Avaliação cognitiva e comportamental de escolares que nasceram prematuramente e apresentaram hemorragia intracraniana
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/9904 |
Resumo: | Introdução: O avanço no cuidado obstétrico e neonatal tem proporcionado a sobrevivência de recém-nascido cada vez mais pré-termo, que são passíveis de possíveis sequelas inerentes a essa condição. Existem evidências consideráveis de que essas crianças apresentam maior prevalência para dificuldades cognitivas e problemas de comportamento, as quais são mais evidenciadas na idade escolar e podem persistir na idade adulta. Objetivo: Avaliar aspectos cognitivos e comportamentais de escolares que ao nascer prematuramente apresentaram hemorragia intracraniana (HIC). Material e Métodos: Foi realizado estudo transversal envolvendo crianças que nasceram pré-termo egressas da Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal e que foram acompanhadas no Ambulatório de Seguimento do Recém-nascido de Alto Risco do Hospital Universitário Antônio Pedro-UFF. Os participantes, com idade entre seis e oito anos, foram divididos em dois grupos (com e sem HIC). A avaliação cognitiva foi feita pela Escala de Inteligência Wechsler para Crianças (WISC III); para avaliar a competência social e problemas de comportamento foi usado o Questionário de Capacidades e Dificuldades (SDQ), respondido pelos pais e professores. Foram, também, coletados dados socioeconômicos. Na análise estatística foi usado o teste Mann-Whitney para comparar os grupos e o Qui-quadrado de Pearson para verificar a associação entre os grupos e as variáveis qualitativas. Adotou-se nível de significância de 0,05. Resultados: A avaliação através do WISC III demonstrou que os participantes do estudo apresentaram bom desempenho intelectual. Não foi observada diferença significativa entre os dois grupos em relação ao QI Total, QI Verbal e QI de Execução (p>0,05) Os dados colhidos por meio do SDQ apontaram para alterações comportamentais relatadas mais por pais. Conclusão: Crianças nascidas pré-termo que tiveram HIC não diferem daquelas que não a apresentaram quando avaliadas pelo WISC III. As alterações do comportamento, obtidas através da avalição pelo SDQ revelaram diferenças entre as crianças que apresentaram ou não HIC |
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Material e Métodos: Foi realizado estudo transversal envolvendo crianças que nasceram pré-termo egressas da Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal e que foram acompanhadas no Ambulatório de Seguimento do Recém-nascido de Alto Risco do Hospital Universitário Antônio Pedro-UFF. Os participantes, com idade entre seis e oito anos, foram divididos em dois grupos (com e sem HIC). A avaliação cognitiva foi feita pela Escala de Inteligência Wechsler para Crianças (WISC III); para avaliar a competência social e problemas de comportamento foi usado o Questionário de Capacidades e Dificuldades (SDQ), respondido pelos pais e professores. Foram, também, coletados dados socioeconômicos. Na análise estatística foi usado o teste Mann-Whitney para comparar os grupos e o Qui-quadrado de Pearson para verificar a associação entre os grupos e as variáveis qualitativas. Adotou-se nível de significância de 0,05. Resultados: A avaliação através do WISC III demonstrou que os participantes do estudo apresentaram bom desempenho intelectual. Não foi observada diferença significativa entre os dois grupos em relação ao QI Total, QI Verbal e QI de Execução (p>0,05) Os dados colhidos por meio do SDQ apontaram para alterações comportamentais relatadas mais por pais. Conclusão: Crianças nascidas pré-termo que tiveram HIC não diferem daquelas que não a apresentaram quando avaliadas pelo WISC III. As alterações do comportamento, obtidas através da avalição pelo SDQ revelaram diferenças entre as crianças que apresentaram ou não HICIntroduction: Advances in obstetric and neonatal care has provided the survival of newborn increasingly preterm, which are subject to possible consequences inherent in this condition. There is considerable evidence that these children have higher prevalence of cognitive and behavioral problems, which are more evident at school age and can persist into adulthood. Objective: To assess cognitive and behavioral aspects of school that birth prematurely showed intracranial hemorrhage (ICH). Material and Methods: A cross-sectional study of children born preterm graduates of the Neonatal Intensive Care Unit and were accompanied by the Follow-up Clinic Newborn High-Risk University Hospital Antonio Pedro-UFF. The participants, aged between six and eight years, were divided into two groups (with and without ICH). Cognitive assessment was made by the Wechsler Intelligence Scale for Children (WISC III); to assess the social competence and behavior problems was used Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ), answered by parents and teachers. They were also collected socioeconomic data. Statistical analysis was used the Mann-Whitney test to compare the groups and the chi-square test to verify the association between groups and qualitative variables. It was adopted 0.05 significance level. Results: The evaluation through the WISC III showed that study participants showed good intellectual performance. Was observed no significant difference between the two groups in relation to full scale IQ, Verbal IQ and performance IQ (p>0.05) The data collected through the SDQ pointed to reported behavioral changes more by parents. Conclusion: preterm children who had ICH not differ from those that did not present when evaluated by WISC III. Changes in behavior, obtained through evaluation by SDQ revealed differences between children who presented or not HIC103f.Barbosa, Adauto Dutra MoraesBueno, Arnaldo CostaValete, Cristina Ortiz SobrinhoPinto, Luciano Abreu de Mirandahttp://lattes.cnpq.br/4461738751953058http://lattes.cnpq.br/4193300724001794http://lattes.cnpq.br/5757189767887416http://lattes.cnpq.br/3246791895201559http://lattes.cnpq.br/9034930139680234Martino, Marcia Salim de2019-06-07T16:16:18Z2019-06-07T16:16:18Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMARTINO, Marcia Salim de. Avaliação cognitiva e comportamental de escolares que nasceram prematuramente e apresentaram hemorragia intracraniana. 2016. 103 f. 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