Educação matemática em prol da dignidade humana: a aprendizagem de estatística no ensino médio através dos direitos humanos das trabalhadoras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Luísa Cardoso
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/22152
Resumo: Os Direitos Humanos em geral, inclusive os direitos das mulheres no mercado de trabalho, ainda são violados de forma sistemática na nossa sociedade. A Educação em Direitos Humanos entende o papel fundamental da educação na promoção dos Direitos Humanos, pois auxilia na conscientização, implementação e ampliação dos direitos fundamentais para todos. Para atender uma das demandas da Educação em Direitos Humanos no Brasil e contribuir para o ensino de Matemática sob a perspectiva dos Direitos Humanos, desenvolvemos uma atividade baseada na problematização freireana, utilizando o tema gerador “Mulheres no mercado de trabalho” para conscientizar acerca dos Direitos Humanos das trabalhadoras e promover a aprendizagem de estatística. A atividade foi organizada em três momentos, nos quais os alunos participaram de uma roda de histórias sobre o tema gerador, analisaram dados de uma pesquisa local realizada por eles mesmos em diferentes regiões das cidades de Niterói, São Gonçalo e Rio de Janeiro, e compararam esses resultados com dados de órgãos oficiais. Os respectivos andamentos pedagógicos, recursos e materiais desenvolvidos foram aplicados com três turmas da 3ª série do Ensino Médio de um Colégio Estadual e um Colégio Federal no 1º semestre de 2019. A análise das aplicações mostrou que os andamentos pedagógicos, assim como as estratégias e os materiais utilizados, foram eficientes para promover a conscientização dos estudantes sobre a violação dos direitos das trabalhadoras e a apropriação de conhecimentos estatísticos, previsto nos currículos escolares, pelos alunos. Ao longo de todos os momentos do planejamento os estudantes buscaram compreender a extensão das violações sofridas pelas trabalhadoras e essa busca demandou necessidade de novas ferramentas matemáticas. Ao final do processo, os estudantes reconheceram a importância de lutar contra essas discriminações e que a matemática pode ir além de fórmulas e algoritmos.
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Para atender uma das demandas da Educação em Direitos Humanos no Brasil e contribuir para o ensino de Matemática sob a perspectiva dos Direitos Humanos, desenvolvemos uma atividade baseada na problematização freireana, utilizando o tema gerador “Mulheres no mercado de trabalho” para conscientizar acerca dos Direitos Humanos das trabalhadoras e promover a aprendizagem de estatística. A atividade foi organizada em três momentos, nos quais os alunos participaram de uma roda de histórias sobre o tema gerador, analisaram dados de uma pesquisa local realizada por eles mesmos em diferentes regiões das cidades de Niterói, São Gonçalo e Rio de Janeiro, e compararam esses resultados com dados de órgãos oficiais. Os respectivos andamentos pedagógicos, recursos e materiais desenvolvidos foram aplicados com três turmas da 3ª série do Ensino Médio de um Colégio Estadual e um Colégio Federal no 1º semestre de 2019. A análise das aplicações mostrou que os andamentos pedagógicos, assim como as estratégias e os materiais utilizados, foram eficientes para promover a conscientização dos estudantes sobre a violação dos direitos das trabalhadoras e a apropriação de conhecimentos estatísticos, previsto nos currículos escolares, pelos alunos. Ao longo de todos os momentos do planejamento os estudantes buscaram compreender a extensão das violações sofridas pelas trabalhadoras e essa busca demandou necessidade de novas ferramentas matemáticas. Ao final do processo, os estudantes reconheceram a importância de lutar contra essas discriminações e que a matemática pode ir além de fórmulas e algoritmos.Humans Right’s in general, including women’s rights in labor, are still being violated in a systematic way in our society. Education on Human Rights understands the fundamental role of Education at the promotion of Human Rights since it helps raise awareness, implement and expand the fundamental rights for everyone. To assist one of Education on Human Rights’ demands in Brazil and to contribute to Mathematics’ Teaching on Human Rights’ perspective, we developed an activity based on the Freirean problematization, using as a theme “Women in labor” to raise awareness about women in labor’s Human Rights and to promote the learning of Statistics. The activity was organized in three Moments: firstly, the students took part on a Story’s Circle about the theme; then analyzed data from a local research done by the students in different regions from the cities of Niterói, São Gonçalo and Rio de Janeiro; finally, they compared those results with data from official institutes. The respective pedagogical progress, resources and materials were implemented with three High School seniors’ classes of a State School and a Federal School on the first semester of 2019. The analyses of the implementations revealed that the pedagogical progress and the materials used were efficient to promote students’ awareness about the violation of women in labor’s rights and the appropriation of statistics’ knowledge, previously secured by the school’s curriculum, by the students. Throughout all the moments of the activity, the students sought to understand the extension of the violations women in labor suffer and that this research demanded new mathematical tools. In the end of the process, the students recognized the need to fight against aforementioned violations and that Mathematics can go beyond formulas and algorithms.117 fSá, Sonia Regina Alves Nogueira deCrissaff, Lhaylla dos SantosDassie, Bruno AlvesMendes, Luísa Cardoso2021-05-21T17:27:29Z2021-05-21T17:27:29Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMENDES, Luísa Cardoso. Educação matemática em prol da dignidade humana: a aprendizagem de estatística no ensino médio através dos direitos humanos das trabalhadoras. 2019. 117 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.https://app.uff.br/riuff/handle/1/22152Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-01-24T23:39:58Zoai:app.uff.br:1/22152Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-01-24T23:39:58Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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