Proposta de sequência didática para o ensino de química orgânica visando o tema de fármacos e automedicação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Carolina Mendes de Albuquerque dos Santos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/26457
Resumo: A química, ainda nos dias de hoje, é denotada pelos alunos como uma disciplina difícil, complexa e destoante de sua realidade. Uma das formas de alcançar uma aprendizagem que faça sentido para o aluno é levar a ciência ao seu mundo, a sua sala de aula, fazendo-os compreender os fenômenos ao seu redor. Este trabalho baseia-se nas teorias de Lev Semionovitch Vygotsky e nos três momentos pedagógicos de Delizoicov, Angotti e Pernambuco, trazendo como proposta uma sequência didática em química orgânica utilizando os principais fármacos mais consumidos nos lares, com foco nos perigos da automedicação, um fenômeno bastante discutido na cultura médico-farmacêutica e especialmente preocupante, por ser uma prática comum pela população. Esta proposta não foi aplicada devido a pandemia do coronavírus e por motivos pessoais da autora, motivos estes que em reunião colegiado foi autorizado que o produto não tivesse obrigatoriedade de ser aplicado. A sequência visa abordar de forma interessante o conteúdo de Funções Orgânicas, enfatizando os fármacos e a automedicação. Ressalta-se neste documento a sequência das aulas sugeridas na metodologia, e em cada subseção será discutido e refletido como cada etapa poderia ser trabalhada, as expectativas e perspectivas e como artigos da literatura abordam conteúdos e propostas similares
id UFF-2_a28410433995e135922b74ea15ed0ac1
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/26457
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Proposta de sequência didática para o ensino de química orgânica visando o tema de fármacos e automedicaçãoFármacosQuímica orgânicaVygotskyTrês momentos pedagógicosAutomedicaçãoQuímicaEnsino médioEnsino de químicaSequência didáticaDrugsOrganic chemistryThree pedagogical momentsSelf- medicationA química, ainda nos dias de hoje, é denotada pelos alunos como uma disciplina difícil, complexa e destoante de sua realidade. Uma das formas de alcançar uma aprendizagem que faça sentido para o aluno é levar a ciência ao seu mundo, a sua sala de aula, fazendo-os compreender os fenômenos ao seu redor. Este trabalho baseia-se nas teorias de Lev Semionovitch Vygotsky e nos três momentos pedagógicos de Delizoicov, Angotti e Pernambuco, trazendo como proposta uma sequência didática em química orgânica utilizando os principais fármacos mais consumidos nos lares, com foco nos perigos da automedicação, um fenômeno bastante discutido na cultura médico-farmacêutica e especialmente preocupante, por ser uma prática comum pela população. Esta proposta não foi aplicada devido a pandemia do coronavírus e por motivos pessoais da autora, motivos estes que em reunião colegiado foi autorizado que o produto não tivesse obrigatoriedade de ser aplicado. A sequência visa abordar de forma interessante o conteúdo de Funções Orgânicas, enfatizando os fármacos e a automedicação. Ressalta-se neste documento a sequência das aulas sugeridas na metodologia, e em cada subseção será discutido e refletido como cada etapa poderia ser trabalhada, as expectativas e perspectivas e como artigos da literatura abordam conteúdos e propostas similaresChemistry, even today, is denoted by students as a difficult, complex discipline and its understanding with reality. One of the ways to achieve learning that makes sense for the student is to bring science to their world, to their classroom, making them understand the phenomena around them. This work is based on the theories of Lev Semionovitch Vygotsky and on the three pedagogical moments of Delizoicov, Angotti and Pernambuco, bringing as a proposal a didactic sequence in organic chemistry using the main drugs most consumed in homes, focusing on the dangers of self-medication, a phenomenon much discussed in the medical-pharmaceutical culture and especially worrying, as it is a common practice by the population. This proposal was not applied due to the coronavirus pandemic and for the author's personal reasons, reasons that in a collegiate meeting it was authorized that the product was not required to be applied. The sequence aims to approach the content of Organic Functions in an interesting way, emphasizing drugs and self-medication. The sequence of classes suggested in the methodology is highlighted in this document, and in each subsection it will be discussed and reflected how each stage could be worked, expectations and perspectives and how literature articles address similar contents and proposals113 p.Alves, Andrea Aparecida RibeiroSilva, Aparecida de Fátima Andrade dahttp://lattes.cnpq.br/0599081622906153Martins, Renata Luzhttp://lattes.cnpq.br/5147277540951306http://lattes.cnpq.br/8201356523818053http://lattes.cnpq.br/0059570879207078Costa, Carolina Mendes de Albuquerque dos Santos2022-10-11T21:06:22Z2022-10-11T21:06:22Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfCOSTA, Carolina Mendes de Albuquerque dos Santos. Proposta de sequência didática para o ensino de química orgânica visando o tema de fármacos e automedicação. 2022. 113 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional)- Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/26457CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-02-07T13:33:53Zoai:app.uff.br:1/26457Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-02-07T13:33:53Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Proposta de sequência didática para o ensino de química orgânica visando o tema de fármacos e automedicação
title Proposta de sequência didática para o ensino de química orgânica visando o tema de fármacos e automedicação
spellingShingle Proposta de sequência didática para o ensino de química orgânica visando o tema de fármacos e automedicação
Costa, Carolina Mendes de Albuquerque dos Santos
Fármacos
Química orgânica
Vygotsky
Três momentos pedagógicos
Automedicação
Química
Ensino médio
Ensino de química
Sequência didática
Drugs
Organic chemistry
Three pedagogical moments
Self- medication
title_short Proposta de sequência didática para o ensino de química orgânica visando o tema de fármacos e automedicação
title_full Proposta de sequência didática para o ensino de química orgânica visando o tema de fármacos e automedicação
title_fullStr Proposta de sequência didática para o ensino de química orgânica visando o tema de fármacos e automedicação
title_full_unstemmed Proposta de sequência didática para o ensino de química orgânica visando o tema de fármacos e automedicação
title_sort Proposta de sequência didática para o ensino de química orgânica visando o tema de fármacos e automedicação
author Costa, Carolina Mendes de Albuquerque dos Santos
author_facet Costa, Carolina Mendes de Albuquerque dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alves, Andrea Aparecida Ribeiro
Silva, Aparecida de Fátima Andrade da
http://lattes.cnpq.br/0599081622906153
Martins, Renata Luz
http://lattes.cnpq.br/5147277540951306
http://lattes.cnpq.br/8201356523818053
http://lattes.cnpq.br/0059570879207078
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Carolina Mendes de Albuquerque dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Fármacos
Química orgânica
Vygotsky
Três momentos pedagógicos
Automedicação
Química
Ensino médio
Ensino de química
Sequência didática
Drugs
Organic chemistry
Three pedagogical moments
Self- medication
topic Fármacos
Química orgânica
Vygotsky
Três momentos pedagógicos
Automedicação
Química
Ensino médio
Ensino de química
Sequência didática
Drugs
Organic chemistry
Three pedagogical moments
Self- medication
description A química, ainda nos dias de hoje, é denotada pelos alunos como uma disciplina difícil, complexa e destoante de sua realidade. Uma das formas de alcançar uma aprendizagem que faça sentido para o aluno é levar a ciência ao seu mundo, a sua sala de aula, fazendo-os compreender os fenômenos ao seu redor. Este trabalho baseia-se nas teorias de Lev Semionovitch Vygotsky e nos três momentos pedagógicos de Delizoicov, Angotti e Pernambuco, trazendo como proposta uma sequência didática em química orgânica utilizando os principais fármacos mais consumidos nos lares, com foco nos perigos da automedicação, um fenômeno bastante discutido na cultura médico-farmacêutica e especialmente preocupante, por ser uma prática comum pela população. Esta proposta não foi aplicada devido a pandemia do coronavírus e por motivos pessoais da autora, motivos estes que em reunião colegiado foi autorizado que o produto não tivesse obrigatoriedade de ser aplicado. A sequência visa abordar de forma interessante o conteúdo de Funções Orgânicas, enfatizando os fármacos e a automedicação. Ressalta-se neste documento a sequência das aulas sugeridas na metodologia, e em cada subseção será discutido e refletido como cada etapa poderia ser trabalhada, as expectativas e perspectivas e como artigos da literatura abordam conteúdos e propostas similares
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-11T21:06:22Z
2022-10-11T21:06:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv COSTA, Carolina Mendes de Albuquerque dos Santos. Proposta de sequência didática para o ensino de química orgânica visando o tema de fármacos e automedicação. 2022. 113 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional)- Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2022.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/26457
identifier_str_mv COSTA, Carolina Mendes de Albuquerque dos Santos. Proposta de sequência didática para o ensino de química orgânica visando o tema de fármacos e automedicação. 2022. 113 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional)- Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2022.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/26457
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838782148313088