Educação financeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Siqueira, Maria Isadora Maia de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11074
Resumo: A presente pesquisa discutiu a educação financeira e a aplicação do conceito no contexto brasileiro. No Brasil a educação financeira começou a ser discutida em 2005, quando a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) construiu diretrizes para a educação financeira que deveriam ser usadas para fomentar políticas públicas voltadas para o uso consciente do dinheiro e que promovesse uma reflexão sobre o consumo. Foi desenvolvido um estudo bibliográfico com o objetivo geral de discutir a educação financeira e a aplicação do conceito no contexto brasileiro. Os objetivos específicos são discutir o conceito de finanças e a sua relação com o planejamento financeiro, discutir o conceito de finanças sociais e analisar a educação financeira sob a ótica do consumo. Conclui-se que a educação financeira como tem sido discutida acaba condenando individualmente as pessoas pelas suas condições de endividamento, sendo necessário ampliar a discussão para questões macroeconômicas, como a distribuição de renda.
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