O currículo mínimo de Sociologia da escola básica: problematizando algumas questões

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Suza Mara Sousa da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/9886
Resumo: Esse trabalho consiste em uma pesquisa qualitativa e de cunho descritivo que busca compreender como o professor de Sociologia da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro se apropria do currículo mínimo em suas práticas de ensino. De acordo com os dados coletados e codificados ao longo da pesquisa pudermos perceber que não há currículo sem professor e o trabalho docente não acontece sem o currículo e é preciso explorar essa relação, tendo como parâmetro a realidade do ensino da Sociologia escolar na rede fluminense de ensino médio. A amostra da pesquisa compõe-se de cinco professores de Sociologia da escola básica do estado do Rio de Janeiro. Os resultados da pesquisa apontam que de um lado, muitos professores entendem que o currículo é um importante guia para o ensino, que oferece várias margens de manobra aos professores nas diversas situações educativas. De outro lado, há aqueles docentes que enxergam no programa uma imposição verticalizada do Estado sobre o seu trabalho, que se atenta muito mais a indicadores educacionais e o ENEM do que a verdadeira qualidade do ensino. Para estes últimos, a articulação entre os conteúdos do currículo e essas avaliações, acompanhadas por bonificações administrativas àqueles que seguirem fielmente as prescrições, interfere no exercício da docência que deve ser questionada
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