A lâmina do naturalismo e seus códigos arquetípicos no cinema brasileiro contemporâneo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gasparelli Junior, Luiz Guaracy
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/13155
Resumo: Através do método semiológico, esta pesquisa investiga pela estética naturalista, desde suas primeiras matrizes, na literatura francesa, até o cinema brasileiro contemporâneo. Discutindo, a partir do romance Bom-Crioulo (1895), de Adolfo Caminha, os signos que compõem uma obra naturalista, buscamos, também, nas pinturas de Gustave Courbet as marcas pictóricas desta estética para, na pós-modernidade, observarmos um hiper-naturalismo no cinema brasileiro contemporâneo, que esgarça os signos pretéritos.
id UFF-2_c81e91f2d7b5892d85895fd29054d703
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/13155
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling A lâmina do naturalismo e seus códigos arquetípicos no cinema brasileiro contemporâneoNaturalismoBom-CriouloGustave CourbetCinemaHiperaturalismoNaturalismoCinema brasileiroCaminha, Adolfo, 1867-1897 O bom criouloNaturalismeBom-CriouloGustave CourbetCinéma ContemporainHipernaturalismeAtravés do método semiológico, esta pesquisa investiga pela estética naturalista, desde suas primeiras matrizes, na literatura francesa, até o cinema brasileiro contemporâneo. Discutindo, a partir do romance Bom-Crioulo (1895), de Adolfo Caminha, os signos que compõem uma obra naturalista, buscamos, também, nas pinturas de Gustave Courbet as marcas pictóricas desta estética para, na pós-modernidade, observarmos um hiper-naturalismo no cinema brasileiro contemporâneo, que esgarça os signos pretéritos.À travers la methóde sémiologique, cette recherche, est basée sur l’esthétique naturaliste, ses premières matrices, dans la litératture française, jusq’au cinéma brésilien contemporain. À partir du roman Bom-Crioulo (1895), de Adolfo Caminha, on discute les signes qui composent une oeuvre naturaliste, et on cherche, aussi, dans les peintures de Gustave Courbet les marques pictographiques de cette esthétique pour, à l’époque de la post-modernité, observer un hiper-naturalisme dans le cinéma brésilien contemporain, qui amplifie les signes précédents.136fMucci, Latuf IsaiasMello, Celina Maria Moreira deMaluf, UedGasparelli Junior, Luiz Guaracy2020-03-25T14:19:24Z2020-03-25T14:19:24Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/13155Aluno de MestradoopenAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-24T20:25:09Zoai:app.uff.br:1/13155Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-08-24T20:25:09Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A lâmina do naturalismo e seus códigos arquetípicos no cinema brasileiro contemporâneo
title A lâmina do naturalismo e seus códigos arquetípicos no cinema brasileiro contemporâneo
spellingShingle A lâmina do naturalismo e seus códigos arquetípicos no cinema brasileiro contemporâneo
Gasparelli Junior, Luiz Guaracy
Naturalismo
Bom-Crioulo
Gustave Courbet
Cinema
Hiperaturalismo
Naturalismo
Cinema brasileiro
Caminha, Adolfo, 1867-1897 O bom crioulo
Naturalisme
Bom-Crioulo
Gustave Courbet
Cinéma Contemporain
Hipernaturalisme
title_short A lâmina do naturalismo e seus códigos arquetípicos no cinema brasileiro contemporâneo
title_full A lâmina do naturalismo e seus códigos arquetípicos no cinema brasileiro contemporâneo
title_fullStr A lâmina do naturalismo e seus códigos arquetípicos no cinema brasileiro contemporâneo
title_full_unstemmed A lâmina do naturalismo e seus códigos arquetípicos no cinema brasileiro contemporâneo
title_sort A lâmina do naturalismo e seus códigos arquetípicos no cinema brasileiro contemporâneo
author Gasparelli Junior, Luiz Guaracy
author_facet Gasparelli Junior, Luiz Guaracy
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mucci, Latuf Isaias
Mello, Celina Maria Moreira de
Maluf, Ued
dc.contributor.author.fl_str_mv Gasparelli Junior, Luiz Guaracy
dc.subject.por.fl_str_mv Naturalismo
Bom-Crioulo
Gustave Courbet
Cinema
Hiperaturalismo
Naturalismo
Cinema brasileiro
Caminha, Adolfo, 1867-1897 O bom crioulo
Naturalisme
Bom-Crioulo
Gustave Courbet
Cinéma Contemporain
Hipernaturalisme
topic Naturalismo
Bom-Crioulo
Gustave Courbet
Cinema
Hiperaturalismo
Naturalismo
Cinema brasileiro
Caminha, Adolfo, 1867-1897 O bom crioulo
Naturalisme
Bom-Crioulo
Gustave Courbet
Cinéma Contemporain
Hipernaturalisme
description Através do método semiológico, esta pesquisa investiga pela estética naturalista, desde suas primeiras matrizes, na literatura francesa, até o cinema brasileiro contemporâneo. Discutindo, a partir do romance Bom-Crioulo (1895), de Adolfo Caminha, os signos que compõem uma obra naturalista, buscamos, também, nas pinturas de Gustave Courbet as marcas pictóricas desta estética para, na pós-modernidade, observarmos um hiper-naturalismo no cinema brasileiro contemporâneo, que esgarça os signos pretéritos.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2020-03-25T14:19:24Z
2020-03-25T14:19:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/13155
Aluno de Mestrado
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/13155
identifier_str_mv Aluno de Mestrado
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838714625261568