Intervenção educativa sobre a promoção comercial de produtos que competem com o aleitamento materno em drogarias de Niterói – Rio de Janeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Gloria Priscila Nunes
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/2369
Resumo: A Lei Federal 11.265/2006 tem como finalidade controlar a publicidade e a comercialização dos alimentos e produtos para lactentes e crianças de 1ª Infância e também de produtos de puericultura. Acredita-se que a avaliação do cumprimento dessa lei seja de grande relevância, visto que a promoção comercial indevida interfere negativamente na prática do aleitamento materno e que essa ainda está muito aquém do preconizado pela WHO. Dessa forma foi desenvolvida uma ação educativa, por meio de um álbum seriado, aplicada em drogarias que descumpriam a NBCAL com vistas à mudança de comportamento dos estabelecimentos visitados. Trata-se de uma pesquisa de intervenção, com abordagem quanti-qualitativa, realizada no município de Niterói. Foram visitadas 19 drogarias, das quais apenas11 apresentavam irregularidades segundo a lei, porém uma drogaria não aceitou participar da pesquisa. O estudo evidenciou a necessidade de realização de medidas educativas em drogarias, visto que esses estabelecimentos são considerados um dos que possuem maior acessibilidade para a população brasileira adquirir os produtos considerados substitutos do leite materno e quanto mais atrativa é a promoção comercial, maior será o interesse do cliente em consumir o produto. Sabe-se que esse fato interfere de forma direta na introdução precoce da alimentação complementar saudável das crianças e consequentemente no aumento da prevalência do desmame precoce. Torna-se necessária a realização de mais estudos, em todo o País, para aprimorar a fiscalização e o acompanhamento do cumprimento da Lei 11.265/2006.
id UFF-2_b673186d1055977e8d4732ab9ae0755e
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/2369
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Intervenção educativa sobre a promoção comercial de produtos que competem com o aleitamento materno em drogarias de Niterói – Rio de JaneiroAleitamento maternoFórmulas infantisPromoção de alimentosIntervenção educativa sobre a promoção comercial de produtos que competem com o aleitamento materno em drogarias de Niterói – Rio de JaneiroBreast feedingInfant formulaFood promotionA Lei Federal 11.265/2006 tem como finalidade controlar a publicidade e a comercialização dos alimentos e produtos para lactentes e crianças de 1ª Infância e também de produtos de puericultura. Acredita-se que a avaliação do cumprimento dessa lei seja de grande relevância, visto que a promoção comercial indevida interfere negativamente na prática do aleitamento materno e que essa ainda está muito aquém do preconizado pela WHO. Dessa forma foi desenvolvida uma ação educativa, por meio de um álbum seriado, aplicada em drogarias que descumpriam a NBCAL com vistas à mudança de comportamento dos estabelecimentos visitados. Trata-se de uma pesquisa de intervenção, com abordagem quanti-qualitativa, realizada no município de Niterói. Foram visitadas 19 drogarias, das quais apenas11 apresentavam irregularidades segundo a lei, porém uma drogaria não aceitou participar da pesquisa. O estudo evidenciou a necessidade de realização de medidas educativas em drogarias, visto que esses estabelecimentos são considerados um dos que possuem maior acessibilidade para a população brasileira adquirir os produtos considerados substitutos do leite materno e quanto mais atrativa é a promoção comercial, maior será o interesse do cliente em consumir o produto. Sabe-se que esse fato interfere de forma direta na introdução precoce da alimentação complementar saudável das crianças e consequentemente no aumento da prevalência do desmame precoce. Torna-se necessária a realização de mais estudos, em todo o País, para aprimorar a fiscalização e o acompanhamento do cumprimento da Lei 11.265/2006.The objective of the federal law 11.265/2006 law is control the advertising and marketing of food and products for infants and 1st Childhood and also childcare products. Improper trade promotion negative impact on the practice of breastfeeding and that this is still much lower than those recommended by WHO. Thus it was developed an educational activity, through a flipchart, applied in drugstores not comply with a view to changing the behavior of establishments visited. This is an intervention research with a quantitative and qualitative approach, held in the city of Niteroi. Visits were 19 drug stores, which had apenas11 irregularities under the law, but a drug store did not take part in the research. The study highlighted the need for implementation of educational measures in drugstores, as these establishments are considered one of those with greater accessibility for the Brazilian population purchasing the products considered breastmilk substitutes and the more attractive is the trade promotion, the greater the interest client to consume the product. It is known that this fact interfere directly in the early introduction of complementary feeding of children and consequently in the increased prevalence of early weaning. It is necessary to carry out more studies in order to improve the supervision of technical and monitoring of compliance with Law 11.265/2006, throughout the country.Rito, Rosane Valéria Viana FonsecaSudo, Aline Rodrigues CorrêaMonteiro, Katia AyresSally, Enilce de Oliveira FonsecaRodrigues, Gloria Priscila Nunes2016-10-10T15:10:20Z2016-10-10T15:10:20Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/2369http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-06T03:28:52Zoai:app.uff.br:1/2369Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:00:11.679166Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Intervenção educativa sobre a promoção comercial de produtos que competem com o aleitamento materno em drogarias de Niterói – Rio de Janeiro
title Intervenção educativa sobre a promoção comercial de produtos que competem com o aleitamento materno em drogarias de Niterói – Rio de Janeiro
spellingShingle Intervenção educativa sobre a promoção comercial de produtos que competem com o aleitamento materno em drogarias de Niterói – Rio de Janeiro
Rodrigues, Gloria Priscila Nunes
Aleitamento materno
Fórmulas infantis
Promoção de alimentos
Intervenção educativa sobre a promoção comercial de produtos que competem com o aleitamento materno em drogarias de Niterói – Rio de Janeiro
Breast feeding
Infant formula
Food promotion
title_short Intervenção educativa sobre a promoção comercial de produtos que competem com o aleitamento materno em drogarias de Niterói – Rio de Janeiro
title_full Intervenção educativa sobre a promoção comercial de produtos que competem com o aleitamento materno em drogarias de Niterói – Rio de Janeiro
title_fullStr Intervenção educativa sobre a promoção comercial de produtos que competem com o aleitamento materno em drogarias de Niterói – Rio de Janeiro
title_full_unstemmed Intervenção educativa sobre a promoção comercial de produtos que competem com o aleitamento materno em drogarias de Niterói – Rio de Janeiro
title_sort Intervenção educativa sobre a promoção comercial de produtos que competem com o aleitamento materno em drogarias de Niterói – Rio de Janeiro
author Rodrigues, Gloria Priscila Nunes
author_facet Rodrigues, Gloria Priscila Nunes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rito, Rosane Valéria Viana Fonseca
Sudo, Aline Rodrigues Corrêa
Monteiro, Katia Ayres
Sally, Enilce de Oliveira Fonseca
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Gloria Priscila Nunes
dc.subject.por.fl_str_mv Aleitamento materno
Fórmulas infantis
Promoção de alimentos
Intervenção educativa sobre a promoção comercial de produtos que competem com o aleitamento materno em drogarias de Niterói – Rio de Janeiro
Breast feeding
Infant formula
Food promotion
topic Aleitamento materno
Fórmulas infantis
Promoção de alimentos
Intervenção educativa sobre a promoção comercial de produtos que competem com o aleitamento materno em drogarias de Niterói – Rio de Janeiro
Breast feeding
Infant formula
Food promotion
description A Lei Federal 11.265/2006 tem como finalidade controlar a publicidade e a comercialização dos alimentos e produtos para lactentes e crianças de 1ª Infância e também de produtos de puericultura. Acredita-se que a avaliação do cumprimento dessa lei seja de grande relevância, visto que a promoção comercial indevida interfere negativamente na prática do aleitamento materno e que essa ainda está muito aquém do preconizado pela WHO. Dessa forma foi desenvolvida uma ação educativa, por meio de um álbum seriado, aplicada em drogarias que descumpriam a NBCAL com vistas à mudança de comportamento dos estabelecimentos visitados. Trata-se de uma pesquisa de intervenção, com abordagem quanti-qualitativa, realizada no município de Niterói. Foram visitadas 19 drogarias, das quais apenas11 apresentavam irregularidades segundo a lei, porém uma drogaria não aceitou participar da pesquisa. O estudo evidenciou a necessidade de realização de medidas educativas em drogarias, visto que esses estabelecimentos são considerados um dos que possuem maior acessibilidade para a população brasileira adquirir os produtos considerados substitutos do leite materno e quanto mais atrativa é a promoção comercial, maior será o interesse do cliente em consumir o produto. Sabe-se que esse fato interfere de forma direta na introdução precoce da alimentação complementar saudável das crianças e consequentemente no aumento da prevalência do desmame precoce. Torna-se necessária a realização de mais estudos, em todo o País, para aprimorar a fiscalização e o acompanhamento do cumprimento da Lei 11.265/2006.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-10T15:10:20Z
2016-10-10T15:10:20Z
2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/2369
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/2369
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1817064460607553536