Entre memórias e silêncios: um olhar sobre as bibliotecas do Colégio Pedro II

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dantas, Andre Gomes
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/10321
Resumo: A presente pesquisa analisa as práticas informacionais dos sujeitos na Biblioteca Escolar das unidades do Colégio Pedro II (CPII) através da produção de sentidos de alunos, ex-alunos, professores, bibliotecários e diretores da Instituição. Para isso, utilizamos o campo de estudos da Antropologia da Informação onde os sujeitos com suas falas passam a ser o centro das questões que levantamos neste trabalho. É investigada a rede de informação e conhecimento contida nos dizeres coletados através de entrevistas livres. Neste caminho, encontramos indícios de que o modelo de Educação no Brasil tem contribuído para o cenário ainda presente de desvalorização da Biblioteca Escolar. Desta forma, observamos as práticas informacionais dos sujeitos nas bibliotecas escolares do CPII e fazemos algumas reflexões em cima deste quadro. Na medida em que mergulhamos na rede de informação construída nas falas dos sujeitos ligados ao Colégio, damos vida às bibliotecas do CPII e abrimos caminhos para colocálas no centro das questões informacionais. Identificamos algumas práticas informacionais desenvolvidas no interior das bibliotecas do Colégio que movimentam os sentidos e promovem verdadeiramente um movimento de ruptura com o quadro de desvalorização da Biblioteca Escolar no Brasil.
id UFF-2_d673f2be10411165ef2d8222ef83a5d8
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/10321
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Entre memórias e silêncios: um olhar sobre as bibliotecas do Colégio Pedro IIBiblioteca EscolarColégio Pedro IIAntropologia da InformaçãoInformação, Cultura e SociedadeBiblioteca: organização e dinamizaçãoBiblioteca escolarAntropologiaInformaçãoAdministração de bibliotecaSchool LibraryAnthropology of InformationLibrary: organization and dynamizationInformation, Culture and SocietyA presente pesquisa analisa as práticas informacionais dos sujeitos na Biblioteca Escolar das unidades do Colégio Pedro II (CPII) através da produção de sentidos de alunos, ex-alunos, professores, bibliotecários e diretores da Instituição. Para isso, utilizamos o campo de estudos da Antropologia da Informação onde os sujeitos com suas falas passam a ser o centro das questões que levantamos neste trabalho. É investigada a rede de informação e conhecimento contida nos dizeres coletados através de entrevistas livres. Neste caminho, encontramos indícios de que o modelo de Educação no Brasil tem contribuído para o cenário ainda presente de desvalorização da Biblioteca Escolar. Desta forma, observamos as práticas informacionais dos sujeitos nas bibliotecas escolares do CPII e fazemos algumas reflexões em cima deste quadro. Na medida em que mergulhamos na rede de informação construída nas falas dos sujeitos ligados ao Colégio, damos vida às bibliotecas do CPII e abrimos caminhos para colocálas no centro das questões informacionais. Identificamos algumas práticas informacionais desenvolvidas no interior das bibliotecas do Colégio que movimentam os sentidos e promovem verdadeiramente um movimento de ruptura com o quadro de desvalorização da Biblioteca Escolar no Brasil.The present research analyzes the information practices of the subjects inside School Library in the unities of Colégio Pedro II (CPII) through sense productions of the students, ex-students, teachers, librarians and directors of the institution. For that, we use the field studies of Anthropology Information where these subjects with their sayings become the center of the questions that we raise in this work. It’s investigated the information network and knowledge in the sayings collected from free interviews. In this way, we found indication that the model of the Education in Brazil has contributed for the scenery still present of depreciation of the School Library. In this way, we observe the information practices of the subjects in the school libraries of CPII and we make some reflections above this scenery. In the measure where we dive in this information network built by the sayings of the subjects connected to the school, we give life to the libraries of CPII and we open ways to put them in the centre of the information questions. We identify some information practices developed in the interior of these libraries that move the senses and truly promote a rupture moving with the frame of depreciation of the Brazilian school library.84f.Nóbrega, Nanci Gonçalves daDantas, Andre Gomes2019-07-08T14:29:21Z2019-07-08T14:29:21Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/10321Aluno de MestradoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-02-07T22:47:43Zoai:app.uff.br:1/10321Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-02-07T22:47:43Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre memórias e silêncios: um olhar sobre as bibliotecas do Colégio Pedro II
title Entre memórias e silêncios: um olhar sobre as bibliotecas do Colégio Pedro II
spellingShingle Entre memórias e silêncios: um olhar sobre as bibliotecas do Colégio Pedro II
Dantas, Andre Gomes
Biblioteca Escolar
Colégio Pedro II
Antropologia da Informação
Informação, Cultura e Sociedade
Biblioteca: organização e dinamização
Biblioteca escolar
Antropologia
Informação
Administração de biblioteca
School Library
Anthropology of Information
Library: organization and dynamization
Information, Culture and Society
title_short Entre memórias e silêncios: um olhar sobre as bibliotecas do Colégio Pedro II
title_full Entre memórias e silêncios: um olhar sobre as bibliotecas do Colégio Pedro II
title_fullStr Entre memórias e silêncios: um olhar sobre as bibliotecas do Colégio Pedro II
title_full_unstemmed Entre memórias e silêncios: um olhar sobre as bibliotecas do Colégio Pedro II
title_sort Entre memórias e silêncios: um olhar sobre as bibliotecas do Colégio Pedro II
author Dantas, Andre Gomes
author_facet Dantas, Andre Gomes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nóbrega, Nanci Gonçalves da
dc.contributor.author.fl_str_mv Dantas, Andre Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Biblioteca Escolar
Colégio Pedro II
Antropologia da Informação
Informação, Cultura e Sociedade
Biblioteca: organização e dinamização
Biblioteca escolar
Antropologia
Informação
Administração de biblioteca
School Library
Anthropology of Information
Library: organization and dynamization
Information, Culture and Society
topic Biblioteca Escolar
Colégio Pedro II
Antropologia da Informação
Informação, Cultura e Sociedade
Biblioteca: organização e dinamização
Biblioteca escolar
Antropologia
Informação
Administração de biblioteca
School Library
Anthropology of Information
Library: organization and dynamization
Information, Culture and Society
description A presente pesquisa analisa as práticas informacionais dos sujeitos na Biblioteca Escolar das unidades do Colégio Pedro II (CPII) através da produção de sentidos de alunos, ex-alunos, professores, bibliotecários e diretores da Instituição. Para isso, utilizamos o campo de estudos da Antropologia da Informação onde os sujeitos com suas falas passam a ser o centro das questões que levantamos neste trabalho. É investigada a rede de informação e conhecimento contida nos dizeres coletados através de entrevistas livres. Neste caminho, encontramos indícios de que o modelo de Educação no Brasil tem contribuído para o cenário ainda presente de desvalorização da Biblioteca Escolar. Desta forma, observamos as práticas informacionais dos sujeitos nas bibliotecas escolares do CPII e fazemos algumas reflexões em cima deste quadro. Na medida em que mergulhamos na rede de informação construída nas falas dos sujeitos ligados ao Colégio, damos vida às bibliotecas do CPII e abrimos caminhos para colocálas no centro das questões informacionais. Identificamos algumas práticas informacionais desenvolvidas no interior das bibliotecas do Colégio que movimentam os sentidos e promovem verdadeiramente um movimento de ruptura com o quadro de desvalorização da Biblioteca Escolar no Brasil.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2019-07-08T14:29:21Z
2019-07-08T14:29:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/10321
Aluno de Mestrado
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/10321
identifier_str_mv Aluno de Mestrado
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838705222680576