O ensino de empreendedorismo nos bacharelados de turismo: um estudo de casos na microrregião do Rio de Janeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Filipe Lima Farias de
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/1196
Resumo: O empreendedorismo, como campo de estudo, tem merecido atenção de pesquisadores das mais diversas áreas do conhecimento. Os estudos apontam na direção que o seu ensino contribui na formação profissional, com vistas a capacitar o indivíduo para suceder em um cenário de incertezas sociais e econômicas que atingem amplamente o mundo globalizado. Atenta a esta realidade, as Instituições de Ensino Superior – IES – do Brasil vem consolidando ações na busca por disseminar o ensino de empreendedorismo em seu ambiente acadêmico, esperando dessa forma, que os ingressantes obtenham competências empreendedoras e não apenas aquelas que só os habilite a entrar no mercado de trabalho. Neste sentido, o ensino de empreendedorismo se apresenta com uma abordagem possível de ser praticada nos bacharelados em turismo, pois como atividade socioeconômica, o turismo se destaca por sua capacidade de gerar emprego, mobilizar diversos setores econômicos e interagir com diferentes atores sociais na construção da sua atividade. Assim, a presente pesquisa buscou mediante uma análise qualitativa, respaldada por um estudo de caso múltiplo, descrever como está estruturado o ensino de empreendedorismo nos três bacharelados públicos em turismo presentes na microrregião do Rio de Janeiro, Brasil. A saber, os cursos de turismo da UFRRJ, UNIRIO e UFF. Para tanto, realizou-se em campo a aplicação de questionários e entrevistas presenciais com os profissionais de coordenação. Os resultados apontaram que os coordenadores reconhecem a importância do ensino de empreendedorismo em um curso superior de turismo. Porém, a prática de seu ensino é recente, fazendo com que o mesmo se encontre em um estágio experimental. Conclui-se, que o ensino de empreendedorismo precisa ser consolidado e que isto ocorrerá junto com o amadurecimento dos próprios cursos, em virtude da pouca idade que possuem
id UFF-2_b5ba01485620e66eff5f74daa3b120de
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/1196
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling O ensino de empreendedorismo nos bacharelados de turismo: um estudo de casos na microrregião do Rio de JaneiroEmpreendedorismoEnsino de empreendedorismoBacharelados em TurismoEmpreendedorismoTurismoEntrepreneurshipEntrepreneurship teachingTourism’s bachelorsO empreendedorismo, como campo de estudo, tem merecido atenção de pesquisadores das mais diversas áreas do conhecimento. Os estudos apontam na direção que o seu ensino contribui na formação profissional, com vistas a capacitar o indivíduo para suceder em um cenário de incertezas sociais e econômicas que atingem amplamente o mundo globalizado. Atenta a esta realidade, as Instituições de Ensino Superior – IES – do Brasil vem consolidando ações na busca por disseminar o ensino de empreendedorismo em seu ambiente acadêmico, esperando dessa forma, que os ingressantes obtenham competências empreendedoras e não apenas aquelas que só os habilite a entrar no mercado de trabalho. Neste sentido, o ensino de empreendedorismo se apresenta com uma abordagem possível de ser praticada nos bacharelados em turismo, pois como atividade socioeconômica, o turismo se destaca por sua capacidade de gerar emprego, mobilizar diversos setores econômicos e interagir com diferentes atores sociais na construção da sua atividade. Assim, a presente pesquisa buscou mediante uma análise qualitativa, respaldada por um estudo de caso múltiplo, descrever como está estruturado o ensino de empreendedorismo nos três bacharelados públicos em turismo presentes na microrregião do Rio de Janeiro, Brasil. A saber, os cursos de turismo da UFRRJ, UNIRIO e UFF. Para tanto, realizou-se em campo a aplicação de questionários e entrevistas presenciais com os profissionais de coordenação. Os resultados apontaram que os coordenadores reconhecem a importância do ensino de empreendedorismo em um curso superior de turismo. Porém, a prática de seu ensino é recente, fazendo com que o mesmo se encontre em um estágio experimental. Conclui-se, que o ensino de empreendedorismo precisa ser consolidado e que isto ocorrerá junto com o amadurecimento dos próprios cursos, em virtude da pouca idade que possuemEntrepreneurship, as a field of study, has deserved attention of researchers from the most different fields of knowledge. Their studies have pointed in the direction that its teaching contributes to the professional training, with a view to enabling the individual to succeed in a setting of social and economic uncertainties that affecting largely the globalized world. Attentive to this reality, the Higher Education Institutions – HEI – from Brazil has consolidated actions in a purpose of spreading the entrepreneurship teaching in their academic environment, hoping in this way, that the fresh students gets entrepreneurial skills and not just those that only enable to enter in the labor market. In this sense, the entrepreneurship teaching presents with a possible approach to be practiced in the Tourism’s bachelors, cause as social-economic activity, tourism stands out by its ability to generate employment, raise several economic sectors and social actors interact in the construction of its activity. Thus, this search sought through a qualitative analysis, endorsed by a multiple case study, describe how is structured the entrepreneurship teaching in the three public tourism’s bachelors present at micro region of Rio de Janeiro, Brazil. Namely, tourism courses from UFRRJ, UNIRIO and UFF. To this end, took place at field implementation of questionnaires and face to face interviews with professionals’ coordination. The results showed that the coordinators recognize the importance of entrepreneurship teaching in a higher course of tourism. Although, the practice of its teaching is recent, causing the same is an experimental stage. It is concluded, that entrepreneurship teaching needs to be consolidated and that will occur along with the maturing of own courses, cause of the young age that they haveSoares, Carlos Alberto LidiziaVilela, Eduardo Antônio PachecoMarques, Osíris Ricardo BezerraMoura, Filipe Lima Farias de2015-12-16T20:47:53Z2015-12-16T20:47:53Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/1196CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-01-13T16:46:46Zoai:app.uff.br:1/1196Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-01-13T16:46:46Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de empreendedorismo nos bacharelados de turismo: um estudo de casos na microrregião do Rio de Janeiro
title O ensino de empreendedorismo nos bacharelados de turismo: um estudo de casos na microrregião do Rio de Janeiro
spellingShingle O ensino de empreendedorismo nos bacharelados de turismo: um estudo de casos na microrregião do Rio de Janeiro
Moura, Filipe Lima Farias de
Empreendedorismo
Ensino de empreendedorismo
Bacharelados em Turismo
Empreendedorismo
Turismo
Entrepreneurship
Entrepreneurship teaching
Tourism’s bachelors
title_short O ensino de empreendedorismo nos bacharelados de turismo: um estudo de casos na microrregião do Rio de Janeiro
title_full O ensino de empreendedorismo nos bacharelados de turismo: um estudo de casos na microrregião do Rio de Janeiro
title_fullStr O ensino de empreendedorismo nos bacharelados de turismo: um estudo de casos na microrregião do Rio de Janeiro
title_full_unstemmed O ensino de empreendedorismo nos bacharelados de turismo: um estudo de casos na microrregião do Rio de Janeiro
title_sort O ensino de empreendedorismo nos bacharelados de turismo: um estudo de casos na microrregião do Rio de Janeiro
author Moura, Filipe Lima Farias de
author_facet Moura, Filipe Lima Farias de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Soares, Carlos Alberto Lidizia
Vilela, Eduardo Antônio Pacheco
Marques, Osíris Ricardo Bezerra
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Filipe Lima Farias de
dc.subject.por.fl_str_mv Empreendedorismo
Ensino de empreendedorismo
Bacharelados em Turismo
Empreendedorismo
Turismo
Entrepreneurship
Entrepreneurship teaching
Tourism’s bachelors
topic Empreendedorismo
Ensino de empreendedorismo
Bacharelados em Turismo
Empreendedorismo
Turismo
Entrepreneurship
Entrepreneurship teaching
Tourism’s bachelors
description O empreendedorismo, como campo de estudo, tem merecido atenção de pesquisadores das mais diversas áreas do conhecimento. Os estudos apontam na direção que o seu ensino contribui na formação profissional, com vistas a capacitar o indivíduo para suceder em um cenário de incertezas sociais e econômicas que atingem amplamente o mundo globalizado. Atenta a esta realidade, as Instituições de Ensino Superior – IES – do Brasil vem consolidando ações na busca por disseminar o ensino de empreendedorismo em seu ambiente acadêmico, esperando dessa forma, que os ingressantes obtenham competências empreendedoras e não apenas aquelas que só os habilite a entrar no mercado de trabalho. Neste sentido, o ensino de empreendedorismo se apresenta com uma abordagem possível de ser praticada nos bacharelados em turismo, pois como atividade socioeconômica, o turismo se destaca por sua capacidade de gerar emprego, mobilizar diversos setores econômicos e interagir com diferentes atores sociais na construção da sua atividade. Assim, a presente pesquisa buscou mediante uma análise qualitativa, respaldada por um estudo de caso múltiplo, descrever como está estruturado o ensino de empreendedorismo nos três bacharelados públicos em turismo presentes na microrregião do Rio de Janeiro, Brasil. A saber, os cursos de turismo da UFRRJ, UNIRIO e UFF. Para tanto, realizou-se em campo a aplicação de questionários e entrevistas presenciais com os profissionais de coordenação. Os resultados apontaram que os coordenadores reconhecem a importância do ensino de empreendedorismo em um curso superior de turismo. Porém, a prática de seu ensino é recente, fazendo com que o mesmo se encontre em um estágio experimental. Conclui-se, que o ensino de empreendedorismo precisa ser consolidado e que isto ocorrerá junto com o amadurecimento dos próprios cursos, em virtude da pouca idade que possuem
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2015-12-16T20:47:53Z
2015-12-16T20:47:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/1196
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/1196
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838899518570496