Uma experiência pedagógica do Colégio Nova Friburgo no ensino de Matemática: um olhar sobre as unidades didáticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Frickes, Luisa
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/33966
Resumo: O Colégio Nova Friburgo (CNF) foi uma instituição de ensino secundário fundada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) que, ao longo dos seus 26 anos de existência empreendeu uma experiência educacional baseada no Método de Ensino por Unidades Didáticas (MUD), elaborado por Irene Mello Carvalho e inspirado em dois métodos que o antecederam: os Passos da Instrução Formal de Herbart e o Plano Morrison. A instituição, que ao ser inaugurada, em 1950, levava o nome de Ginásio Nova Friburgo (GNF), foi a primeira no então estado do Rio de Janeiro a adotar as classes experimentais, regulamentadas apenas em 1959. Sendo assim, é legítima a sua importância dentro do contexto educacional do estado do Rio de Janeiro durante período histórico no qual funcionou. Nessa marcha, com o intuito de criar maior entendimento a respeito da aplicação do MUD (largamente exaltado pelos agentes históricos do CNF) no colégio e no ensino de Matemática dentro da instituição. a atual pesquisa se propõe a analisar cinco unidades didáticas da disciplina de Matemática colhidas a partir de duas fontes: a Revista Curriculum, periódico científico editado pelo CNF e pela FGV durante 14 anos, que servia como meio de divulgação da experiência educacional implementada no colégio, além de tratar de outras temáticas acerca da educação; e, o livro de Irene Mello Carvalho, O Ensino Por Unidades Didáticas, também editado pela FGV. Ao examinar as 48 edições da revista, foram identificados três planos de unidade de Matemática, cujos temas são: áreas de figuras planas; sistemas lineares de duas equações e duas incógnitas; e, gráficos. No que se refere à obra de Irene, são divulgados quatro planos de unidade, sendo dois destes também da disciplina de Matemática. A primeira trata de expressões algébricas, enquanto a segunda tem como temática principal o estudo de cônicas. Dessa forma, a presente pesquisa busca lançar um olhar sobre as práticas pedagógicas no ensino de Matemática aplicadas e divulgadas pelo corpo docente do CNF. Esta dissertação foi desenvolvida na linha de pesquisa Ciência, Cultura e Educação e relaciona-se ao projeto História das Instituições: culturas escolares e práticas de ensino, do grupo de pesquisa História & Educação Matemática (HEDUMAT).
id UFF-2_dfa8c6146f3d2448af9e1bd3ca443927
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/33966
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Uma experiência pedagógica do Colégio Nova Friburgo no ensino de Matemática: um olhar sobre as unidades didáticasColégio Nova FriburgoUnidades DidáticasClasses ExperimentaisPráticas PedagógicasEnsino de MatemáticaEnsino de MatemáticaPrática pedagógicaColégio Nova FriburgoTeaching UnitsExperimental ClassesPedagogical PracticesMath TeachingO Colégio Nova Friburgo (CNF) foi uma instituição de ensino secundário fundada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) que, ao longo dos seus 26 anos de existência empreendeu uma experiência educacional baseada no Método de Ensino por Unidades Didáticas (MUD), elaborado por Irene Mello Carvalho e inspirado em dois métodos que o antecederam: os Passos da Instrução Formal de Herbart e o Plano Morrison. A instituição, que ao ser inaugurada, em 1950, levava o nome de Ginásio Nova Friburgo (GNF), foi a primeira no então estado do Rio de Janeiro a adotar as classes experimentais, regulamentadas apenas em 1959. Sendo assim, é legítima a sua importância dentro do contexto educacional do estado do Rio de Janeiro durante período histórico no qual funcionou. Nessa marcha, com o intuito de criar maior entendimento a respeito da aplicação do MUD (largamente exaltado pelos agentes históricos do CNF) no colégio e no ensino de Matemática dentro da instituição. a atual pesquisa se propõe a analisar cinco unidades didáticas da disciplina de Matemática colhidas a partir de duas fontes: a Revista Curriculum, periódico científico editado pelo CNF e pela FGV durante 14 anos, que servia como meio de divulgação da experiência educacional implementada no colégio, além de tratar de outras temáticas acerca da educação; e, o livro de Irene Mello Carvalho, O Ensino Por Unidades Didáticas, também editado pela FGV. Ao examinar as 48 edições da revista, foram identificados três planos de unidade de Matemática, cujos temas são: áreas de figuras planas; sistemas lineares de duas equações e duas incógnitas; e, gráficos. No que se refere à obra de Irene, são divulgados quatro planos de unidade, sendo dois destes também da disciplina de Matemática. A primeira trata de expressões algébricas, enquanto a segunda tem como temática principal o estudo de cônicas. Dessa forma, a presente pesquisa busca lançar um olhar sobre as práticas pedagógicas no ensino de Matemática aplicadas e divulgadas pelo corpo docente do CNF. Esta dissertação foi desenvolvida na linha de pesquisa Ciência, Cultura e Educação e relaciona-se ao projeto História das Instituições: culturas escolares e práticas de ensino, do grupo de pesquisa História & Educação Matemática (HEDUMAT).141 p.Dassie, Bruno AlvesSoares, Flávia dos SantosFrança, Denise MedinaFrickes, Luisa2024-08-08T11:41:48Z2024-08-08T11:41:48Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFRICKES, Luisa. Uma experiência pedagógica do colégio Nova Friburgo no ensino de matemática: um olhar sobre as unidades didáticas. 2023. 141f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.https://app.uff.br/riuff/handle/1/33966CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-08-08T11:41:54Zoai:app.uff.br:1/33966Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-08T11:41:54Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma experiência pedagógica do Colégio Nova Friburgo no ensino de Matemática: um olhar sobre as unidades didáticas
title Uma experiência pedagógica do Colégio Nova Friburgo no ensino de Matemática: um olhar sobre as unidades didáticas
spellingShingle Uma experiência pedagógica do Colégio Nova Friburgo no ensino de Matemática: um olhar sobre as unidades didáticas
Frickes, Luisa
Colégio Nova Friburgo
Unidades Didáticas
Classes Experimentais
Práticas Pedagógicas
Ensino de Matemática
Ensino de Matemática
Prática pedagógica
Colégio Nova Friburgo
Teaching Units
Experimental Classes
Pedagogical Practices
Math Teaching
title_short Uma experiência pedagógica do Colégio Nova Friburgo no ensino de Matemática: um olhar sobre as unidades didáticas
title_full Uma experiência pedagógica do Colégio Nova Friburgo no ensino de Matemática: um olhar sobre as unidades didáticas
title_fullStr Uma experiência pedagógica do Colégio Nova Friburgo no ensino de Matemática: um olhar sobre as unidades didáticas
title_full_unstemmed Uma experiência pedagógica do Colégio Nova Friburgo no ensino de Matemática: um olhar sobre as unidades didáticas
title_sort Uma experiência pedagógica do Colégio Nova Friburgo no ensino de Matemática: um olhar sobre as unidades didáticas
author Frickes, Luisa
author_facet Frickes, Luisa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dassie, Bruno Alves
Soares, Flávia dos Santos
França, Denise Medina
dc.contributor.author.fl_str_mv Frickes, Luisa
dc.subject.por.fl_str_mv Colégio Nova Friburgo
Unidades Didáticas
Classes Experimentais
Práticas Pedagógicas
Ensino de Matemática
Ensino de Matemática
Prática pedagógica
Colégio Nova Friburgo
Teaching Units
Experimental Classes
Pedagogical Practices
Math Teaching
topic Colégio Nova Friburgo
Unidades Didáticas
Classes Experimentais
Práticas Pedagógicas
Ensino de Matemática
Ensino de Matemática
Prática pedagógica
Colégio Nova Friburgo
Teaching Units
Experimental Classes
Pedagogical Practices
Math Teaching
description O Colégio Nova Friburgo (CNF) foi uma instituição de ensino secundário fundada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) que, ao longo dos seus 26 anos de existência empreendeu uma experiência educacional baseada no Método de Ensino por Unidades Didáticas (MUD), elaborado por Irene Mello Carvalho e inspirado em dois métodos que o antecederam: os Passos da Instrução Formal de Herbart e o Plano Morrison. A instituição, que ao ser inaugurada, em 1950, levava o nome de Ginásio Nova Friburgo (GNF), foi a primeira no então estado do Rio de Janeiro a adotar as classes experimentais, regulamentadas apenas em 1959. Sendo assim, é legítima a sua importância dentro do contexto educacional do estado do Rio de Janeiro durante período histórico no qual funcionou. Nessa marcha, com o intuito de criar maior entendimento a respeito da aplicação do MUD (largamente exaltado pelos agentes históricos do CNF) no colégio e no ensino de Matemática dentro da instituição. a atual pesquisa se propõe a analisar cinco unidades didáticas da disciplina de Matemática colhidas a partir de duas fontes: a Revista Curriculum, periódico científico editado pelo CNF e pela FGV durante 14 anos, que servia como meio de divulgação da experiência educacional implementada no colégio, além de tratar de outras temáticas acerca da educação; e, o livro de Irene Mello Carvalho, O Ensino Por Unidades Didáticas, também editado pela FGV. Ao examinar as 48 edições da revista, foram identificados três planos de unidade de Matemática, cujos temas são: áreas de figuras planas; sistemas lineares de duas equações e duas incógnitas; e, gráficos. No que se refere à obra de Irene, são divulgados quatro planos de unidade, sendo dois destes também da disciplina de Matemática. A primeira trata de expressões algébricas, enquanto a segunda tem como temática principal o estudo de cônicas. Dessa forma, a presente pesquisa busca lançar um olhar sobre as práticas pedagógicas no ensino de Matemática aplicadas e divulgadas pelo corpo docente do CNF. Esta dissertação foi desenvolvida na linha de pesquisa Ciência, Cultura e Educação e relaciona-se ao projeto História das Instituições: culturas escolares e práticas de ensino, do grupo de pesquisa História & Educação Matemática (HEDUMAT).
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-08-08T11:41:48Z
2024-08-08T11:41:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FRICKES, Luisa. Uma experiência pedagógica do colégio Nova Friburgo no ensino de matemática: um olhar sobre as unidades didáticas. 2023. 141f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/33966
identifier_str_mv FRICKES, Luisa. Uma experiência pedagógica do colégio Nova Friburgo no ensino de matemática: um olhar sobre as unidades didáticas. 2023. 141f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/33966
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838883667247104