O conhecimento matemático na educação de jovens e adultos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/5642 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo analisar o conhecimento matemático na Educação de Jovens e Adultos, tomando por base que ele está inserido em nosso cotidiano, e o usamos sempre. Esta modalidade de ensino é voltada para jovens, adultos e idosos, e visa pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. A questão que norteou nossa pesquisa foi: Como está sendo desenvolvido o processo de ensino e aprendizagem na EJA em matemática? A metodologia envolveu revisão bibliográfica e entrevista com uma professora de escola municipal de Angra dos Reis. Dentre os resultados obtidos, verificamos que o conhecimento matemático do aluno da EJA deve envolver sua experiência de vida, e sua vivência cotidiana, de forma a diminuir suas dificuldades nesta área. Estas dificuldades tem influenciado diretamente a permanência ou evasão desses estudantes do processo escolar, por isso é necessário que atentemos para a necessidade de motivá-los e buscarmos formas de envolvê-los neste processo, especialmente na área de matemática, que tem sido vista como uma das grandes causas de grande número de reprovações e abandonos. Além disso, a percepção de que os conhecimentos prévios influenciam nesse conhecimento, pois, de uma forma geral, os alunos trabalham, tem acesso à mídia, fazem compras, cuidam das despesas diárias, aprendem com a vida a reconhecer o valor do dinheiro, entre tantas outras atividades que envolvem contagem e quantificação. Como referência de nossas análises, optamos pelo Programa de Etnomatemática |
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