Proposta de sequência didática para o ensino de química orgânica visando o tema de fármacos e automedicação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/26457 |
Resumo: | A química, ainda nos dias de hoje, é denotada pelos alunos como uma disciplina difícil, complexa e destoante de sua realidade. Uma das formas de alcançar uma aprendizagem que faça sentido para o aluno é levar a ciência ao seu mundo, a sua sala de aula, fazendo-os compreender os fenômenos ao seu redor. Este trabalho baseia-se nas teorias de Lev Semionovitch Vygotsky e nos três momentos pedagógicos de Delizoicov, Angotti e Pernambuco, trazendo como proposta uma sequência didática em química orgânica utilizando os principais fármacos mais consumidos nos lares, com foco nos perigos da automedicação, um fenômeno bastante discutido na cultura médico-farmacêutica e especialmente preocupante, por ser uma prática comum pela população. Esta proposta não foi aplicada devido a pandemia do coronavírus e por motivos pessoais da autora, motivos estes que em reunião colegiado foi autorizado que o produto não tivesse obrigatoriedade de ser aplicado. A sequência visa abordar de forma interessante o conteúdo de Funções Orgânicas, enfatizando os fármacos e a automedicação. Ressalta-se neste documento a sequência das aulas sugeridas na metodologia, e em cada subseção será discutido e refletido como cada etapa poderia ser trabalhada, as expectativas e perspectivas e como artigos da literatura abordam conteúdos e propostas similares |
id |
UFF-2_a28410433995e135922b74ea15ed0ac1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/26457 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Proposta de sequência didática para o ensino de química orgânica visando o tema de fármacos e automedicaçãoFármacosQuímica orgânicaVygotskyTrês momentos pedagógicosAutomedicaçãoQuímicaEnsino médioEnsino de químicaSequência didáticaDrugsOrganic chemistryThree pedagogical momentsSelf- medicationA química, ainda nos dias de hoje, é denotada pelos alunos como uma disciplina difícil, complexa e destoante de sua realidade. Uma das formas de alcançar uma aprendizagem que faça sentido para o aluno é levar a ciência ao seu mundo, a sua sala de aula, fazendo-os compreender os fenômenos ao seu redor. Este trabalho baseia-se nas teorias de Lev Semionovitch Vygotsky e nos três momentos pedagógicos de Delizoicov, Angotti e Pernambuco, trazendo como proposta uma sequência didática em química orgânica utilizando os principais fármacos mais consumidos nos lares, com foco nos perigos da automedicação, um fenômeno bastante discutido na cultura médico-farmacêutica e especialmente preocupante, por ser uma prática comum pela população. Esta proposta não foi aplicada devido a pandemia do coronavírus e por motivos pessoais da autora, motivos estes que em reunião colegiado foi autorizado que o produto não tivesse obrigatoriedade de ser aplicado. A sequência visa abordar de forma interessante o conteúdo de Funções Orgânicas, enfatizando os fármacos e a automedicação. Ressalta-se neste documento a sequência das aulas sugeridas na metodologia, e em cada subseção será discutido e refletido como cada etapa poderia ser trabalhada, as expectativas e perspectivas e como artigos da literatura abordam conteúdos e propostas similaresChemistry, even today, is denoted by students as a difficult, complex discipline and its understanding with reality. One of the ways to achieve learning that makes sense for the student is to bring science to their world, to their classroom, making them understand the phenomena around them. This work is based on the theories of Lev Semionovitch Vygotsky and on the three pedagogical moments of Delizoicov, Angotti and Pernambuco, bringing as a proposal a didactic sequence in organic chemistry using the main drugs most consumed in homes, focusing on the dangers of self-medication, a phenomenon much discussed in the medical-pharmaceutical culture and especially worrying, as it is a common practice by the population. This proposal was not applied due to the coronavirus pandemic and for the author's personal reasons, reasons that in a collegiate meeting it was authorized that the product was not required to be applied. The sequence aims to approach the content of Organic Functions in an interesting way, emphasizing drugs and self-medication. The sequence of classes suggested in the methodology is highlighted in this document, and in each subsection it will be discussed and reflected how each stage could be worked, expectations and perspectives and how literature articles address similar contents and proposals113 p.Alves, Andrea Aparecida RibeiroSilva, Aparecida de Fátima Andrade dahttp://lattes.cnpq.br/0599081622906153Martins, Renata Luzhttp://lattes.cnpq.br/5147277540951306http://lattes.cnpq.br/8201356523818053http://lattes.cnpq.br/0059570879207078Costa, Carolina Mendes de Albuquerque dos Santos2022-10-11T21:06:22Z2022-10-11T21:06:22Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfCOSTA, Carolina Mendes de Albuquerque dos Santos. Proposta de sequência didática para o ensino de química orgânica visando o tema de fármacos e automedicação. 2022. 113 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional)- Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/26457CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-02-07T13:33:53Zoai:app.uff.br:1/26457Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-02-07T13:33:53Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Proposta de sequência didática para o ensino de química orgânica visando o tema de fármacos e automedicação |
title |
Proposta de sequência didática para o ensino de química orgânica visando o tema de fármacos e automedicação |
spellingShingle |
Proposta de sequência didática para o ensino de química orgânica visando o tema de fármacos e automedicação Costa, Carolina Mendes de Albuquerque dos Santos Fármacos Química orgânica Vygotsky Três momentos pedagógicos Automedicação Química Ensino médio Ensino de química Sequência didática Drugs Organic chemistry Three pedagogical moments Self- medication |
title_short |
Proposta de sequência didática para o ensino de química orgânica visando o tema de fármacos e automedicação |
title_full |
Proposta de sequência didática para o ensino de química orgânica visando o tema de fármacos e automedicação |
title_fullStr |
Proposta de sequência didática para o ensino de química orgânica visando o tema de fármacos e automedicação |
title_full_unstemmed |
Proposta de sequência didática para o ensino de química orgânica visando o tema de fármacos e automedicação |
title_sort |
Proposta de sequência didática para o ensino de química orgânica visando o tema de fármacos e automedicação |
author |
Costa, Carolina Mendes de Albuquerque dos Santos |
author_facet |
Costa, Carolina Mendes de Albuquerque dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Alves, Andrea Aparecida Ribeiro Silva, Aparecida de Fátima Andrade da http://lattes.cnpq.br/0599081622906153 Martins, Renata Luz http://lattes.cnpq.br/5147277540951306 http://lattes.cnpq.br/8201356523818053 http://lattes.cnpq.br/0059570879207078 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Carolina Mendes de Albuquerque dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fármacos Química orgânica Vygotsky Três momentos pedagógicos Automedicação Química Ensino médio Ensino de química Sequência didática Drugs Organic chemistry Three pedagogical moments Self- medication |
topic |
Fármacos Química orgânica Vygotsky Três momentos pedagógicos Automedicação Química Ensino médio Ensino de química Sequência didática Drugs Organic chemistry Three pedagogical moments Self- medication |
description |
A química, ainda nos dias de hoje, é denotada pelos alunos como uma disciplina difícil, complexa e destoante de sua realidade. Uma das formas de alcançar uma aprendizagem que faça sentido para o aluno é levar a ciência ao seu mundo, a sua sala de aula, fazendo-os compreender os fenômenos ao seu redor. Este trabalho baseia-se nas teorias de Lev Semionovitch Vygotsky e nos três momentos pedagógicos de Delizoicov, Angotti e Pernambuco, trazendo como proposta uma sequência didática em química orgânica utilizando os principais fármacos mais consumidos nos lares, com foco nos perigos da automedicação, um fenômeno bastante discutido na cultura médico-farmacêutica e especialmente preocupante, por ser uma prática comum pela população. Esta proposta não foi aplicada devido a pandemia do coronavírus e por motivos pessoais da autora, motivos estes que em reunião colegiado foi autorizado que o produto não tivesse obrigatoriedade de ser aplicado. A sequência visa abordar de forma interessante o conteúdo de Funções Orgânicas, enfatizando os fármacos e a automedicação. Ressalta-se neste documento a sequência das aulas sugeridas na metodologia, e em cada subseção será discutido e refletido como cada etapa poderia ser trabalhada, as expectativas e perspectivas e como artigos da literatura abordam conteúdos e propostas similares |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-11T21:06:22Z 2022-10-11T21:06:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
COSTA, Carolina Mendes de Albuquerque dos Santos. Proposta de sequência didática para o ensino de química orgânica visando o tema de fármacos e automedicação. 2022. 113 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional)- Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2022. http://app.uff.br/riuff/handle/1/26457 |
identifier_str_mv |
COSTA, Carolina Mendes de Albuquerque dos Santos. Proposta de sequência didática para o ensino de química orgânica visando o tema de fármacos e automedicação. 2022. 113 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional)- Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2022. |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/26457 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1807838782148313088 |