Letras de música: reflexões sobre a aprendizagem significativa a partir da análise da produção textual discente no Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Renata Emily Fonseca
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/2053
Resumo: Este relato de experiência tem como objetivo principal a reflexão sobre a produção textual no 3º ano do Ensino Médio. Nesse contexto, utilizamos letras de música como forma de observar a contribuição desse “gênero textual” para uma aprendizagem significativa dos alunos, e, consequentemente, uma escrita criativa. Este tema é relevante e acarreta discussão para a área de Pedagogia, pois o conhecimento que o aluno leva à escola, seus afãs, e interesses são essenciais a uma educação que privilegia uma aprendizagem real, significativa e opositora a uma aprendizagem mecânica, que não contribui efetivamente, e apenas oprime o direito primeiro do aluno: a oportunidade de aprender, e ser mais – como diria Paulo Freire. É importante salientar que este ensaio não pretende se classificar como uma tipologia inserida na Educação Musical, e sim chamar a atenção dos profissionais da área relativa para o “conhecimento de mundo” do discente em diálogo com a intertextualidade presente nas letras de música, que contribuem efetivamente para uma aprendizagem significativa e uma escrita espontânea e criativa, devido à conexão que o jovem possui com a música, e que assertivamente poderá auxiliar no pensamento lógico e no protagonismo juvenil referentes à leitura, a reflexão e a escrita
id UFF-2_ae79b843e7f05e4c783e352489016f57
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/2053
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Letras de música: reflexões sobre a aprendizagem significativa a partir da análise da produção textual discente no Ensino MédioJuventudeLetras de músicaAprendizagem significativaProdução textualPedagogiaYouthSong lyricsMeaningful learningTextual productionEste relato de experiência tem como objetivo principal a reflexão sobre a produção textual no 3º ano do Ensino Médio. Nesse contexto, utilizamos letras de música como forma de observar a contribuição desse “gênero textual” para uma aprendizagem significativa dos alunos, e, consequentemente, uma escrita criativa. Este tema é relevante e acarreta discussão para a área de Pedagogia, pois o conhecimento que o aluno leva à escola, seus afãs, e interesses são essenciais a uma educação que privilegia uma aprendizagem real, significativa e opositora a uma aprendizagem mecânica, que não contribui efetivamente, e apenas oprime o direito primeiro do aluno: a oportunidade de aprender, e ser mais – como diria Paulo Freire. É importante salientar que este ensaio não pretende se classificar como uma tipologia inserida na Educação Musical, e sim chamar a atenção dos profissionais da área relativa para o “conhecimento de mundo” do discente em diálogo com a intertextualidade presente nas letras de música, que contribuem efetivamente para uma aprendizagem significativa e uma escrita espontânea e criativa, devido à conexão que o jovem possui com a música, e que assertivamente poderá auxiliar no pensamento lógico e no protagonismo juvenil referentes à leitura, a reflexão e a escritaThis experience report aims to reflect on the text production in the 3rd year of high school. In this context, we use song lyrics as a way to observe the contribution of this “genre” for a meaningful learning students, and , consequently, a creative writing. This theme is relevant and brings discussion to the area of Education, for knowledge the student brings to school, their desires, and interests are essential to an education that favors a real learning, meaningful and opposition to a rote learning, not contributes effectively, and only oppresses the first right of the student: the opportunity to learn and be more – as Paulo Freire would say. Importantly, this test is not intended to qualify as a type inserted in Music Education, but draw the attention of professionals in the field relating to the “world of knowledge” of the student in dialogue with the intertextuality present in the lyrics, which contribute effectively for meaningful learning and a spontaneous, creative writing because of the connection that the young man has with music, and assertively may help in logical thinking in the youth leadership related to reading, reflection and writingAngra dos ReisRequião, Luciana Pires de SáMarton, Silmara LídiaGonçalves, Anderson Xavier TibauRodrigues, Renata Emily Fonseca2016-07-29T18:01:34Z2016-07-29T18:01:34Z2016-07-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://app.uff.br/riuff/handle/1/2053Aluno de graduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-09T22:12:41Zoai:app.uff.br:1/2053Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-09-09T22:12:41Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Letras de música: reflexões sobre a aprendizagem significativa a partir da análise da produção textual discente no Ensino Médio
title Letras de música: reflexões sobre a aprendizagem significativa a partir da análise da produção textual discente no Ensino Médio
spellingShingle Letras de música: reflexões sobre a aprendizagem significativa a partir da análise da produção textual discente no Ensino Médio
Rodrigues, Renata Emily Fonseca
Juventude
Letras de música
Aprendizagem significativa
Produção textual
Pedagogia
Youth
Song lyrics
Meaningful learning
Textual production
title_short Letras de música: reflexões sobre a aprendizagem significativa a partir da análise da produção textual discente no Ensino Médio
title_full Letras de música: reflexões sobre a aprendizagem significativa a partir da análise da produção textual discente no Ensino Médio
title_fullStr Letras de música: reflexões sobre a aprendizagem significativa a partir da análise da produção textual discente no Ensino Médio
title_full_unstemmed Letras de música: reflexões sobre a aprendizagem significativa a partir da análise da produção textual discente no Ensino Médio
title_sort Letras de música: reflexões sobre a aprendizagem significativa a partir da análise da produção textual discente no Ensino Médio
author Rodrigues, Renata Emily Fonseca
author_facet Rodrigues, Renata Emily Fonseca
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Requião, Luciana Pires de Sá
Marton, Silmara Lídia
Gonçalves, Anderson Xavier Tibau
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Renata Emily Fonseca
dc.subject.por.fl_str_mv Juventude
Letras de música
Aprendizagem significativa
Produção textual
Pedagogia
Youth
Song lyrics
Meaningful learning
Textual production
topic Juventude
Letras de música
Aprendizagem significativa
Produção textual
Pedagogia
Youth
Song lyrics
Meaningful learning
Textual production
description Este relato de experiência tem como objetivo principal a reflexão sobre a produção textual no 3º ano do Ensino Médio. Nesse contexto, utilizamos letras de música como forma de observar a contribuição desse “gênero textual” para uma aprendizagem significativa dos alunos, e, consequentemente, uma escrita criativa. Este tema é relevante e acarreta discussão para a área de Pedagogia, pois o conhecimento que o aluno leva à escola, seus afãs, e interesses são essenciais a uma educação que privilegia uma aprendizagem real, significativa e opositora a uma aprendizagem mecânica, que não contribui efetivamente, e apenas oprime o direito primeiro do aluno: a oportunidade de aprender, e ser mais – como diria Paulo Freire. É importante salientar que este ensaio não pretende se classificar como uma tipologia inserida na Educação Musical, e sim chamar a atenção dos profissionais da área relativa para o “conhecimento de mundo” do discente em diálogo com a intertextualidade presente nas letras de música, que contribuem efetivamente para uma aprendizagem significativa e uma escrita espontânea e criativa, devido à conexão que o jovem possui com a música, e que assertivamente poderá auxiliar no pensamento lógico e no protagonismo juvenil referentes à leitura, a reflexão e a escrita
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-29T18:01:34Z
2016-07-29T18:01:34Z
2016-07-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/2053
Aluno de graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/2053
identifier_str_mv Aluno de graduação
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Angra dos Reis
publisher.none.fl_str_mv Angra dos Reis
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838881210433536