Software educacional como ferramenta no ensino-aprendizagem de crianças no ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Ana Paula Silveira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/29058
Resumo: Este trabalho monográfico apresenta um estudo sobre o uso das novas tecnologias como ferramentas no processo de ensino-aprendizagem. A tecnologia está cada vez mais presente na vida cotidiana das pessoas, está presente no mercado de trabalho, nos meios de produção, em praticamente todas as instituições sociais, e a escola responsável pela formação do cidadão não poderia ficar à margem desse acontecimento. Para tanto, o objetivo é gerar uma reflexão sobre o uso consciente de softwares educacionais como recursos auxiliadores da pratica pedagógica. Para isso, foi utilizado o método de pesquisa bibliográfico, em que investigou-se, por meio de livros e outros materiais de estudo, o emprego das novas tecnologias na educação. Desenvolveu-se também, a pesquisa-ação, realizada em uma escola pública localizada no município de Santo Antônio de Pádua interior do estado do Rio de Janeiro, onde foi aplicado o software educacional TuxMath em duas turmas dos anos iniciais do ensino fundamental. Com esses dados foi possível observar uma melhoria significativa na motivação e interesse dos alunos, e consequentemente na aprendizagem de conteúdos de Matemática, trabalhados com o software aplicado. E também que o software pôde atrair a atenção do aluno, proporcionando maior assimilação de conteúdos, tornando o ato de aprender uma atividade mais prazerosa.
id UFF-2_c8b216720747a592be0b9f6eb5aaf489
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/29058
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Software educacional como ferramenta no ensino-aprendizagem de crianças no ensino fundamentalsoftwares educacionaisnovas tecnologias e ensino aprendizagemComputaçãoeducational softwarenew technologies and teaching learningEste trabalho monográfico apresenta um estudo sobre o uso das novas tecnologias como ferramentas no processo de ensino-aprendizagem. A tecnologia está cada vez mais presente na vida cotidiana das pessoas, está presente no mercado de trabalho, nos meios de produção, em praticamente todas as instituições sociais, e a escola responsável pela formação do cidadão não poderia ficar à margem desse acontecimento. Para tanto, o objetivo é gerar uma reflexão sobre o uso consciente de softwares educacionais como recursos auxiliadores da pratica pedagógica. Para isso, foi utilizado o método de pesquisa bibliográfico, em que investigou-se, por meio de livros e outros materiais de estudo, o emprego das novas tecnologias na educação. Desenvolveu-se também, a pesquisa-ação, realizada em uma escola pública localizada no município de Santo Antônio de Pádua interior do estado do Rio de Janeiro, onde foi aplicado o software educacional TuxMath em duas turmas dos anos iniciais do ensino fundamental. Com esses dados foi possível observar uma melhoria significativa na motivação e interesse dos alunos, e consequentemente na aprendizagem de conteúdos de Matemática, trabalhados com o software aplicado. E também que o software pôde atrair a atenção do aluno, proporcionando maior assimilação de conteúdos, tornando o ato de aprender uma atividade mais prazerosa.This monograph presents a study on the use of new technologies as tools in the teaching-learning process. Technology is increasingly present in the daily lives of people, is present in the labor market, the means of production in virtually all social institutions, and the school responsible for training of citizens could not sit on the sidelines of this event. Therefore, the goal is to generate a reflection on the conscious use of educational software as helpers resources of pedagogical practice. For this, we used the bibliographical research method, which was investigated by means of books and other study materials, the use of new technologies in education. It also developed, action research, carried out in a public school located in Santo Antônio de Padua in the state of Rio de Janeiro, where it was applied educational software TuxMath in two divisions of the early years of elementary school. With this data we observed a significant improvement in motivation and interest of students, and consequently in learning mathematics content, worked with the applied software. And the software could attract the attention of the student, providing greater assimilation of content, making the act of learning a more pleasurable activity.60 f.Pacheco, Margarida dos SantosFernandes, Ana Paula Silveira2023-06-05T18:21:54Z2023-06-05T18:21:54Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/29058CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-06-05T18:21:58Zoai:app.uff.br:1/29058Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-06-05T18:21:58Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Software educacional como ferramenta no ensino-aprendizagem de crianças no ensino fundamental
title Software educacional como ferramenta no ensino-aprendizagem de crianças no ensino fundamental
spellingShingle Software educacional como ferramenta no ensino-aprendizagem de crianças no ensino fundamental
Fernandes, Ana Paula Silveira
softwares educacionais
novas tecnologias e ensino aprendizagem
Computação
educational software
new technologies and teaching learning
title_short Software educacional como ferramenta no ensino-aprendizagem de crianças no ensino fundamental
title_full Software educacional como ferramenta no ensino-aprendizagem de crianças no ensino fundamental
title_fullStr Software educacional como ferramenta no ensino-aprendizagem de crianças no ensino fundamental
title_full_unstemmed Software educacional como ferramenta no ensino-aprendizagem de crianças no ensino fundamental
title_sort Software educacional como ferramenta no ensino-aprendizagem de crianças no ensino fundamental
author Fernandes, Ana Paula Silveira
author_facet Fernandes, Ana Paula Silveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pacheco, Margarida dos Santos
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Ana Paula Silveira
dc.subject.por.fl_str_mv softwares educacionais
novas tecnologias e ensino aprendizagem
Computação
educational software
new technologies and teaching learning
topic softwares educacionais
novas tecnologias e ensino aprendizagem
Computação
educational software
new technologies and teaching learning
description Este trabalho monográfico apresenta um estudo sobre o uso das novas tecnologias como ferramentas no processo de ensino-aprendizagem. A tecnologia está cada vez mais presente na vida cotidiana das pessoas, está presente no mercado de trabalho, nos meios de produção, em praticamente todas as instituições sociais, e a escola responsável pela formação do cidadão não poderia ficar à margem desse acontecimento. Para tanto, o objetivo é gerar uma reflexão sobre o uso consciente de softwares educacionais como recursos auxiliadores da pratica pedagógica. Para isso, foi utilizado o método de pesquisa bibliográfico, em que investigou-se, por meio de livros e outros materiais de estudo, o emprego das novas tecnologias na educação. Desenvolveu-se também, a pesquisa-ação, realizada em uma escola pública localizada no município de Santo Antônio de Pádua interior do estado do Rio de Janeiro, onde foi aplicado o software educacional TuxMath em duas turmas dos anos iniciais do ensino fundamental. Com esses dados foi possível observar uma melhoria significativa na motivação e interesse dos alunos, e consequentemente na aprendizagem de conteúdos de Matemática, trabalhados com o software aplicado. E também que o software pôde atrair a atenção do aluno, proporcionando maior assimilação de conteúdos, tornando o ato de aprender uma atividade mais prazerosa.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-05T18:21:54Z
2023-06-05T18:21:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://app.uff.br/riuff/handle/1/29058
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/29058
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838799075475456