Diagnóstico de arquivos da Prefeitura Municipal de Niterói: elementos para o estabelecimento da gestão de documentos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Letícia Bastos da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/22880
Resumo: A pesquisa demonstra como a gestão de documentos se faz necessária dentro de uma instituição, seja ela pública ou privada e os problemas existentes acerca da ausência deste programa. Apresenta o conceito de gestão de documentos, seu desenvolvimento em meio internacional e nacional, suas fases e seus procedimentos. Conceitua protocolo e arquivo corrente com o objetivo de ressaltar a importância dos seus devidos funcionamentos e da interação entre ambos. Discorre sobre as metodologias: classificação e avaliação de documentos de arquivo e seus instrumentos, além de seus objetivos e os benefícios trazidos pelo exercício destas funções arquivísticas. Contextualiza a Prefeitura Municipal de Niterói e a Secretaria Municipal de Urbanismo e Mobilidade e descreve as características de seus arquivos: o arquivo do Gabinete da Secretaria, o Arquivo Urbanístico de Arquitetura Ruth Aono ou “Arquivo de Plantas” e o Arquivo Geral. Elabora um diagnóstico baseado nas falhas encontradas nos acervos. Propõe a adoção de diretrizes para a implementação de uma efetiva gestão de documentos, a princípio, no Gabinete para que posteriormente seja desenvolvida em toda a Secretaria e Prefeitura. Conclui que para que haja o tratamento dos documentos de arquivo, os procedimentos da gestão de documentos devem ser realizados desde o momento de produção. Ressalta a necessidade da adoção e interesse por parte das autoridades competentes para que seja possível o início de uma mudança nos arquivos da instituição.
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