A lâmina do naturalismo e seus códigos arquetípicos no cinema brasileiro contemporâneo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/13155 |
Resumo: | Através do método semiológico, esta pesquisa investiga pela estética naturalista, desde suas primeiras matrizes, na literatura francesa, até o cinema brasileiro contemporâneo. Discutindo, a partir do romance Bom-Crioulo (1895), de Adolfo Caminha, os signos que compõem uma obra naturalista, buscamos, também, nas pinturas de Gustave Courbet as marcas pictóricas desta estética para, na pós-modernidade, observarmos um hiper-naturalismo no cinema brasileiro contemporâneo, que esgarça os signos pretéritos. |
id |
UFF-2_c81e91f2d7b5892d85895fd29054d703 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/13155 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
A lâmina do naturalismo e seus códigos arquetípicos no cinema brasileiro contemporâneoNaturalismoBom-CriouloGustave CourbetCinemaHiperaturalismoNaturalismoCinema brasileiroCaminha, Adolfo, 1867-1897 O bom criouloNaturalismeBom-CriouloGustave CourbetCinéma ContemporainHipernaturalismeAtravés do método semiológico, esta pesquisa investiga pela estética naturalista, desde suas primeiras matrizes, na literatura francesa, até o cinema brasileiro contemporâneo. Discutindo, a partir do romance Bom-Crioulo (1895), de Adolfo Caminha, os signos que compõem uma obra naturalista, buscamos, também, nas pinturas de Gustave Courbet as marcas pictóricas desta estética para, na pós-modernidade, observarmos um hiper-naturalismo no cinema brasileiro contemporâneo, que esgarça os signos pretéritos.À travers la methóde sémiologique, cette recherche, est basée sur l’esthétique naturaliste, ses premières matrices, dans la litératture française, jusq’au cinéma brésilien contemporain. À partir du roman Bom-Crioulo (1895), de Adolfo Caminha, on discute les signes qui composent une oeuvre naturaliste, et on cherche, aussi, dans les peintures de Gustave Courbet les marques pictographiques de cette esthétique pour, à l’époque de la post-modernité, observer un hiper-naturalisme dans le cinéma brésilien contemporain, qui amplifie les signes précédents.136fMucci, Latuf IsaiasMello, Celina Maria Moreira deMaluf, UedGasparelli Junior, Luiz Guaracy2020-03-25T14:19:24Z2020-03-25T14:19:24Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/13155Aluno de MestradoopenAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-24T20:25:09Zoai:app.uff.br:1/13155Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-08-24T20:25:09Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A lâmina do naturalismo e seus códigos arquetípicos no cinema brasileiro contemporâneo |
title |
A lâmina do naturalismo e seus códigos arquetípicos no cinema brasileiro contemporâneo |
spellingShingle |
A lâmina do naturalismo e seus códigos arquetípicos no cinema brasileiro contemporâneo Gasparelli Junior, Luiz Guaracy Naturalismo Bom-Crioulo Gustave Courbet Cinema Hiperaturalismo Naturalismo Cinema brasileiro Caminha, Adolfo, 1867-1897 O bom crioulo Naturalisme Bom-Crioulo Gustave Courbet Cinéma Contemporain Hipernaturalisme |
title_short |
A lâmina do naturalismo e seus códigos arquetípicos no cinema brasileiro contemporâneo |
title_full |
A lâmina do naturalismo e seus códigos arquetípicos no cinema brasileiro contemporâneo |
title_fullStr |
A lâmina do naturalismo e seus códigos arquetípicos no cinema brasileiro contemporâneo |
title_full_unstemmed |
A lâmina do naturalismo e seus códigos arquetípicos no cinema brasileiro contemporâneo |
title_sort |
A lâmina do naturalismo e seus códigos arquetípicos no cinema brasileiro contemporâneo |
author |
Gasparelli Junior, Luiz Guaracy |
author_facet |
Gasparelli Junior, Luiz Guaracy |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mucci, Latuf Isaias Mello, Celina Maria Moreira de Maluf, Ued |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gasparelli Junior, Luiz Guaracy |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Naturalismo Bom-Crioulo Gustave Courbet Cinema Hiperaturalismo Naturalismo Cinema brasileiro Caminha, Adolfo, 1867-1897 O bom crioulo Naturalisme Bom-Crioulo Gustave Courbet Cinéma Contemporain Hipernaturalisme |
topic |
Naturalismo Bom-Crioulo Gustave Courbet Cinema Hiperaturalismo Naturalismo Cinema brasileiro Caminha, Adolfo, 1867-1897 O bom crioulo Naturalisme Bom-Crioulo Gustave Courbet Cinéma Contemporain Hipernaturalisme |
description |
Através do método semiológico, esta pesquisa investiga pela estética naturalista, desde suas primeiras matrizes, na literatura francesa, até o cinema brasileiro contemporâneo. Discutindo, a partir do romance Bom-Crioulo (1895), de Adolfo Caminha, os signos que compõem uma obra naturalista, buscamos, também, nas pinturas de Gustave Courbet as marcas pictóricas desta estética para, na pós-modernidade, observarmos um hiper-naturalismo no cinema brasileiro contemporâneo, que esgarça os signos pretéritos. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008 2020-03-25T14:19:24Z 2020-03-25T14:19:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/13155 Aluno de Mestrado |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/13155 |
identifier_str_mv |
Aluno de Mestrado |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
openAccess http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
openAccess http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1807838714625261568 |