O ensino de Matemática no Centro Educacional de Niterói (CEN): algumas experiências na década de 1970

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marins, Pedro de Nogueira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/10839
http://dx.doi.org/10.22409/POSEDUC.2019.m.10609101790
Resumo: Esta dissertação se propõe a estudar como se desenvolveu algumas propostas pedagógicas no âmbito do ensino de Matemática, sob os auspícios do Movimento da Matemática Moderna, no Centro Educacional de Niterói (CEN), na década de 1970. Há dois eixos guias para nossos trajetos: a compreensão de que escola era essa; e como se desenvolveram as ações neste período. O questionamento sobre a escola se torna pertinente a partir da mudança no cenário educacional brasileiro, na década de 1960, com a LDB – Lei 4.024/61, período de criação do CEN, entendendo que neste momento existia uma necessidade de se criar polos de pesquisa educacionais nas escolas do ensino básico. A instituição, que em pouco tempo, se tornou escola experimental, tinha como pilar filosófico fundamental uma educação em sentido amplo e humanista, desenvolvendo, na década de 1970, experiências no âmbito do ensino de matemática. Para buscar essa compreensão foi necessário focar nossos questionamentos nas propostas pedagógicas matemáticas que foram influenciadas pelos pensamentos daquela geração, tal como a pedagogia do belga George Papy. Para tal, foram utilizadas como fonte de pesquisa alguns documentos originais do CEN datados na década de 1970, entrevistas com ex-professores e coordenadores, alguns deles ainda atuantes na escola, os Cadernos Pedagógicos do CEN e artigos da imprensa periódica. Esperamos que este trabalho contribua para a compreensão de determinadas ações relacionadas ao Movimento da Matemática Moderna no estado do Rio de Janeiro, especialmente, as que se referem a George Papy. Em acréscimo a isto, este é o primeiro passo para a constituição de uma historiografia do CEN e de suas relações com o ensino da matemática.
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O questionamento sobre a escola se torna pertinente a partir da mudança no cenário educacional brasileiro, na década de 1960, com a LDB – Lei 4.024/61, período de criação do CEN, entendendo que neste momento existia uma necessidade de se criar polos de pesquisa educacionais nas escolas do ensino básico. A instituição, que em pouco tempo, se tornou escola experimental, tinha como pilar filosófico fundamental uma educação em sentido amplo e humanista, desenvolvendo, na década de 1970, experiências no âmbito do ensino de matemática. Para buscar essa compreensão foi necessário focar nossos questionamentos nas propostas pedagógicas matemáticas que foram influenciadas pelos pensamentos daquela geração, tal como a pedagogia do belga George Papy. Para tal, foram utilizadas como fonte de pesquisa alguns documentos originais do CEN datados na década de 1970, entrevistas com ex-professores e coordenadores, alguns deles ainda atuantes na escola, os Cadernos Pedagógicos do CEN e artigos da imprensa periódica. Esperamos que este trabalho contribua para a compreensão de determinadas ações relacionadas ao Movimento da Matemática Moderna no estado do Rio de Janeiro, especialmente, as que se referem a George Papy. Em acréscimo a isto, este é o primeiro passo para a constituição de uma historiografia do CEN e de suas relações com o ensino da matemática.This dissertation proposes to study how some pedagogical proposals were developed in Mathematics teaching, under the auspices of the Modern Mathematics Movement, in the Centro Educacional de Niterói (CEN), in the 1970s. There are two guiding axes for our courses: the understanding of what school was and how actions were developed during this period. The questioning about the school becomes pertinent, starting from the change in the Brazilian educational scenario, in the 1960s, with the sanction of the 4.024 / 61 Law, the creation period of CEN, understanding that at the moment there was a need to create poles of educational research in primary schools. The institution, which soon became an experimental school, had as its fundamental philosophical pillar an education in a broad and humanistic sense, developing in the 1970s, experiences in the field of mathematics teaching. To seek understanding it was necessary to focus our questions on the mathematical pedagogical proposals that were influenced by the thoughts of that generation, such as the pedagogy of the Belgian George Papy. For this purpose, some original CEN documents dating from the 1970s, interviews with former teachers and coordinators, some of them still active at school, CEN Pedagogical Papers and periodical press articles were used as research sources. We hope that this work will contribute to the understanding of certain actions related to the Modern Mathematics Movement in the state of Rio de Janeiro, especially those that refer to George Papy. In addition to this, this is the first step towards the constitution of a historiography of CEN and its relations with the teaching of mathematics.116f.NiteróiDassie, Bruno AlvesSoares, Flávia dos SantosSantos, Pablo Silva Machado Bispo dosFrança, Denise Medinahttp://lattes.cnpq.br/3521309922097839http://lattes.cnpq.br/5971602580983458http://lattes.cnpq.br/8058066571741158http://lattes.cnpq.br/9398557494803815http://lattes.cnpq.br/4540272100520547Marins, Pedro de Nogueira2019-08-12T20:33:34Z2019-08-12T20:33:34Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMARINS, Pedro Nogueira de. 2019. 116 f. O ensino de Matemática no Centro Educacional de Niterói (CEN): algumas experiências na década de 1970. 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