Percepções sobre Educação Ambiental por alunos de dois cursos de formação de professores: ensino médio regular/formação para o exercício do magistério na modalidade normal e ensino superior/licenciatura em ciências naturais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/27586 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo analisar as percepções sobre educação ambiental por alunos de dois cursos de formação de professores: ensino médio regular/formação para o exercício do magistério na modalidade normal e ensino superior/licenciatura em Ciências Naturais. O ensino médio analisado foi um colégio da rede pública estadual do Rio de Janeiro localizado no município de Miracema – mesorregião noroeste fluminense, e o curso superior é oferecido pelo Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior – INFES, da Universidade Federal Fluminense UFF. Buscou-se compreender, a partir de uma perspectiva crítica, como a temática da Educação Ambiental tem sido desenvolvida nesses dois modus de formação. As metodologias utilizadas na pesquisa foram rodas de conversa e questionários com perguntas semiestruturadas. A análise dos obtidos seguiu uma abordagem qualitativa, com destaque dos aspectos mais relevantes. |
id |
UFF-2_d8b60d962391d7e6866e4b357e295f9f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/27586 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Percepções sobre Educação Ambiental por alunos de dois cursos de formação de professores: ensino médio regular/formação para o exercício do magistério na modalidade normal e ensino superior/licenciatura em ciências naturaisFormação de professoresEducação ambientalFormação críticaFormação de professoresEducação ambientalFormação críticaTeacher trainingEnvironmental educationCritical formationO presente trabalho tem como objetivo analisar as percepções sobre educação ambiental por alunos de dois cursos de formação de professores: ensino médio regular/formação para o exercício do magistério na modalidade normal e ensino superior/licenciatura em Ciências Naturais. O ensino médio analisado foi um colégio da rede pública estadual do Rio de Janeiro localizado no município de Miracema – mesorregião noroeste fluminense, e o curso superior é oferecido pelo Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior – INFES, da Universidade Federal Fluminense UFF. Buscou-se compreender, a partir de uma perspectiva crítica, como a temática da Educação Ambiental tem sido desenvolvida nesses dois modus de formação. As metodologias utilizadas na pesquisa foram rodas de conversa e questionários com perguntas semiestruturadas. A análise dos obtidos seguiu uma abordagem qualitativa, com destaque dos aspectos mais relevantes.The present work aims to analyze the perceptions about environmental education by students of two teacher training courses: regular righ school /training for the exercise of teaching in the normal modality and higher education / degree in Natural Sciences.The analyzed high school was a public school in the state of Rio de Janeiro located in the municipality of Miracema northwestern region of Rio de Janeiro, and the higher education course is offered by the Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior - INFES, from Universidade Federal Fluminense - UFF. We sought to understand, from a critical perspective, how the theme of Environmental Education has been developed in these two training modes. The methodologies used in the research were conversation circles and questionnaires with semi structured questions. The analysis of the results obtaineds followed a qualitative approach highlighting the most relevant aspects.64 f.Almeida, Marcelo Nocelle dehttp://lattes.cnpq.br/9926701743816225Paiva, Fernando de Souzahttp://lattes.cnpq.br/4982119146423529Cunha, Antônio Eugêniohttp://lattes.cnpq.br/5992909428127962http://lattes.cnpq.br/1343695953742412Pereira, Juliana Barbosa de Freitas2023-01-17T19:19:23Z2023-01-17T19:19:23Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPEREIRA, Juliana Barbosa de Freitas. Percepções sobre educação ambiental por alunos de dois cursos de formação de professores: ensino médio regular/formação para o exercício do magistério na modalidade normal e ensino superior/licenciatura em ciências naturais. 2020. 64 f. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Programa de Pós-Graduação em Ensino, Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2020.http://app.uff.br/riuff/handle/1/27586CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-01-17T19:19:26Zoai:app.uff.br:1/27586Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-01-17T19:19:26Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percepções sobre Educação Ambiental por alunos de dois cursos de formação de professores: ensino médio regular/formação para o exercício do magistério na modalidade normal e ensino superior/licenciatura em ciências naturais |
title |
Percepções sobre Educação Ambiental por alunos de dois cursos de formação de professores: ensino médio regular/formação para o exercício do magistério na modalidade normal e ensino superior/licenciatura em ciências naturais |
spellingShingle |
Percepções sobre Educação Ambiental por alunos de dois cursos de formação de professores: ensino médio regular/formação para o exercício do magistério na modalidade normal e ensino superior/licenciatura em ciências naturais Pereira, Juliana Barbosa de Freitas Formação de professores Educação ambiental Formação crítica Formação de professores Educação ambiental Formação crítica Teacher training Environmental education Critical formation |
title_short |
Percepções sobre Educação Ambiental por alunos de dois cursos de formação de professores: ensino médio regular/formação para o exercício do magistério na modalidade normal e ensino superior/licenciatura em ciências naturais |
title_full |
Percepções sobre Educação Ambiental por alunos de dois cursos de formação de professores: ensino médio regular/formação para o exercício do magistério na modalidade normal e ensino superior/licenciatura em ciências naturais |
title_fullStr |
Percepções sobre Educação Ambiental por alunos de dois cursos de formação de professores: ensino médio regular/formação para o exercício do magistério na modalidade normal e ensino superior/licenciatura em ciências naturais |
title_full_unstemmed |
Percepções sobre Educação Ambiental por alunos de dois cursos de formação de professores: ensino médio regular/formação para o exercício do magistério na modalidade normal e ensino superior/licenciatura em ciências naturais |
title_sort |
Percepções sobre Educação Ambiental por alunos de dois cursos de formação de professores: ensino médio regular/formação para o exercício do magistério na modalidade normal e ensino superior/licenciatura em ciências naturais |
author |
Pereira, Juliana Barbosa de Freitas |
author_facet |
Pereira, Juliana Barbosa de Freitas |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Almeida, Marcelo Nocelle de http://lattes.cnpq.br/9926701743816225 Paiva, Fernando de Souza http://lattes.cnpq.br/4982119146423529 Cunha, Antônio Eugênio http://lattes.cnpq.br/5992909428127962 http://lattes.cnpq.br/1343695953742412 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Juliana Barbosa de Freitas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Educação ambiental Formação crítica Formação de professores Educação ambiental Formação crítica Teacher training Environmental education Critical formation |
topic |
Formação de professores Educação ambiental Formação crítica Formação de professores Educação ambiental Formação crítica Teacher training Environmental education Critical formation |
description |
O presente trabalho tem como objetivo analisar as percepções sobre educação ambiental por alunos de dois cursos de formação de professores: ensino médio regular/formação para o exercício do magistério na modalidade normal e ensino superior/licenciatura em Ciências Naturais. O ensino médio analisado foi um colégio da rede pública estadual do Rio de Janeiro localizado no município de Miracema – mesorregião noroeste fluminense, e o curso superior é oferecido pelo Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior – INFES, da Universidade Federal Fluminense UFF. Buscou-se compreender, a partir de uma perspectiva crítica, como a temática da Educação Ambiental tem sido desenvolvida nesses dois modus de formação. As metodologias utilizadas na pesquisa foram rodas de conversa e questionários com perguntas semiestruturadas. A análise dos obtidos seguiu uma abordagem qualitativa, com destaque dos aspectos mais relevantes. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-01-17T19:19:23Z 2023-01-17T19:19:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PEREIRA, Juliana Barbosa de Freitas. Percepções sobre educação ambiental por alunos de dois cursos de formação de professores: ensino médio regular/formação para o exercício do magistério na modalidade normal e ensino superior/licenciatura em ciências naturais. 2020. 64 f. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Programa de Pós-Graduação em Ensino, Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2020. http://app.uff.br/riuff/handle/1/27586 |
identifier_str_mv |
PEREIRA, Juliana Barbosa de Freitas. Percepções sobre educação ambiental por alunos de dois cursos de formação de professores: ensino médio regular/formação para o exercício do magistério na modalidade normal e ensino superior/licenciatura em ciências naturais. 2020. 64 f. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Programa de Pós-Graduação em Ensino, Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2020. |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/27586 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1807838725593366528 |