serviço Social na educação: uma experiência no Município de Iguaba Grande - RJ. 2018. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social)-Instituto de Humanas e Saúde, Universidade Federal Fluminense, 2018https://app.uff.br/riuff/handle/1/7197CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-04T19:43:33Zoai:app.uff.br:1/7197Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-11-04T19:43:33Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A inserção do serviço social na educação: uma experiência no Município de Iguaba Grande - RJ
title A inserção do serviço social na educação: uma experiência no Município de Iguaba Grande - RJ
spellingShingle A inserção do serviço social na educação: uma experiência no Município de Iguaba Grande - RJ
Ribeiro, Paula de Oliveira Santos
Serviço social
Educação
Inserção na educação
Serviço social
Iguaba Grande - RJ
Política educacional
Social work
Education
Insertion in education
title_short A inserção do serviço social na educação: uma experiência no Município de Iguaba Grande - RJ
title_full A inserção do serviço social na educação: uma experiência no Município de Iguaba Grande - RJ
title_fullStr A inserção do serviço social na educação: uma experiência no Município de Iguaba Grande - RJ
title_full_unstemmed A inserção do serviço social na educação: uma experiência no Município de Iguaba Grande - RJ
title_sort A inserção do serviço social na educação: uma experiência no Município de Iguaba Grande - RJ
author Ribeiro, Paula de Oliveira Santos
author_facet Ribeiro, Paula de Oliveira Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Melo, Wanderson Fabio de
Jiménez, Juan Retana
Conceição, Edmilce Cruz Maciel
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Paula de Oliveira Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Serviço social
Educação
Inserção na educação
Serviço social
Iguaba Grande - RJ
Política educacional
Social work
Education
Insertion in education
topic Serviço social
Educação
Inserção na educação
Serviço social
Iguaba Grande - RJ
Política educacional
Social work
Education
Insertion in education
description O debate sobre a inserção do Serviço Social na Educação se acirrou desde a década de 1990. Contudo, este processo ainda ocorre de forma embrionária no Brasil e nas cidades da Região dos Lagos. Dessa forma, profissionais, estudantes e entidades representativas da profissão estão em luta constante por afirmação deste campo ocupacional em todo território nacional. O presente trabalho tem por objetivo sinalizar, através de pesquisas bibliográficas de diferentes autores, a relevância de se inserir assistentes sociais nas secretarias de educação e nas unidades escolares, tendo em vista suas atribuições e competências, tendo como lócus de pesquisa o Município de Iguaba Grande-RJ
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-20T17:48:35Z
2018-08-20T17:48:35Z
2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Ribeiro, Paula de Oliveira Santos. A inserção do Serviço Social na educação: uma experiência no Município de Iguaba Grande - RJ. 2018. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social)-Instituto de Humanas e Saúde, Universidade Federal Fluminense, 2018
https://app.uff.br/riuff/handle/1/7197
identifier_str_mv Ribeiro, Paula de Oliveira Santos. A inserção do Serviço Social na educação: uma experiência no Município de Iguaba Grande - RJ. 2018. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social)-Instituto de Humanas e Saúde, Universidade Federal Fluminense, 2018
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/7197
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838739632750592