A evolução da inteligência artificial em jogos eletrônicos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/30693 |
Resumo: | A inteligência artificial (IA) nos jogos eletrônicos sempre esteve em constante crescimento, junto aos próprios videogames, para atender a demanda dos jogadores de cada época. Inicialmente com técnicas simples, mas que foram se tornando complexas a medida em que soluções mais elaboradas precisaram ser desenvolvidas juntamente com mais capacidade dos novos consoles. Tais técnicas, juntamente com melhorias da computação gráfica e outras tecnologias alcançaram um realismo impressionante nos jogos mais atuais. O objetivo deste trabalho é mostrar o processo gradual da evolução da inteligência artificial em jogos eletrônicos, abordando o contexto técnico e histórico. Sabendo disso, será explicado as técnicas de IA que são utilizadas nos jogos citados e modelos mais recentes de IA. As vantagens e desvantagens do uso de IA nos jogos, bem como suas aplicações para solucionar problemas reais, mostrando também as futuras projeções nesta área |
id |
UFF-2_da327b59741262d9a959bbe0e901c3bf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/30693 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
A evolução da inteligência artificial em jogos eletrônicosJogosInteligência artificialEvoluçãoInteligência artificialJogo eletrônicoVideogameMudança tecnológicaGamesArtificial intelligenceEvolutionA inteligência artificial (IA) nos jogos eletrônicos sempre esteve em constante crescimento, junto aos próprios videogames, para atender a demanda dos jogadores de cada época. Inicialmente com técnicas simples, mas que foram se tornando complexas a medida em que soluções mais elaboradas precisaram ser desenvolvidas juntamente com mais capacidade dos novos consoles. Tais técnicas, juntamente com melhorias da computação gráfica e outras tecnologias alcançaram um realismo impressionante nos jogos mais atuais. O objetivo deste trabalho é mostrar o processo gradual da evolução da inteligência artificial em jogos eletrônicos, abordando o contexto técnico e histórico. Sabendo disso, será explicado as técnicas de IA que são utilizadas nos jogos citados e modelos mais recentes de IA. As vantagens e desvantagens do uso de IA nos jogos, bem como suas aplicações para solucionar problemas reais, mostrando também as futuras projeções nesta áreaThe artificial intelligence (AI) in electronic games has always been growing to meet the demand of the players of each era. Initially with simple but complex techniques are on the rise, and more demand for elaborate solutions are being developed. Such techniques, along with improvements in graphic technologies over time, have achieved impressive realism in today’s games. The aim of this search is to show gradual progression of the evolution of artificial intelligence in electronic games. With this in mind, we shall justify these AI techniques, along with upcoming models. The advantages and disadvantages of using AI in gaming, or its applications to real-world problems, have shown much progression, also showing future projections in this area55 p.Zamith, Juliana Mendes Nascente e SilvaVasconcelos, LeonardoPereira, Diogo Fernandes de Oliveira2023-10-02T17:48:52Z2023-10-02T17:48:52Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfPEREIRA, Diogo Fernandes de Oliveira. A evolução da inteligência artificial em jogos eletrônicos. 2019. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Sistemas de Computação) - Instituto de Computação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.http://app.uff.br/riuff/handle/1/30693CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-10-02T17:48:56Zoai:app.uff.br:1/30693Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:08:28.676900Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A evolução da inteligência artificial em jogos eletrônicos |
title |
A evolução da inteligência artificial em jogos eletrônicos |
spellingShingle |
A evolução da inteligência artificial em jogos eletrônicos Pereira, Diogo Fernandes de Oliveira Jogos Inteligência artificial Evolução Inteligência artificial Jogo eletrônico Videogame Mudança tecnológica Games Artificial intelligence Evolution |
title_short |
A evolução da inteligência artificial em jogos eletrônicos |
title_full |
A evolução da inteligência artificial em jogos eletrônicos |
title_fullStr |
A evolução da inteligência artificial em jogos eletrônicos |
title_full_unstemmed |
A evolução da inteligência artificial em jogos eletrônicos |
title_sort |
A evolução da inteligência artificial em jogos eletrônicos |
author |
Pereira, Diogo Fernandes de Oliveira |
author_facet |
Pereira, Diogo Fernandes de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Zamith, Juliana Mendes Nascente e Silva Vasconcelos, Leonardo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Diogo Fernandes de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogos Inteligência artificial Evolução Inteligência artificial Jogo eletrônico Videogame Mudança tecnológica Games Artificial intelligence Evolution |
topic |
Jogos Inteligência artificial Evolução Inteligência artificial Jogo eletrônico Videogame Mudança tecnológica Games Artificial intelligence Evolution |
description |
A inteligência artificial (IA) nos jogos eletrônicos sempre esteve em constante crescimento, junto aos próprios videogames, para atender a demanda dos jogadores de cada época. Inicialmente com técnicas simples, mas que foram se tornando complexas a medida em que soluções mais elaboradas precisaram ser desenvolvidas juntamente com mais capacidade dos novos consoles. Tais técnicas, juntamente com melhorias da computação gráfica e outras tecnologias alcançaram um realismo impressionante nos jogos mais atuais. O objetivo deste trabalho é mostrar o processo gradual da evolução da inteligência artificial em jogos eletrônicos, abordando o contexto técnico e histórico. Sabendo disso, será explicado as técnicas de IA que são utilizadas nos jogos citados e modelos mais recentes de IA. As vantagens e desvantagens do uso de IA nos jogos, bem como suas aplicações para solucionar problemas reais, mostrando também as futuras projeções nesta área |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-02T17:48:52Z 2023-10-02T17:48:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PEREIRA, Diogo Fernandes de Oliveira. A evolução da inteligência artificial em jogos eletrônicos. 2019. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Sistemas de Computação) - Instituto de Computação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019. http://app.uff.br/riuff/handle/1/30693 |
identifier_str_mv |
PEREIRA, Diogo Fernandes de Oliveira. A evolução da inteligência artificial em jogos eletrônicos. 2019. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Sistemas de Computação) - Instituto de Computação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019. |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/30693 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823671251042304 |