Políticas públicas municipais ligadas à atividade exportadora têxtil no município de Itaocara

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Jonnatas Barbosa da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/1885
Resumo: O presente trabalho, a princípio, objetiva identificar as políticas públicas municipais destinadas às empresas do ramo têxtil, a fim de estimular e desenvolver o comércio exterior. Há de se perceber a importância da atividade exportadora para geração de renda e emprego e, consequentemente, o aumento do PIB municipal. Porém, este trabalho, através de pesquisa por meio de questionário aplicado à secretaria de administração municipal, demonstra uma escassez de incentivo local público para incremento da economia nas empresas têxteis, das quais, poucas são incipientes na negociação internacional de seus produtos e outras insipientes no assunto. Onde, através de pesquisa realizada com empresas locais, verifica-se potenciais exportadores, estes identificados por pertencerem ao ramo comercial para levantamento deste estudo. A necessidade do governo em aumentar as exportações brasileiras tem levado os organismos responsáveis pela elaboração e implementação de políticas de exportação a qualificar mão-de-obra (por meio de cursos com ênfase em economia internacional, análise de comércio exterior, etc.), a buscar novas formas de incentivar indústrias e empresas de pequeno e médio porte a colocarem seus produtos no mercado internacional. O MDIC, Ministério de Desenvolvimento da Indústria e Comércio Exterior, por meio de ações governamentais eficientes e coordenadas de divulgação das oportunidades de negócios e investimentos no Brasil e no exterior, busca facilitar o acesso às informações, sanar dúvidas e oferecer serviços que auxiliem nas atividades de exportação, importação e investimento. Assim, é imperiosa uma postura ativa, participativa e inspiradora por parte dos agentes públicos, principalmente locais, a fim de se alcançar os interesses dos empresários quanto ao desenvolvimento do livre comércio, mesmo que não haja motivação empresarial. Ações simples como palestras, seminários, fóruns, cursos gratuitos, dentre outras, podem nortear, despertando motivos diversos, tais como: lucro, visibilidade internacional dos produtos, geração de emprego e renda, escoamento da produção e seu excedente das empresas demostrando a importância de se alcançar o mercado internacional.
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