Percepção dos visitantes quanto ao ensino de educação ambiental em um espaço não formal de educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/27344 |
Resumo: | O presente trabalho é um estudo empírico qualitativo que procura entender como os visitantes do BioParque do Rio percebem o novo modelo de zoológico que é mais imersivo, conservacionista e preocupado com o bem-estar animal, através de observação direta e entrevistas com os visitante, comparando o modelo atual com o antigo RioZoo. Além disso, procura entender de qual forma a educação ambiental é divulgada para os visitantes, se é percebida por eles e de que forma ela ocorre. Vimos que os visitantes gostaram do novo modelo, pois acreditam que é um local que tenha natureza, além de ser um local de aprendizado. A divulgação de conhecimento pode ocorrer pela observação dos próprios animais e pelas placas de informação que, no geral, não foram procuradas pelos visitantes. Para muitos, é um local que traz à tona memórias de infância e um sentimento de felicidade. Esse sentimento também é percebida nos amimais e os participantes acreditam na boa qualidade de vida para os cativos. Para estudiosos, o conceito de natureza pode variar e para visitantes não foi diferente. Alguns acreditam que é o mesmo que meio ambiente, se incluindo à ela. Outros que são apenas os animais. E há aqueles que atribuíram a palavra "vida" como sendo o conceito que a resume. Assim, percebe-se que existe um déficit nas pesquisas em relação ao novo modelo de zoológico |
id |
UFF-2_b0db8f3870df5f9498fce8998e18e3a5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/27344 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Percepção dos visitantes quanto ao ensino de educação ambiental em um espaço não formal de educaçãoEducação não formalEducação ambientalZoológicoNaturezaNon-formal educationEnvironmental educationZooNatureO presente trabalho é um estudo empírico qualitativo que procura entender como os visitantes do BioParque do Rio percebem o novo modelo de zoológico que é mais imersivo, conservacionista e preocupado com o bem-estar animal, através de observação direta e entrevistas com os visitante, comparando o modelo atual com o antigo RioZoo. Além disso, procura entender de qual forma a educação ambiental é divulgada para os visitantes, se é percebida por eles e de que forma ela ocorre. Vimos que os visitantes gostaram do novo modelo, pois acreditam que é um local que tenha natureza, além de ser um local de aprendizado. A divulgação de conhecimento pode ocorrer pela observação dos próprios animais e pelas placas de informação que, no geral, não foram procuradas pelos visitantes. Para muitos, é um local que traz à tona memórias de infância e um sentimento de felicidade. Esse sentimento também é percebida nos amimais e os participantes acreditam na boa qualidade de vida para os cativos. Para estudiosos, o conceito de natureza pode variar e para visitantes não foi diferente. Alguns acreditam que é o mesmo que meio ambiente, se incluindo à ela. Outros que são apenas os animais. E há aqueles que atribuíram a palavra "vida" como sendo o conceito que a resume. Assim, percebe-se que existe um déficit nas pesquisas em relação ao novo modelo de zoológicoThe present work is a qualitative empirical study that seeks to understand how visitors to BioParque do Rio perceive the new zoo model that is more immersive, conservationist and concerned with animal welfare, through direct observation and interviews with visitors, comparing the current model with the old RioZoo. In addition, it seeks to understand how environmental education is disseminated to visitors, whether it is perceived by them and how it occurs. We saw that visitors liked the new model, as they believe it is a place that has nature, in addition to being a place of learning. The dissemination of knowledge can occur through the observation of the animals themselves and through the information boards that, in general, were not sought after by visitors. For many, it is a place that brings back childhood memories and a sense of happiness. This feeling is also perceived in the animals and the participants believe in a good quality of life for the captives. For scholars, the concept of nature can vary and for visitors it was no different. Some believe it is the same as the environment, including it. Others that are just animals. And there are those who attributed the word "life" as being the concept that sums it up. Thus, it is clear that there is a deficit in research in relation to the new zoo model.54 p.Fernandes, José Artur Barrosohttp://lattes.cnpq.br/8165573791698296Salomão, Simone Rochahttp://lattes.cnpq.br/5938392928150882Sampaio, Shaula Maíra Vicentini dehttp://lattes.cnpq.br/9742373808121966Vilela, Mariana Limahttp://lattes.cnpq.br/5813804226839410http://lattes.cnpq.br/1153637574183228Oliveira, Letícia Francisco de2022-12-20T19:57:46Z2022-12-20T19:57:46Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Letícia Francisco de. Percepção dos visitantes quanto ao ensino de educação ambiental em um espaço não formal de educação. 2022. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/27344CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-01-19T20:30:54Zoai:app.uff.br:1/27344Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:08:07.589372Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percepção dos visitantes quanto ao ensino de educação ambiental em um espaço não formal de educação |
title |
Percepção dos visitantes quanto ao ensino de educação ambiental em um espaço não formal de educação |
spellingShingle |
Percepção dos visitantes quanto ao ensino de educação ambiental em um espaço não formal de educação Oliveira, Letícia Francisco de Educação não formal Educação ambiental Zoológico Natureza Non-formal education Environmental education Zoo Nature |
title_short |
Percepção dos visitantes quanto ao ensino de educação ambiental em um espaço não formal de educação |
title_full |
Percepção dos visitantes quanto ao ensino de educação ambiental em um espaço não formal de educação |
title_fullStr |
Percepção dos visitantes quanto ao ensino de educação ambiental em um espaço não formal de educação |
title_full_unstemmed |
Percepção dos visitantes quanto ao ensino de educação ambiental em um espaço não formal de educação |
title_sort |
Percepção dos visitantes quanto ao ensino de educação ambiental em um espaço não formal de educação |
author |
Oliveira, Letícia Francisco de |
author_facet |
Oliveira, Letícia Francisco de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fernandes, José Artur Barroso http://lattes.cnpq.br/8165573791698296 Salomão, Simone Rocha http://lattes.cnpq.br/5938392928150882 Sampaio, Shaula Maíra Vicentini de http://lattes.cnpq.br/9742373808121966 Vilela, Mariana Lima http://lattes.cnpq.br/5813804226839410 http://lattes.cnpq.br/1153637574183228 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Letícia Francisco de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação não formal Educação ambiental Zoológico Natureza Non-formal education Environmental education Zoo Nature |
topic |
Educação não formal Educação ambiental Zoológico Natureza Non-formal education Environmental education Zoo Nature |
description |
O presente trabalho é um estudo empírico qualitativo que procura entender como os visitantes do BioParque do Rio percebem o novo modelo de zoológico que é mais imersivo, conservacionista e preocupado com o bem-estar animal, através de observação direta e entrevistas com os visitante, comparando o modelo atual com o antigo RioZoo. Além disso, procura entender de qual forma a educação ambiental é divulgada para os visitantes, se é percebida por eles e de que forma ela ocorre. Vimos que os visitantes gostaram do novo modelo, pois acreditam que é um local que tenha natureza, além de ser um local de aprendizado. A divulgação de conhecimento pode ocorrer pela observação dos próprios animais e pelas placas de informação que, no geral, não foram procuradas pelos visitantes. Para muitos, é um local que traz à tona memórias de infância e um sentimento de felicidade. Esse sentimento também é percebida nos amimais e os participantes acreditam na boa qualidade de vida para os cativos. Para estudiosos, o conceito de natureza pode variar e para visitantes não foi diferente. Alguns acreditam que é o mesmo que meio ambiente, se incluindo à ela. Outros que são apenas os animais. E há aqueles que atribuíram a palavra "vida" como sendo o conceito que a resume. Assim, percebe-se que existe um déficit nas pesquisas em relação ao novo modelo de zoológico |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-20T19:57:46Z 2022-12-20T19:57:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Letícia Francisco de. Percepção dos visitantes quanto ao ensino de educação ambiental em um espaço não formal de educação. 2022. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022. http://app.uff.br/riuff/handle/1/27344 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Letícia Francisco de. Percepção dos visitantes quanto ao ensino de educação ambiental em um espaço não formal de educação. 2022. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022. |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/27344 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1817064505114361856 |