O suporte emocional ao estudante do curso de graduação em enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Cynthia Haddad Pessanha
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/26386
Resumo: Introdução: A vida na universidade exige do estudante um amadurecimento que muitas vezes pode ser acompanhado de angústias oriundas por não corresponder as exigências do meio acadêmico somado a preocupação e insegurança. No percurso na graduação de enfermagem o aluno experimenta situações de perda, luto, conflitos e diversas emoções vivenciadas durante o seu aprendizado na academia. Objetivo geral: Investigar sobre o suporte emocional produzido na universidade para os alunos de graduação em enfermagem. Objetivos específicos: Descrever como os estudantes lidam com as emoções e os impactos que elas possuem em seu processo de ensino e aprendizagem; caracterizar as emoções manifestas pelos alunos; propor estratégias de mediação das emoções durante a disciplina de saúde mental a partir da metodologia sociopoética Método: Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa na perspectiva sociopoética. O cenário foi uma universidade privada localizada na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro. Os participantes foram os acadêmicos de enfermagem do 6º período. O projeto de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), sob o nº 4.152.430 e 4.354.118. Resultados: Como resultados, surgiram as seguintes categorias: emoções vivenciadas pelos alunos durante a graduação; suporte institucional realizado por funcionários da universidade; o autoconhecimento das emoções a partir da coreografia dança das emoções; e o autoconhecimento das emoções a partir das coreografias idealizadas pelos grupos. Produto: Como produto deste estudo foi realizado cinco encontros com a turma de saúde mental da Universidade Federal Fluminense. Esses encontros foram denominados instantes sensíveis. Conclusão: Esta pesquisa constatou a deficiência de suporte emocional oferecido aos alunos de enfermagem dentro do ambiente universitário, relevando a importância de propor momentos de escuta sensível no ensino de enfermagem.
id UFF-2_db790e19295fe60b0786d24c27adb5e4
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/26386
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling O suporte emocional ao estudante do curso de graduação em enfermagemSaúde MentalEstudantes de EnfermagemEmoçõesSaúde MentalEstudantes de EnfermagemEmoçõesMental HealthNursing StudentsEmotionsIntrodução: A vida na universidade exige do estudante um amadurecimento que muitas vezes pode ser acompanhado de angústias oriundas por não corresponder as exigências do meio acadêmico somado a preocupação e insegurança. No percurso na graduação de enfermagem o aluno experimenta situações de perda, luto, conflitos e diversas emoções vivenciadas durante o seu aprendizado na academia. Objetivo geral: Investigar sobre o suporte emocional produzido na universidade para os alunos de graduação em enfermagem. Objetivos específicos: Descrever como os estudantes lidam com as emoções e os impactos que elas possuem em seu processo de ensino e aprendizagem; caracterizar as emoções manifestas pelos alunos; propor estratégias de mediação das emoções durante a disciplina de saúde mental a partir da metodologia sociopoética Método: Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa na perspectiva sociopoética. O cenário foi uma universidade privada localizada na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro. Os participantes foram os acadêmicos de enfermagem do 6º período. O projeto de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), sob o nº 4.152.430 e 4.354.118. Resultados: Como resultados, surgiram as seguintes categorias: emoções vivenciadas pelos alunos durante a graduação; suporte institucional realizado por funcionários da universidade; o autoconhecimento das emoções a partir da coreografia dança das emoções; e o autoconhecimento das emoções a partir das coreografias idealizadas pelos grupos. Produto: Como produto deste estudo foi realizado cinco encontros com a turma de saúde mental da Universidade Federal Fluminense. Esses encontros foram denominados instantes sensíveis. Conclusão: Esta pesquisa constatou a deficiência de suporte emocional oferecido aos alunos de enfermagem dentro do ambiente universitário, relevando a importância de propor momentos de escuta sensível no ensino de enfermagem.Introduction: Life at the university requires the student to mature, which can often be accompanied by anguish arising from not meeting the demands of the academic environment, together with concern and insecurity. In the course of undergraduate nursing, students experience situations of loss, mourning, conflicts and various emotions experienced during their learning in the university. General objective: To investigate the emotional support produced at the university for undergraduate nursing students. Specific objectives: Describe how students deal with emotions and the impacts they have on their teaching and learning process; characterize the emotions expressed by the students; propose strategies to mediate emotions during mental health discipline based on sociopoetic methodology. Method: It is a study of qualitative approach in the sociopoetic perspective. The setting was a private university located on the west side of the city of Rio de Janeiro. The participants were nursing students from the 6th period. The research project was approved by the Research Ethics Committee (CEP), under No. 4,152,430 and 4,354,118. Results: As a result, the following categories emerged: emotions experienced by students during graduation; institutional support provided by university employees; the self-knowledge of emotions from the dance choreography of emotions; and the self-knowledge of emotions based on the choreographies idealized by the groups. Product: As a product of this study, five meetings were held with the mental health class at Universidade Federal Fluminense. These meetings were called sensitive moments. Conclusion: This research found the lack of emotional support offered to nursing students within the university environment, highlighting the importance of proposing moments of sensitive listening in nursing education.77 f.Tavares, Cláudia Mara de Melohttp://lattes.cnpq.br/6927667633888452Elias, Andréa Damiana da Silvahttp://lattes.cnpq.br/0257044952898380Muniz, Marcela Pimenta Guimarãeshttp://lattes.cnpq.br/5519189341020316http://lattes.cnpq.br/8392767540570847Sousa, Cynthia Haddad Pessanha2022-10-05T17:37:48Z2022-10-05T17:37:48Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOUSA, Cynthia Haddad Pessanha. O suporte emocional ao estudante do curso de graduação em enfermagem. 2020. 77 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020http://app.uff.br/riuff/handle/1/26386CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-10-05T17:37:52Zoai:app.uff.br:1/26386Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-10-05T17:37:52Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv O suporte emocional ao estudante do curso de graduação em enfermagem
title O suporte emocional ao estudante do curso de graduação em enfermagem
spellingShingle O suporte emocional ao estudante do curso de graduação em enfermagem
Sousa, Cynthia Haddad Pessanha
Saúde Mental
Estudantes de Enfermagem
Emoções
Saúde Mental
Estudantes de Enfermagem
Emoções
Mental Health
Nursing Students
Emotions
title_short O suporte emocional ao estudante do curso de graduação em enfermagem
title_full O suporte emocional ao estudante do curso de graduação em enfermagem
title_fullStr O suporte emocional ao estudante do curso de graduação em enfermagem
title_full_unstemmed O suporte emocional ao estudante do curso de graduação em enfermagem
title_sort O suporte emocional ao estudante do curso de graduação em enfermagem
author Sousa, Cynthia Haddad Pessanha
author_facet Sousa, Cynthia Haddad Pessanha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tavares, Cláudia Mara de Melo
http://lattes.cnpq.br/6927667633888452
Elias, Andréa Damiana da Silva
http://lattes.cnpq.br/0257044952898380
Muniz, Marcela Pimenta Guimarães
http://lattes.cnpq.br/5519189341020316
http://lattes.cnpq.br/8392767540570847
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Cynthia Haddad Pessanha
dc.subject.por.fl_str_mv Saúde Mental
Estudantes de Enfermagem
Emoções
Saúde Mental
Estudantes de Enfermagem
Emoções
Mental Health
Nursing Students
Emotions
topic Saúde Mental
Estudantes de Enfermagem
Emoções
Saúde Mental
Estudantes de Enfermagem
Emoções
Mental Health
Nursing Students
Emotions
description Introdução: A vida na universidade exige do estudante um amadurecimento que muitas vezes pode ser acompanhado de angústias oriundas por não corresponder as exigências do meio acadêmico somado a preocupação e insegurança. No percurso na graduação de enfermagem o aluno experimenta situações de perda, luto, conflitos e diversas emoções vivenciadas durante o seu aprendizado na academia. Objetivo geral: Investigar sobre o suporte emocional produzido na universidade para os alunos de graduação em enfermagem. Objetivos específicos: Descrever como os estudantes lidam com as emoções e os impactos que elas possuem em seu processo de ensino e aprendizagem; caracterizar as emoções manifestas pelos alunos; propor estratégias de mediação das emoções durante a disciplina de saúde mental a partir da metodologia sociopoética Método: Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa na perspectiva sociopoética. O cenário foi uma universidade privada localizada na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro. Os participantes foram os acadêmicos de enfermagem do 6º período. O projeto de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), sob o nº 4.152.430 e 4.354.118. Resultados: Como resultados, surgiram as seguintes categorias: emoções vivenciadas pelos alunos durante a graduação; suporte institucional realizado por funcionários da universidade; o autoconhecimento das emoções a partir da coreografia dança das emoções; e o autoconhecimento das emoções a partir das coreografias idealizadas pelos grupos. Produto: Como produto deste estudo foi realizado cinco encontros com a turma de saúde mental da Universidade Federal Fluminense. Esses encontros foram denominados instantes sensíveis. Conclusão: Esta pesquisa constatou a deficiência de suporte emocional oferecido aos alunos de enfermagem dentro do ambiente universitário, relevando a importância de propor momentos de escuta sensível no ensino de enfermagem.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-05T17:37:48Z
2022-10-05T17:37:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUSA, Cynthia Haddad Pessanha. O suporte emocional ao estudante do curso de graduação em enfermagem. 2020. 77 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020
http://app.uff.br/riuff/handle/1/26386
identifier_str_mv SOUSA, Cynthia Haddad Pessanha. O suporte emocional ao estudante do curso de graduação em enfermagem. 2020. 77 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/26386
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838778673332224