Educação financeira
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/11074 |
Resumo: | A presente pesquisa discutiu a educação financeira e a aplicação do conceito no contexto brasileiro. No Brasil a educação financeira começou a ser discutida em 2005, quando a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) construiu diretrizes para a educação financeira que deveriam ser usadas para fomentar políticas públicas voltadas para o uso consciente do dinheiro e que promovesse uma reflexão sobre o consumo. Foi desenvolvido um estudo bibliográfico com o objetivo geral de discutir a educação financeira e a aplicação do conceito no contexto brasileiro. Os objetivos específicos são discutir o conceito de finanças e a sua relação com o planejamento financeiro, discutir o conceito de finanças sociais e analisar a educação financeira sob a ótica do consumo. Conclui-se que a educação financeira como tem sido discutida acaba condenando individualmente as pessoas pelas suas condições de endividamento, sendo necessário ampliar a discussão para questões macroeconômicas, como a distribuição de renda. |
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