Percepção dos visitantes quanto ao ensino de educação ambiental em um espaço não formal de educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Letícia Francisco de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/27344
Resumo: O presente trabalho é um estudo empírico qualitativo que procura entender como os visitantes do BioParque do Rio percebem o novo modelo de zoológico que é mais imersivo, conservacionista e preocupado com o bem-estar animal, através de observação direta e entrevistas com os visitante, comparando o modelo atual com o antigo RioZoo. Além disso, procura entender de qual forma a educação ambiental é divulgada para os visitantes, se é percebida por eles e de que forma ela ocorre. Vimos que os visitantes gostaram do novo modelo, pois acreditam que é um local que tenha natureza, além de ser um local de aprendizado. A divulgação de conhecimento pode ocorrer pela observação dos próprios animais e pelas placas de informação que, no geral, não foram procuradas pelos visitantes. Para muitos, é um local que traz à tona memórias de infância e um sentimento de felicidade. Esse sentimento também é percebida nos amimais e os participantes acreditam na boa qualidade de vida para os cativos. Para estudiosos, o conceito de natureza pode variar e para visitantes não foi diferente. Alguns acreditam que é o mesmo que meio ambiente, se incluindo à ela. Outros que são apenas os animais. E há aqueles que atribuíram a palavra "vida" como sendo o conceito que a resume. Assim, percebe-se que existe um déficit nas pesquisas em relação ao novo modelo de zoológico
id UFF-2_b0db8f3870df5f9498fce8998e18e3a5
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/27344
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Percepção dos visitantes quanto ao ensino de educação ambiental em um espaço não formal de educaçãoEducação não formalEducação ambientalZoológicoNaturezaNon-formal educationEnvironmental educationZooNatureO presente trabalho é um estudo empírico qualitativo que procura entender como os visitantes do BioParque do Rio percebem o novo modelo de zoológico que é mais imersivo, conservacionista e preocupado com o bem-estar animal, através de observação direta e entrevistas com os visitante, comparando o modelo atual com o antigo RioZoo. Além disso, procura entender de qual forma a educação ambiental é divulgada para os visitantes, se é percebida por eles e de que forma ela ocorre. Vimos que os visitantes gostaram do novo modelo, pois acreditam que é um local que tenha natureza, além de ser um local de aprendizado. A divulgação de conhecimento pode ocorrer pela observação dos próprios animais e pelas placas de informação que, no geral, não foram procuradas pelos visitantes. Para muitos, é um local que traz à tona memórias de infância e um sentimento de felicidade. Esse sentimento também é percebida nos amimais e os participantes acreditam na boa qualidade de vida para os cativos. Para estudiosos, o conceito de natureza pode variar e para visitantes não foi diferente. Alguns acreditam que é o mesmo que meio ambiente, se incluindo à ela. Outros que são apenas os animais. E há aqueles que atribuíram a palavra "vida" como sendo o conceito que a resume. Assim, percebe-se que existe um déficit nas pesquisas em relação ao novo modelo de zoológicoThe present work is a qualitative empirical study that seeks to understand how visitors to BioParque do Rio perceive the new zoo model that is more immersive, conservationist and concerned with animal welfare, through direct observation and interviews with visitors, comparing the current model with the old RioZoo. In addition, it seeks to understand how environmental education is disseminated to visitors, whether it is perceived by them and how it occurs. We saw that visitors liked the new model, as they believe it is a place that has nature, in addition to being a place of learning. The dissemination of knowledge can occur through the observation of the animals themselves and through the information boards that, in general, were not sought after by visitors. For many, it is a place that brings back childhood memories and a sense of happiness. This feeling is also perceived in the animals and the participants believe in a good quality of life for the captives. For scholars, the concept of nature can vary and for visitors it was no different. Some believe it is the same as the environment, including it. Others that are just animals. And there are those who attributed the word "life" as being the concept that sums it up. Thus, it is clear that there is a deficit in research in relation to the new zoo model.54 p.Fernandes, José Artur Barrosohttp://lattes.cnpq.br/8165573791698296Salomão, Simone Rochahttp://lattes.cnpq.br/5938392928150882Sampaio, Shaula Maíra Vicentini dehttp://lattes.cnpq.br/9742373808121966Vilela, Mariana Limahttp://lattes.cnpq.br/5813804226839410http://lattes.cnpq.br/1153637574183228Oliveira, Letícia Francisco de2022-12-20T19:57:46Z2022-12-20T19:57:46Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Letícia Francisco de. Percepção dos visitantes quanto ao ensino de educação ambiental em um espaço não formal de educação. 2022. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/27344CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-01-19T20:30:54Zoai:app.uff.br:1/27344Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:08:07.589372Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepção dos visitantes quanto ao ensino de educação ambiental em um espaço não formal de educação
title Percepção dos visitantes quanto ao ensino de educação ambiental em um espaço não formal de educação
spellingShingle Percepção dos visitantes quanto ao ensino de educação ambiental em um espaço não formal de educação
Oliveira, Letícia Francisco de
Educação não formal
Educação ambiental
Zoológico
Natureza
Non-formal education
Environmental education
Zoo
Nature
title_short Percepção dos visitantes quanto ao ensino de educação ambiental em um espaço não formal de educação
title_full Percepção dos visitantes quanto ao ensino de educação ambiental em um espaço não formal de educação
title_fullStr Percepção dos visitantes quanto ao ensino de educação ambiental em um espaço não formal de educação
title_full_unstemmed Percepção dos visitantes quanto ao ensino de educação ambiental em um espaço não formal de educação
title_sort Percepção dos visitantes quanto ao ensino de educação ambiental em um espaço não formal de educação
author Oliveira, Letícia Francisco de
author_facet Oliveira, Letícia Francisco de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fernandes, José Artur Barroso
http://lattes.cnpq.br/8165573791698296
Salomão, Simone Rocha
http://lattes.cnpq.br/5938392928150882
Sampaio, Shaula Maíra Vicentini de
http://lattes.cnpq.br/9742373808121966
Vilela, Mariana Lima
http://lattes.cnpq.br/5813804226839410
http://lattes.cnpq.br/1153637574183228
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Letícia Francisco de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação não formal
Educação ambiental
Zoológico
Natureza
Non-formal education
Environmental education
Zoo
Nature
topic Educação não formal
Educação ambiental
Zoológico
Natureza
Non-formal education
Environmental education
Zoo
Nature
description O presente trabalho é um estudo empírico qualitativo que procura entender como os visitantes do BioParque do Rio percebem o novo modelo de zoológico que é mais imersivo, conservacionista e preocupado com o bem-estar animal, através de observação direta e entrevistas com os visitante, comparando o modelo atual com o antigo RioZoo. Além disso, procura entender de qual forma a educação ambiental é divulgada para os visitantes, se é percebida por eles e de que forma ela ocorre. Vimos que os visitantes gostaram do novo modelo, pois acreditam que é um local que tenha natureza, além de ser um local de aprendizado. A divulgação de conhecimento pode ocorrer pela observação dos próprios animais e pelas placas de informação que, no geral, não foram procuradas pelos visitantes. Para muitos, é um local que traz à tona memórias de infância e um sentimento de felicidade. Esse sentimento também é percebida nos amimais e os participantes acreditam na boa qualidade de vida para os cativos. Para estudiosos, o conceito de natureza pode variar e para visitantes não foi diferente. Alguns acreditam que é o mesmo que meio ambiente, se incluindo à ela. Outros que são apenas os animais. E há aqueles que atribuíram a palavra "vida" como sendo o conceito que a resume. Assim, percebe-se que existe um déficit nas pesquisas em relação ao novo modelo de zoológico
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-20T19:57:46Z
2022-12-20T19:57:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Letícia Francisco de. Percepção dos visitantes quanto ao ensino de educação ambiental em um espaço não formal de educação. 2022. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/27344
identifier_str_mv OLIVEIRA, Letícia Francisco de. Percepção dos visitantes quanto ao ensino de educação ambiental em um espaço não formal de educação. 2022. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/27344
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1817064505114361856