Ética animal no ensino de ciências e biologia: uma análise de livros didáticos da Educação Básica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/5006 |
Resumo: | Ao longo do tempo, o ensino de ciências e biologia vem absorvendo as mais variadas demandas tanto do campo científico como do campo moral. Ao nos depararmos com uma crise ambiental sem precedentes e fruto de uma perspectiva ética antropocêntrica que enxerga a natureza apenas como fonte inesgotável de recursos, torna-se necessário que o sistema de crenças e valores que guiou nosso desenvolvimento até então seja confrontado. Nesse cenário, surge a Bioética, que se ocupa das discussões éticas sobre as atitudes humanas que afetam a vida no planeta e, no campo educacional brasileiro, surge a Educação Ambiental que objetiva assumir um compromisso com mudanças de valores e comportamentos que possibilitem a gestão da crise ambiental com a instituição do respeito à diversidade biológica. Entendendo que a mudança de valores é imprescindível para que o quadro crítico seja contornado, o presente estudo buscou abordar os aspectos envolvidos na (re)construção de valores que sustentam as relações que os seres humanos estabeleceram com os animais ao longo dos séculos através da apresentação da perspectiva ética senciocêntrica e da análise de conteúdo sobre essa relação em livros didáticos de ciências e biologia indicados pelo Programa Nacional do Livro Didático. Os resultados mostram que, embora o cenário social demande e a legislação oriente para uma mudança de valores e tratamento em relação ao ambiente e aos animais, os livros didáticos ainda apresentam seus conteúdos com forte abordagem antropocêntrica e que a representação dos animais ainda reflete uma relação hierárquica de domínio humano sobre esses seres |
id |
UFF-2_ab388503edff0810ba11d8e650d441f8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/5006 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Ética animal no ensino de ciências e biologia: uma análise de livros didáticos da Educação BásicaEnsino de ciênciasLivro didáticoÉtica animalBioéticaEnsino de ciênciasLivro didáticoÉtica animalBioéticaScience teachingTextbookAnimal ethicsBioethicsAo longo do tempo, o ensino de ciências e biologia vem absorvendo as mais variadas demandas tanto do campo científico como do campo moral. Ao nos depararmos com uma crise ambiental sem precedentes e fruto de uma perspectiva ética antropocêntrica que enxerga a natureza apenas como fonte inesgotável de recursos, torna-se necessário que o sistema de crenças e valores que guiou nosso desenvolvimento até então seja confrontado. Nesse cenário, surge a Bioética, que se ocupa das discussões éticas sobre as atitudes humanas que afetam a vida no planeta e, no campo educacional brasileiro, surge a Educação Ambiental que objetiva assumir um compromisso com mudanças de valores e comportamentos que possibilitem a gestão da crise ambiental com a instituição do respeito à diversidade biológica. Entendendo que a mudança de valores é imprescindível para que o quadro crítico seja contornado, o presente estudo buscou abordar os aspectos envolvidos na (re)construção de valores que sustentam as relações que os seres humanos estabeleceram com os animais ao longo dos séculos através da apresentação da perspectiva ética senciocêntrica e da análise de conteúdo sobre essa relação em livros didáticos de ciências e biologia indicados pelo Programa Nacional do Livro Didático. Os resultados mostram que, embora o cenário social demande e a legislação oriente para uma mudança de valores e tratamento em relação ao ambiente e aos animais, os livros didáticos ainda apresentam seus conteúdos com forte abordagem antropocêntrica e que a representação dos animais ainda reflete uma relação hierárquica de domínio humano sobre esses seresOver time, the teaching of science and biology has been absorbing the most varied demands both from the scientific field and from the moral field. When faced with an unprecedented environmental crisis because of an anthropocentric ethical perspective that sees nature only as an endless source of resources, the system of beliefs and values that guided our development so far needs to be confronted. In this scenario, the Bioethics emerges with ethical discussions about human attitudes that affect life on the planet and, in the Brazilian educational field, the Environmental Education also emerges aiming to make a commitment to change values and behaviors that will lead to the management of the environmental crisis by establishing respect for biological diversity. Understanding that change of values is essential to avoid this critical situation, this study aimed to address the issues involved in the (re)construction of values that underpin the relationship that humans have established with animals over the centuries. For this purpose we presented sentiocentric ethical perspective and analyzed content about this relationship in textbooks of science and biology appointed by the Brazilian National Textbook Program. The results show that although the ethical scene and legislation demand for a change of values and treatment to the environment and animals, textbooks still present their content with strong anthropocentric approach and that the representation of animals still reflects a human dominion over these beingsPaixão, Rita LealLourenço, Daniel BragaMeirelles, Rosane Moreira Silva deSalomão, Simone RochaFerreira, Cristiane PereiraMelgaço, Izabel Christina Pitta Pinheiro de Souza2017-10-26T14:31:36Z2017-10-26T14:31:36Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/5006Aluno de doutoradoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-12-07T19:52:09Zoai:app.uff.br:1/5006Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-12-07T19:52:09Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ética animal no ensino de ciências e biologia: uma análise de livros didáticos da Educação Básica |
title |
Ética animal no ensino de ciências e biologia: uma análise de livros didáticos da Educação Básica |
spellingShingle |
Ética animal no ensino de ciências e biologia: uma análise de livros didáticos da Educação Básica Melgaço, Izabel Christina Pitta Pinheiro de Souza Ensino de ciências Livro didático Ética animal Bioética Ensino de ciências Livro didático Ética animal Bioética Science teaching Textbook Animal ethics Bioethics |
title_short |
Ética animal no ensino de ciências e biologia: uma análise de livros didáticos da Educação Básica |
title_full |
Ética animal no ensino de ciências e biologia: uma análise de livros didáticos da Educação Básica |
title_fullStr |
Ética animal no ensino de ciências e biologia: uma análise de livros didáticos da Educação Básica |
title_full_unstemmed |
Ética animal no ensino de ciências e biologia: uma análise de livros didáticos da Educação Básica |
title_sort |
Ética animal no ensino de ciências e biologia: uma análise de livros didáticos da Educação Básica |
author |
Melgaço, Izabel Christina Pitta Pinheiro de Souza |
author_facet |
Melgaço, Izabel Christina Pitta Pinheiro de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Paixão, Rita Leal Lourenço, Daniel Braga Meirelles, Rosane Moreira Silva de Salomão, Simone Rocha Ferreira, Cristiane Pereira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melgaço, Izabel Christina Pitta Pinheiro de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de ciências Livro didático Ética animal Bioética Ensino de ciências Livro didático Ética animal Bioética Science teaching Textbook Animal ethics Bioethics |
topic |
Ensino de ciências Livro didático Ética animal Bioética Ensino de ciências Livro didático Ética animal Bioética Science teaching Textbook Animal ethics Bioethics |
description |
Ao longo do tempo, o ensino de ciências e biologia vem absorvendo as mais variadas demandas tanto do campo científico como do campo moral. Ao nos depararmos com uma crise ambiental sem precedentes e fruto de uma perspectiva ética antropocêntrica que enxerga a natureza apenas como fonte inesgotável de recursos, torna-se necessário que o sistema de crenças e valores que guiou nosso desenvolvimento até então seja confrontado. Nesse cenário, surge a Bioética, que se ocupa das discussões éticas sobre as atitudes humanas que afetam a vida no planeta e, no campo educacional brasileiro, surge a Educação Ambiental que objetiva assumir um compromisso com mudanças de valores e comportamentos que possibilitem a gestão da crise ambiental com a instituição do respeito à diversidade biológica. Entendendo que a mudança de valores é imprescindível para que o quadro crítico seja contornado, o presente estudo buscou abordar os aspectos envolvidos na (re)construção de valores que sustentam as relações que os seres humanos estabeleceram com os animais ao longo dos séculos através da apresentação da perspectiva ética senciocêntrica e da análise de conteúdo sobre essa relação em livros didáticos de ciências e biologia indicados pelo Programa Nacional do Livro Didático. Os resultados mostram que, embora o cenário social demande e a legislação oriente para uma mudança de valores e tratamento em relação ao ambiente e aos animais, os livros didáticos ainda apresentam seus conteúdos com forte abordagem antropocêntrica e que a representação dos animais ainda reflete uma relação hierárquica de domínio humano sobre esses seres |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2017-10-26T14:31:36Z 2017-10-26T14:31:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/5006 Aluno de doutorado |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/5006 |
identifier_str_mv |
Aluno de doutorado |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1807838732009603072 |