Percepções sobre Educação Ambiental por alunos de dois cursos de formação de professores: ensino médio regular/formação para o exercício do magistério na modalidade normal e ensino superior/licenciatura em ciências naturais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Juliana Barbosa de Freitas
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/27586
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar as percepções sobre educação ambiental por alunos de dois cursos de formação de professores: ensino médio regular/formação para o exercício do magistério na modalidade normal e ensino superior/licenciatura em Ciências Naturais. O ensino médio analisado foi um colégio da rede pública estadual do Rio de Janeiro localizado no município de Miracema – mesorregião noroeste fluminense, e o curso superior é oferecido pelo Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior – INFES, da Universidade Federal Fluminense UFF. Buscou-se compreender, a partir de uma perspectiva crítica, como a temática da Educação Ambiental tem sido desenvolvida nesses dois modus de formação. As metodologias utilizadas na pesquisa foram rodas de conversa e questionários com perguntas semiestruturadas. A análise dos obtidos seguiu uma abordagem qualitativa, com destaque dos aspectos mais relevantes.
id UFF-2_d8b60d962391d7e6866e4b357e295f9f
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/27586
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Percepções sobre Educação Ambiental por alunos de dois cursos de formação de professores: ensino médio regular/formação para o exercício do magistério na modalidade normal e ensino superior/licenciatura em ciências naturaisFormação de professoresEducação ambientalFormação críticaFormação de professoresEducação ambientalFormação críticaTeacher trainingEnvironmental educationCritical formationO presente trabalho tem como objetivo analisar as percepções sobre educação ambiental por alunos de dois cursos de formação de professores: ensino médio regular/formação para o exercício do magistério na modalidade normal e ensino superior/licenciatura em Ciências Naturais. O ensino médio analisado foi um colégio da rede pública estadual do Rio de Janeiro localizado no município de Miracema – mesorregião noroeste fluminense, e o curso superior é oferecido pelo Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior – INFES, da Universidade Federal Fluminense UFF. Buscou-se compreender, a partir de uma perspectiva crítica, como a temática da Educação Ambiental tem sido desenvolvida nesses dois modus de formação. As metodologias utilizadas na pesquisa foram rodas de conversa e questionários com perguntas semiestruturadas. A análise dos obtidos seguiu uma abordagem qualitativa, com destaque dos aspectos mais relevantes.The present work aims to analyze the perceptions about environmental education by students of two teacher training courses: regular righ school /training for the exercise of teaching in the normal modality and higher education / degree in Natural Sciences.The analyzed high school was a public school in the state of Rio de Janeiro located in the municipality of Miracema northwestern region of Rio de Janeiro, and the higher education course is offered by the Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior - INFES, from Universidade Federal Fluminense - UFF. We sought to understand, from a critical perspective, how the theme of Environmental Education has been developed in these two training modes. The methodologies used in the research were conversation circles and questionnaires with semi structured questions. The analysis of the results obtaineds followed a qualitative approach highlighting the most relevant aspects.64 f.Almeida, Marcelo Nocelle dehttp://lattes.cnpq.br/9926701743816225Paiva, Fernando de Souzahttp://lattes.cnpq.br/4982119146423529Cunha, Antônio Eugêniohttp://lattes.cnpq.br/5992909428127962http://lattes.cnpq.br/1343695953742412Pereira, Juliana Barbosa de Freitas2023-01-17T19:19:23Z2023-01-17T19:19:23Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPEREIRA, Juliana Barbosa de Freitas. Percepções sobre educação ambiental por alunos de dois cursos de formação de professores: ensino médio regular/formação para o exercício do magistério na modalidade normal e ensino superior/licenciatura em ciências naturais. 2020. 64 f. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Programa de Pós-Graduação em Ensino, Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2020.http://app.uff.br/riuff/handle/1/27586CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-01-17T19:19:26Zoai:app.uff.br:1/27586Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-01-17T19:19:26Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepções sobre Educação Ambiental por alunos de dois cursos de formação de professores: ensino médio regular/formação para o exercício do magistério na modalidade normal e ensino superior/licenciatura em ciências naturais
title Percepções sobre Educação Ambiental por alunos de dois cursos de formação de professores: ensino médio regular/formação para o exercício do magistério na modalidade normal e ensino superior/licenciatura em ciências naturais
spellingShingle Percepções sobre Educação Ambiental por alunos de dois cursos de formação de professores: ensino médio regular/formação para o exercício do magistério na modalidade normal e ensino superior/licenciatura em ciências naturais
Pereira, Juliana Barbosa de Freitas
Formação de professores
Educação ambiental
Formação crítica
Formação de professores
Educação ambiental
Formação crítica
Teacher training
Environmental education
Critical formation
title_short Percepções sobre Educação Ambiental por alunos de dois cursos de formação de professores: ensino médio regular/formação para o exercício do magistério na modalidade normal e ensino superior/licenciatura em ciências naturais
title_full Percepções sobre Educação Ambiental por alunos de dois cursos de formação de professores: ensino médio regular/formação para o exercício do magistério na modalidade normal e ensino superior/licenciatura em ciências naturais
title_fullStr Percepções sobre Educação Ambiental por alunos de dois cursos de formação de professores: ensino médio regular/formação para o exercício do magistério na modalidade normal e ensino superior/licenciatura em ciências naturais
title_full_unstemmed Percepções sobre Educação Ambiental por alunos de dois cursos de formação de professores: ensino médio regular/formação para o exercício do magistério na modalidade normal e ensino superior/licenciatura em ciências naturais
title_sort Percepções sobre Educação Ambiental por alunos de dois cursos de formação de professores: ensino médio regular/formação para o exercício do magistério na modalidade normal e ensino superior/licenciatura em ciências naturais
author Pereira, Juliana Barbosa de Freitas
author_facet Pereira, Juliana Barbosa de Freitas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Marcelo Nocelle de
http://lattes.cnpq.br/9926701743816225
Paiva, Fernando de Souza
http://lattes.cnpq.br/4982119146423529
Cunha, Antônio Eugênio
http://lattes.cnpq.br/5992909428127962
http://lattes.cnpq.br/1343695953742412
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Juliana Barbosa de Freitas
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Educação ambiental
Formação crítica
Formação de professores
Educação ambiental
Formação crítica
Teacher training
Environmental education
Critical formation
topic Formação de professores
Educação ambiental
Formação crítica
Formação de professores
Educação ambiental
Formação crítica
Teacher training
Environmental education
Critical formation
description O presente trabalho tem como objetivo analisar as percepções sobre educação ambiental por alunos de dois cursos de formação de professores: ensino médio regular/formação para o exercício do magistério na modalidade normal e ensino superior/licenciatura em Ciências Naturais. O ensino médio analisado foi um colégio da rede pública estadual do Rio de Janeiro localizado no município de Miracema – mesorregião noroeste fluminense, e o curso superior é oferecido pelo Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior – INFES, da Universidade Federal Fluminense UFF. Buscou-se compreender, a partir de uma perspectiva crítica, como a temática da Educação Ambiental tem sido desenvolvida nesses dois modus de formação. As metodologias utilizadas na pesquisa foram rodas de conversa e questionários com perguntas semiestruturadas. A análise dos obtidos seguiu uma abordagem qualitativa, com destaque dos aspectos mais relevantes.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-01-17T19:19:23Z
2023-01-17T19:19:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PEREIRA, Juliana Barbosa de Freitas. Percepções sobre educação ambiental por alunos de dois cursos de formação de professores: ensino médio regular/formação para o exercício do magistério na modalidade normal e ensino superior/licenciatura em ciências naturais. 2020. 64 f. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Programa de Pós-Graduação em Ensino, Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2020.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/27586
identifier_str_mv PEREIRA, Juliana Barbosa de Freitas. Percepções sobre educação ambiental por alunos de dois cursos de formação de professores: ensino médio regular/formação para o exercício do magistério na modalidade normal e ensino superior/licenciatura em ciências naturais. 2020. 64 f. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Programa de Pós-Graduação em Ensino, Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2020.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/27586
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838725593366528