O conhecimento matemático na educação de jovens e adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alencar, Maria Aparecida Moreira de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/5642
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar o conhecimento matemático na Educação de Jovens e Adultos, tomando por base que ele está inserido em nosso cotidiano, e o usamos sempre. Esta modalidade de ensino é voltada para jovens, adultos e idosos, e visa pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. A questão que norteou nossa pesquisa foi: Como está sendo desenvolvido o processo de ensino e aprendizagem na EJA em matemática? A metodologia envolveu revisão bibliográfica e entrevista com uma professora de escola municipal de Angra dos Reis. Dentre os resultados obtidos, verificamos que o conhecimento matemático do aluno da EJA deve envolver sua experiência de vida, e sua vivência cotidiana, de forma a diminuir suas dificuldades nesta área. Estas dificuldades tem influenciado diretamente a permanência ou evasão desses estudantes do processo escolar, por isso é necessário que atentemos para a necessidade de motivá-los e buscarmos formas de envolvê-los neste processo, especialmente na área de matemática, que tem sido vista como uma das grandes causas de grande número de reprovações e abandonos. Além disso, a percepção de que os conhecimentos prévios influenciam nesse conhecimento, pois, de uma forma geral, os alunos trabalham, tem acesso à mídia, fazem compras, cuidam das despesas diárias, aprendem com a vida a reconhecer o valor do dinheiro, entre tantas outras atividades que envolvem contagem e quantificação. Como referência de nossas análises, optamos pelo Programa de Etnomatemática
id UFF-2_d123adfceb4b01df87cbfdf81c066d1c
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/5642
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling O conhecimento matemático na educação de jovens e adultosEducação de Jovens e AdultosConhecimento matemáticoEtnomatemáticaPedagogiaEste trabalho tem como objetivo analisar o conhecimento matemático na Educação de Jovens e Adultos, tomando por base que ele está inserido em nosso cotidiano, e o usamos sempre. Esta modalidade de ensino é voltada para jovens, adultos e idosos, e visa pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. A questão que norteou nossa pesquisa foi: Como está sendo desenvolvido o processo de ensino e aprendizagem na EJA em matemática? A metodologia envolveu revisão bibliográfica e entrevista com uma professora de escola municipal de Angra dos Reis. Dentre os resultados obtidos, verificamos que o conhecimento matemático do aluno da EJA deve envolver sua experiência de vida, e sua vivência cotidiana, de forma a diminuir suas dificuldades nesta área. Estas dificuldades tem influenciado diretamente a permanência ou evasão desses estudantes do processo escolar, por isso é necessário que atentemos para a necessidade de motivá-los e buscarmos formas de envolvê-los neste processo, especialmente na área de matemática, que tem sido vista como uma das grandes causas de grande número de reprovações e abandonos. Além disso, a percepção de que os conhecimentos prévios influenciam nesse conhecimento, pois, de uma forma geral, os alunos trabalham, tem acesso à mídia, fazem compras, cuidam das despesas diárias, aprendem com a vida a reconhecer o valor do dinheiro, entre tantas outras atividades que envolvem contagem e quantificação. Como referência de nossas análises, optamos pelo Programa de EtnomatemáticaAngra dos ReisFreitas, Adriano VargasCraveiro, Clarissa BastosVicter, Eline das FloresAlencar, Maria Aparecida Moreira de2018-01-26T16:10:07Z2018-01-26T16:10:07Z2018-01-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/5642Aluno de graduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-10T21:20:34Zoai:app.uff.br:1/5642Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:57:40.138762Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv O conhecimento matemático na educação de jovens e adultos
title O conhecimento matemático na educação de jovens e adultos
spellingShingle O conhecimento matemático na educação de jovens e adultos
Alencar, Maria Aparecida Moreira de
Educação de Jovens e Adultos
Conhecimento matemático
Etnomatemática
Pedagogia
title_short O conhecimento matemático na educação de jovens e adultos
title_full O conhecimento matemático na educação de jovens e adultos
title_fullStr O conhecimento matemático na educação de jovens e adultos
title_full_unstemmed O conhecimento matemático na educação de jovens e adultos
title_sort O conhecimento matemático na educação de jovens e adultos
author Alencar, Maria Aparecida Moreira de
author_facet Alencar, Maria Aparecida Moreira de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Freitas, Adriano Vargas
Craveiro, Clarissa Bastos
Victer, Eline das Flores
dc.contributor.author.fl_str_mv Alencar, Maria Aparecida Moreira de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de Jovens e Adultos
Conhecimento matemático
Etnomatemática
Pedagogia
topic Educação de Jovens e Adultos
Conhecimento matemático
Etnomatemática
Pedagogia
description Este trabalho tem como objetivo analisar o conhecimento matemático na Educação de Jovens e Adultos, tomando por base que ele está inserido em nosso cotidiano, e o usamos sempre. Esta modalidade de ensino é voltada para jovens, adultos e idosos, e visa pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. A questão que norteou nossa pesquisa foi: Como está sendo desenvolvido o processo de ensino e aprendizagem na EJA em matemática? A metodologia envolveu revisão bibliográfica e entrevista com uma professora de escola municipal de Angra dos Reis. Dentre os resultados obtidos, verificamos que o conhecimento matemático do aluno da EJA deve envolver sua experiência de vida, e sua vivência cotidiana, de forma a diminuir suas dificuldades nesta área. Estas dificuldades tem influenciado diretamente a permanência ou evasão desses estudantes do processo escolar, por isso é necessário que atentemos para a necessidade de motivá-los e buscarmos formas de envolvê-los neste processo, especialmente na área de matemática, que tem sido vista como uma das grandes causas de grande número de reprovações e abandonos. Além disso, a percepção de que os conhecimentos prévios influenciam nesse conhecimento, pois, de uma forma geral, os alunos trabalham, tem acesso à mídia, fazem compras, cuidam das despesas diárias, aprendem com a vida a reconhecer o valor do dinheiro, entre tantas outras atividades que envolvem contagem e quantificação. Como referência de nossas análises, optamos pelo Programa de Etnomatemática
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-26T16:10:07Z
2018-01-26T16:10:07Z
2018-01-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/5642
Aluno de graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/5642
identifier_str_mv Aluno de graduação
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Angra dos Reis
publisher.none.fl_str_mv Angra dos Reis
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1817064445773348864