Ética animal no ensino de ciências e biologia: uma análise de livros didáticos da Educação Básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melgaço, Izabel Christina Pitta Pinheiro de Souza
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/5006
Resumo: Ao longo do tempo, o ensino de ciências e biologia vem absorvendo as mais variadas demandas tanto do campo científico como do campo moral. Ao nos depararmos com uma crise ambiental sem precedentes e fruto de uma perspectiva ética antropocêntrica que enxerga a natureza apenas como fonte inesgotável de recursos, torna-se necessário que o sistema de crenças e valores que guiou nosso desenvolvimento até então seja confrontado. Nesse cenário, surge a Bioética, que se ocupa das discussões éticas sobre as atitudes humanas que afetam a vida no planeta e, no campo educacional brasileiro, surge a Educação Ambiental que objetiva assumir um compromisso com mudanças de valores e comportamentos que possibilitem a gestão da crise ambiental com a instituição do respeito à diversidade biológica. Entendendo que a mudança de valores é imprescindível para que o quadro crítico seja contornado, o presente estudo buscou abordar os aspectos envolvidos na (re)construção de valores que sustentam as relações que os seres humanos estabeleceram com os animais ao longo dos séculos através da apresentação da perspectiva ética senciocêntrica e da análise de conteúdo sobre essa relação em livros didáticos de ciências e biologia indicados pelo Programa Nacional do Livro Didático. Os resultados mostram que, embora o cenário social demande e a legislação oriente para uma mudança de valores e tratamento em relação ao ambiente e aos animais, os livros didáticos ainda apresentam seus conteúdos com forte abordagem antropocêntrica e que a representação dos animais ainda reflete uma relação hierárquica de domínio humano sobre esses seres
id UFF-2_ab388503edff0810ba11d8e650d441f8
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/5006
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Ética animal no ensino de ciências e biologia: uma análise de livros didáticos da Educação BásicaEnsino de ciênciasLivro didáticoÉtica animalBioéticaEnsino de ciênciasLivro didáticoÉtica animalBioéticaScience teachingTextbookAnimal ethicsBioethicsAo longo do tempo, o ensino de ciências e biologia vem absorvendo as mais variadas demandas tanto do campo científico como do campo moral. Ao nos depararmos com uma crise ambiental sem precedentes e fruto de uma perspectiva ética antropocêntrica que enxerga a natureza apenas como fonte inesgotável de recursos, torna-se necessário que o sistema de crenças e valores que guiou nosso desenvolvimento até então seja confrontado. Nesse cenário, surge a Bioética, que se ocupa das discussões éticas sobre as atitudes humanas que afetam a vida no planeta e, no campo educacional brasileiro, surge a Educação Ambiental que objetiva assumir um compromisso com mudanças de valores e comportamentos que possibilitem a gestão da crise ambiental com a instituição do respeito à diversidade biológica. Entendendo que a mudança de valores é imprescindível para que o quadro crítico seja contornado, o presente estudo buscou abordar os aspectos envolvidos na (re)construção de valores que sustentam as relações que os seres humanos estabeleceram com os animais ao longo dos séculos através da apresentação da perspectiva ética senciocêntrica e da análise de conteúdo sobre essa relação em livros didáticos de ciências e biologia indicados pelo Programa Nacional do Livro Didático. Os resultados mostram que, embora o cenário social demande e a legislação oriente para uma mudança de valores e tratamento em relação ao ambiente e aos animais, os livros didáticos ainda apresentam seus conteúdos com forte abordagem antropocêntrica e que a representação dos animais ainda reflete uma relação hierárquica de domínio humano sobre esses seresOver time, the teaching of science and biology has been absorbing the most varied demands both from the scientific field and from the moral field. When faced with an unprecedented environmental crisis because of an anthropocentric ethical perspective that sees nature only as an endless source of resources, the system of beliefs and values that guided our development so far needs to be confronted. In this scenario, the Bioethics emerges with ethical discussions about human attitudes that affect life on the planet and, in the Brazilian educational field, the Environmental Education also emerges aiming to make a commitment to change values and behaviors that will lead to the management of the environmental crisis by establishing respect for biological diversity. Understanding that change of values is essential to avoid this critical situation, this study aimed to address the issues involved in the (re)construction of values that underpin the relationship that humans have established with animals over the centuries. For this purpose we presented sentiocentric ethical perspective and analyzed content about this relationship in textbooks of science and biology appointed by the Brazilian National Textbook Program. The results show that although the ethical scene and legislation demand for a change of values and treatment to the environment and animals, textbooks still present their content with strong anthropocentric approach and that the representation of animals still reflects a human dominion over these beingsPaixão, Rita LealLourenço, Daniel BragaMeirelles, Rosane Moreira Silva deSalomão, Simone RochaFerreira, Cristiane PereiraMelgaço, Izabel Christina Pitta Pinheiro de Souza2017-10-26T14:31:36Z2017-10-26T14:31:36Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/5006Aluno de doutoradoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-12-07T19:52:09Zoai:app.uff.br:1/5006Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-12-07T19:52:09Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Ética animal no ensino de ciências e biologia: uma análise de livros didáticos da Educação Básica
title Ética animal no ensino de ciências e biologia: uma análise de livros didáticos da Educação Básica
spellingShingle Ética animal no ensino de ciências e biologia: uma análise de livros didáticos da Educação Básica
Melgaço, Izabel Christina Pitta Pinheiro de Souza
Ensino de ciências
Livro didático
Ética animal
Bioética
Ensino de ciências
Livro didático
Ética animal
Bioética
Science teaching
Textbook
Animal ethics
Bioethics
title_short Ética animal no ensino de ciências e biologia: uma análise de livros didáticos da Educação Básica
title_full Ética animal no ensino de ciências e biologia: uma análise de livros didáticos da Educação Básica
title_fullStr Ética animal no ensino de ciências e biologia: uma análise de livros didáticos da Educação Básica
title_full_unstemmed Ética animal no ensino de ciências e biologia: uma análise de livros didáticos da Educação Básica
title_sort Ética animal no ensino de ciências e biologia: uma análise de livros didáticos da Educação Básica
author Melgaço, Izabel Christina Pitta Pinheiro de Souza
author_facet Melgaço, Izabel Christina Pitta Pinheiro de Souza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Paixão, Rita Leal
Lourenço, Daniel Braga
Meirelles, Rosane Moreira Silva de
Salomão, Simone Rocha
Ferreira, Cristiane Pereira
dc.contributor.author.fl_str_mv Melgaço, Izabel Christina Pitta Pinheiro de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de ciências
Livro didático
Ética animal
Bioética
Ensino de ciências
Livro didático
Ética animal
Bioética
Science teaching
Textbook
Animal ethics
Bioethics
topic Ensino de ciências
Livro didático
Ética animal
Bioética
Ensino de ciências
Livro didático
Ética animal
Bioética
Science teaching
Textbook
Animal ethics
Bioethics
description Ao longo do tempo, o ensino de ciências e biologia vem absorvendo as mais variadas demandas tanto do campo científico como do campo moral. Ao nos depararmos com uma crise ambiental sem precedentes e fruto de uma perspectiva ética antropocêntrica que enxerga a natureza apenas como fonte inesgotável de recursos, torna-se necessário que o sistema de crenças e valores que guiou nosso desenvolvimento até então seja confrontado. Nesse cenário, surge a Bioética, que se ocupa das discussões éticas sobre as atitudes humanas que afetam a vida no planeta e, no campo educacional brasileiro, surge a Educação Ambiental que objetiva assumir um compromisso com mudanças de valores e comportamentos que possibilitem a gestão da crise ambiental com a instituição do respeito à diversidade biológica. Entendendo que a mudança de valores é imprescindível para que o quadro crítico seja contornado, o presente estudo buscou abordar os aspectos envolvidos na (re)construção de valores que sustentam as relações que os seres humanos estabeleceram com os animais ao longo dos séculos através da apresentação da perspectiva ética senciocêntrica e da análise de conteúdo sobre essa relação em livros didáticos de ciências e biologia indicados pelo Programa Nacional do Livro Didático. Os resultados mostram que, embora o cenário social demande e a legislação oriente para uma mudança de valores e tratamento em relação ao ambiente e aos animais, os livros didáticos ainda apresentam seus conteúdos com forte abordagem antropocêntrica e que a representação dos animais ainda reflete uma relação hierárquica de domínio humano sobre esses seres
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2017-10-26T14:31:36Z
2017-10-26T14:31:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/5006
Aluno de doutorado
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/5006
identifier_str_mv Aluno de doutorado
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838732009603072