A organização da informação e a representação do conhecimento nas bibliotecas à luz da teoria da classificação: uma análise da Classificação Decimal de Dewey e da Classificação Decimal Universal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pazos, Juliana de Mesquita
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
dARK ID: ark:/87559/0013000004n4p
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/23580
Resumo: A pesquisa tem como objetivo geral estabelecer as especificidades históricas, conceituais, teóricas, metodológicas e instrumentais dos sistemas de organização da informação e de representação do conhecimento denominados Classificação Decimal de Dewey (CDD) e Classificação Decimal Universal (CDU), a fim de identificar aproximações e distanciamentos entre eles e evidenciar as razões que asseguram sua relevância e permanência nas bibliotecas contemporâneas. Para tanto, sistematizamos, sob uma perspectiva histórica, os elementos que constituem os fundamentos da classificação, com ênfase no processo de classificação bibliográfica mediado pelos sistemas de classificação notacionais supracitados. A metodologia científica aplicada se caracteriza pelas abordagens qualitativa, exploratória, teórica, descritiva e bibliográfica. Os resultados demonstram que essas classificações se aproximam conceitual e filosoficamente quanto à hierarquização decimal do universo do conhecimento num esquema sistemático que contém uma tabela principal e um índice relativo alfabético de assuntos básicos e compostos, complementados por tabelas de subdivisões auxiliares comuns e/ou especiais, atendendo às mesmas finalidades de organizar e de representar o conhecimento registrado nos documentos, possibilitando sua recuperação pelo conteúdo temático. E que se distanciam quanto à metodologia de construção e representação da notação, ou seja, a CDD realiza uma análise de conteúdo e utiliza somente símbolos numéricos e a CDU executa um processo analítico-sintético e usa símbolos numéricos, alfabéticos e/ou gráficos. Por fim, destacamos que a classificação é uma atividade primordial nas bibliotecas, pois embasa distintos procedimentos que asseguram a democratização do acesso à informação e à cultura e o exercício da cidadania.
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Para tanto, sistematizamos, sob uma perspectiva histórica, os elementos que constituem os fundamentos da classificação, com ênfase no processo de classificação bibliográfica mediado pelos sistemas de classificação notacionais supracitados. A metodologia científica aplicada se caracteriza pelas abordagens qualitativa, exploratória, teórica, descritiva e bibliográfica. Os resultados demonstram que essas classificações se aproximam conceitual e filosoficamente quanto à hierarquização decimal do universo do conhecimento num esquema sistemático que contém uma tabela principal e um índice relativo alfabético de assuntos básicos e compostos, complementados por tabelas de subdivisões auxiliares comuns e/ou especiais, atendendo às mesmas finalidades de organizar e de representar o conhecimento registrado nos documentos, possibilitando sua recuperação pelo conteúdo temático. E que se distanciam quanto à metodologia de construção e representação da notação, ou seja, a CDD realiza uma análise de conteúdo e utiliza somente símbolos numéricos e a CDU executa um processo analítico-sintético e usa símbolos numéricos, alfabéticos e/ou gráficos. Por fim, destacamos que a classificação é uma atividade primordial nas bibliotecas, pois embasa distintos procedimentos que asseguram a democratização do acesso à informação e à cultura e o exercício da cidadania.The research has as a general objective to establish the historical, conceptual, theoretical, methodological and instrumental specificities of information organization and knowledge representation systems called Dewey Decimal Classification (DDC) and Universal Decimal Classification (UDC), in order to identify approximations and distances between them and highlight the reasons that ensure their relevance and permanence in contemporary libraries. For that, we systematized, under a historical perspective, the elements that constitute the classification foundations, with emphasis on the bibliographic classification process mediated by the above mentioned notational classification systems. The applied scientific methodology is characterized by qualitative, exploratory, theoretical, descriptive and bibliographical approaches. The results demonstrate that these classifications are conceptually and philosophically close, regarding the decimal hierarchization of the universe of knowledge in a systematic scheme that contains a main table and an alphabetic relative index of basic subjects and composite subjects, complemented by common and/or special auxiliary subdivision tables, serving the same purposes of organizing and representing the knowledge registered in the documents, enabling its recovery by thematic content. And that the distances between them are related to the methodology of construction and representation of the notation, that is, the DDC performs a content analysis and uses only numerical symbols and the UDC performs an analytical-synthetic process and uses numerical, alphabetical and/ or graphics. Finally, we emphasize that classification is a primordial activity in libraries, as it underlies different procedures that ensure the democratization of access to information and culture and the exercise of citizenship.93 p.Souza, Elisabete Gonçalves dehttp://lattes.cnpq.br/3215827675996848Souza, Jóice Cleide Cardoso Ennes dehttp://lattes.cnpq.br/0671166307420162Campos, Linair Mariahttp://lattes.cnpq.br/5753423196315923Vogel, Michely Jabala Mamedehttp://lattes.cnpq.br/8849217666537840http://lattes.cnpq.br/7477788593077629Pazos, Juliana de Mesquita2021-10-25T13:11:16Z2021-10-25T13:11:16Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfPAZOS, Juliana de Mesquita. A organização da informação e a representação do conhecimento nas bibliotecas à luz da teoria da classificação: uma análise da Classificação Decimal de Dewey e da Classificação Decimal Universal. 2021. 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