O ensino do atendimento pré-hospitalar na formação do enfermeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Ana Luiza do Valle
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/29026
Resumo: O aumento dos acidentes e violência urbana, faz com que causas violentas e externas sejam umas das principais causas de mortes, ficando atrás somente da mortalidade por doenças cardiovasculares e oncológicas, no conjunto geral de mortalidade no país. Assim, houve o aumento da demanda pelos serviços de atendimento pré-hospitalar, que por ser imediato aumenta a possibilidade de sobrevivência, reduz complicações e lesões permanentes. Paralelamente, surge o aumento da demanda por enfermeiros para atuar nessa área, atuação essa que ocorre desde as grandes guerras, onde realizavam cuidados primários aos soldados feridos. Atualmente, o atendimento pré-hospitalar é atribuído pelo Conselho Federal de Enfermagem como especialidade e competência de enfermagem. Ainda, o Ministério da Saúde, definiu as funções do Enfermeiro, o perfil necessário desse profissional e de toda a equipe para atuar no APH. Porém, tais exigências se tornam um fato preocupante ao verificar que o conhecimento relativo ao APH especificamente, não está integrado como disciplina curricular obrigatória nas grades dos cursos de enfermagem, principalmente quando se leva em consideração as Universidades Públicas do Estado do Rio de Janeiro. Destaca-se então o problema de pesquisa: Há relevância no ensino na área de atendimento pré-hospitalar para o futuro profissional de enfermagem? De que forma esse ensino durante a graduação, influência na atuação do enfermeiro? O objeto de estudo é o ensino na área pré-hospitalar na formação do enfermeiro, com o objetivo geral de demonstrar a relevância do ensino do atendimento pré-hospitalar na formação e atuação desse profissional, tendo como objetivos específicos, descrever como se desenvolve o processo de capacitação dos profissionais que atuam no APH, de que forma o contato com o assunto durante a graduação pode influenciar em sua assistência após a formação caracterizar a atuação desse profissional nessa área. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica do tipo revisão integrativa, exploratória e descritiva de abordagem qualitativa. Resultados e discussão: O atendimento pré-hospitalar é fator decisivo na sobrevida das vítimas que necessitam desse serviço, sendo indispensável então, uma atenção de qualidade, destacando a atuação do enfermeiro nesse serviço de forma histórica e atualmente respaldado por seus conselhos, faz-se necessário então que o mesmo possua conhecimentos e habilidades que em conjunto façam de sua assistência, eficiente e competente. Entretanto, o que se vê, é que os mesmos não são preparados durante sua formação para tal atuação. Conclui-se que para que a falha no processo de formação do enfermeiro em relação ao atendimento pré-hospitalar seja reconhecida pelas instituições de ensino e posteriormente corrigidas, primeiramente deve-se conhecer as atividades desenvolvidas pelo enfermeiro que atua no APH, quais os conhecimentos e competências técnicas e legais necessárias para este atuar, reconhecer a existência e o aumento da demanda por esse profissional e ainda os aspectos legais do exercício profissional para enfim entender a relevância do ensino e preparo adequado ainda durante a graduação acarretando diretamente no aumento de sua autonomia e qualidade da assistência prestada à vítima.
id UFF-2_c89fbd1a9bce38256472baada84bf578
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/29026
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling O ensino do atendimento pré-hospitalar na formação do enfermeiroPré-hospitalarEnfermagemAtendimento pré-hospitalarEnfermeirosEnfermagem em emergênciaEducação em enfermagemServiços médicos de emergênciaPrehospitalNursingPrehospital CareNursesEmergency nursingO aumento dos acidentes e violência urbana, faz com que causas violentas e externas sejam umas das principais causas de mortes, ficando atrás somente da mortalidade por doenças cardiovasculares e oncológicas, no conjunto geral de mortalidade no país. Assim, houve o aumento da demanda pelos serviços de atendimento pré-hospitalar, que por ser imediato aumenta a possibilidade de sobrevivência, reduz complicações e lesões permanentes. Paralelamente, surge o aumento da demanda por enfermeiros para atuar nessa área, atuação essa que ocorre desde as grandes guerras, onde realizavam cuidados primários aos soldados feridos. Atualmente, o atendimento pré-hospitalar é atribuído pelo Conselho Federal de Enfermagem como especialidade e competência de enfermagem. Ainda, o Ministério da Saúde, definiu as funções do Enfermeiro, o perfil necessário desse profissional e de toda a equipe para atuar no APH. Porém, tais exigências se tornam um fato preocupante ao verificar que o conhecimento relativo ao APH especificamente, não está integrado como disciplina curricular obrigatória nas grades dos cursos de enfermagem, principalmente quando se leva em consideração as Universidades Públicas do Estado do Rio de Janeiro. Destaca-se então o problema de pesquisa: Há relevância no ensino na área de atendimento pré-hospitalar para o futuro profissional de enfermagem? De que forma esse ensino durante a graduação, influência na atuação do enfermeiro? O objeto de estudo é o ensino na área pré-hospitalar na formação do enfermeiro, com o objetivo geral de demonstrar a relevância do ensino do atendimento pré-hospitalar na formação e atuação desse profissional, tendo como objetivos específicos, descrever como se desenvolve o processo de capacitação dos profissionais que atuam no APH, de que forma o contato com o assunto durante a graduação pode influenciar em sua assistência após a formação caracterizar a atuação desse profissional nessa área. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica do tipo revisão integrativa, exploratória e descritiva de abordagem qualitativa. Resultados e discussão: O atendimento pré-hospitalar é fator decisivo na sobrevida das vítimas que necessitam desse serviço, sendo indispensável então, uma atenção de qualidade, destacando a atuação do enfermeiro nesse serviço de forma histórica e atualmente respaldado por seus conselhos, faz-se necessário então que o mesmo possua conhecimentos e habilidades que em conjunto façam de sua assistência, eficiente e competente. Entretanto, o que se vê, é que os mesmos não são preparados durante sua formação para tal atuação. Conclui-se que para que a falha no processo de formação do enfermeiro em relação ao atendimento pré-hospitalar seja reconhecida pelas instituições de ensino e posteriormente corrigidas, primeiramente deve-se conhecer as atividades desenvolvidas pelo enfermeiro que atua no APH, quais os conhecimentos e competências técnicas e legais necessárias para este atuar, reconhecer a existência e o aumento da demanda por esse profissional e ainda os aspectos legais do exercício profissional para enfim entender a relevância do ensino e preparo adequado ainda durante a graduação acarretando diretamente no aumento de sua autonomia e qualidade da assistência prestada à vítima.Expressive increase in accidents and urban violence, violent and extreme causes became the primary sources of deaths, behind only oncological and cardiovascular mortality rate on the general picture of mortality in the country. Therefore, there was an increase in the demand for prehospital care, with its prompt treatment it increases the possibility of survival for the victims and reduces complications and permanent injuries. In parallel, surges an increase in demand for nurses to act on this area, those procedures occur since the great wars, where they gave primary care to wounded soldiers. Currently, prehospital care is attributed by the Federal Nursing Council as a Nursing specialty and jurisdiction. Furthermore, the Ministry of Health defined the Nurse role, required professional profile and crew that must operate under this service. However, such requirements became a worrying fact as it came to surface that relative knowledge of prehospital care is not integrated as a mandatory discipline on the curricular grade of Nursing courses, or internships in the area, especially when it’s taken into consideration Public Universities of the State of Rio de Janeiro. The problem of this research stands out: Is there any relevance in teaching prehospital care for the future of the Nursing profession? In what way this instruction during the graduation period will influence the nurse’s occupation? The study’s object is the instruction on prehospital care in the formation of a nurse, with the general objective showing how relevant the education in prehospital care is, in the academic and professional field. With the specific objects: describing how the training process for professionals who operate on the prehospital field is, in what way the contact with such subject during the academic education can influence the assistance after graduation and characterize the operation of a professional in this area. It is a bibliographical research with an integrative review, exploratory and descriptive of the qualitative approach. Results and discussion: the prehospital care is a decisive factor for the survival of victims that need the service (becoming indispensable), a quality care, highlighting the nurse as an essential part of this service with history and currently supported by their counsels as a legitimate form of rescue, turning it necessary that this professional holds knowledge and abilities that together make the care efficient and competent. However, what is seen, it’s the same nurses are not prepared during their academic instruction to perform in this field. It is concluded that, in order to notice the flaw on the academic process in relation to the prehospital care by the educational institutions and posteriorly corrected, firstly you need to know the activities developed by the nurse that works on prehospital care, the knowledge, technical and legal competence that nurse can practice, and even the legal aspects of the professional exercise to fully understand the relevance of teaching an adequate training throughout the academic period and with that develops an option of teaching that correctly capacitates the nurses, which directly affects in enhancing their autonomy and assistance quality provided to victims44 f.Escudeiro, Andreia Pereirahttp://lattes.cnpq.br/1668461000184698Souza, Robson Damião dehttp://lattes.cnpq.br/3479666346288938Cortes, Ana Laura Biralhttp://lattes.cnpq.br/087685498966983http://lattes.cnpq.br/6825594574141403Moura, Ana Luiza do Valle2023-06-01T14:03:45Z2023-06-01T14:03:45Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMOURA, Ana Luiza do Valle. O ensino do atendimento pré-hospitalar na formação do enfermeiro. 2017. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação e Licenciatura em Enfermagem) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017.http://app.uff.br/riuff/handle/1/29026CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-06-01T14:03:49Zoai:app.uff.br:1/29026Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-06-01T14:03:49Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino do atendimento pré-hospitalar na formação do enfermeiro
title O ensino do atendimento pré-hospitalar na formação do enfermeiro
spellingShingle O ensino do atendimento pré-hospitalar na formação do enfermeiro
Moura, Ana Luiza do Valle
Pré-hospitalar
Enfermagem
Atendimento pré-hospitalar
Enfermeiros
Enfermagem em emergência
Educação em enfermagem
Serviços médicos de emergência
Prehospital
Nursing
Prehospital Care
Nurses
Emergency nursing
title_short O ensino do atendimento pré-hospitalar na formação do enfermeiro
title_full O ensino do atendimento pré-hospitalar na formação do enfermeiro
title_fullStr O ensino do atendimento pré-hospitalar na formação do enfermeiro
title_full_unstemmed O ensino do atendimento pré-hospitalar na formação do enfermeiro
title_sort O ensino do atendimento pré-hospitalar na formação do enfermeiro
author Moura, Ana Luiza do Valle
author_facet Moura, Ana Luiza do Valle
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Escudeiro, Andreia Pereira
http://lattes.cnpq.br/1668461000184698
Souza, Robson Damião de
http://lattes.cnpq.br/3479666346288938
Cortes, Ana Laura Biral
http://lattes.cnpq.br/087685498966983
http://lattes.cnpq.br/6825594574141403
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Ana Luiza do Valle
dc.subject.por.fl_str_mv Pré-hospitalar
Enfermagem
Atendimento pré-hospitalar
Enfermeiros
Enfermagem em emergência
Educação em enfermagem
Serviços médicos de emergência
Prehospital
Nursing
Prehospital Care
Nurses
Emergency nursing
topic Pré-hospitalar
Enfermagem
Atendimento pré-hospitalar
Enfermeiros
Enfermagem em emergência
Educação em enfermagem
Serviços médicos de emergência
Prehospital
Nursing
Prehospital Care
Nurses
Emergency nursing
description O aumento dos acidentes e violência urbana, faz com que causas violentas e externas sejam umas das principais causas de mortes, ficando atrás somente da mortalidade por doenças cardiovasculares e oncológicas, no conjunto geral de mortalidade no país. Assim, houve o aumento da demanda pelos serviços de atendimento pré-hospitalar, que por ser imediato aumenta a possibilidade de sobrevivência, reduz complicações e lesões permanentes. Paralelamente, surge o aumento da demanda por enfermeiros para atuar nessa área, atuação essa que ocorre desde as grandes guerras, onde realizavam cuidados primários aos soldados feridos. Atualmente, o atendimento pré-hospitalar é atribuído pelo Conselho Federal de Enfermagem como especialidade e competência de enfermagem. Ainda, o Ministério da Saúde, definiu as funções do Enfermeiro, o perfil necessário desse profissional e de toda a equipe para atuar no APH. Porém, tais exigências se tornam um fato preocupante ao verificar que o conhecimento relativo ao APH especificamente, não está integrado como disciplina curricular obrigatória nas grades dos cursos de enfermagem, principalmente quando se leva em consideração as Universidades Públicas do Estado do Rio de Janeiro. Destaca-se então o problema de pesquisa: Há relevância no ensino na área de atendimento pré-hospitalar para o futuro profissional de enfermagem? De que forma esse ensino durante a graduação, influência na atuação do enfermeiro? O objeto de estudo é o ensino na área pré-hospitalar na formação do enfermeiro, com o objetivo geral de demonstrar a relevância do ensino do atendimento pré-hospitalar na formação e atuação desse profissional, tendo como objetivos específicos, descrever como se desenvolve o processo de capacitação dos profissionais que atuam no APH, de que forma o contato com o assunto durante a graduação pode influenciar em sua assistência após a formação caracterizar a atuação desse profissional nessa área. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica do tipo revisão integrativa, exploratória e descritiva de abordagem qualitativa. Resultados e discussão: O atendimento pré-hospitalar é fator decisivo na sobrevida das vítimas que necessitam desse serviço, sendo indispensável então, uma atenção de qualidade, destacando a atuação do enfermeiro nesse serviço de forma histórica e atualmente respaldado por seus conselhos, faz-se necessário então que o mesmo possua conhecimentos e habilidades que em conjunto façam de sua assistência, eficiente e competente. Entretanto, o que se vê, é que os mesmos não são preparados durante sua formação para tal atuação. Conclui-se que para que a falha no processo de formação do enfermeiro em relação ao atendimento pré-hospitalar seja reconhecida pelas instituições de ensino e posteriormente corrigidas, primeiramente deve-se conhecer as atividades desenvolvidas pelo enfermeiro que atua no APH, quais os conhecimentos e competências técnicas e legais necessárias para este atuar, reconhecer a existência e o aumento da demanda por esse profissional e ainda os aspectos legais do exercício profissional para enfim entender a relevância do ensino e preparo adequado ainda durante a graduação acarretando diretamente no aumento de sua autonomia e qualidade da assistência prestada à vítima.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-01T14:03:45Z
2023-06-01T14:03:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MOURA, Ana Luiza do Valle. O ensino do atendimento pré-hospitalar na formação do enfermeiro. 2017. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação e Licenciatura em Enfermagem) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/29026
identifier_str_mv MOURA, Ana Luiza do Valle. O ensino do atendimento pré-hospitalar na formação do enfermeiro. 2017. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação e Licenciatura em Enfermagem) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/29026
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838689136476160