A pedagogia do capital no programa adolescente aprendiz da Fundação BRADESCO (2013-2018)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Sânia Nayara da Costa
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/15913
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo evidenciar o sentido e a especificidade do Programa Adolescente Aprendiz na Fundação Bradesco, visto que a instituição possui um expressivo conjunto de vias formativas de educação profissional para a classe trabalhadora. O Programa Adolescente Aprendiz começou a ser implementado na Fundação Bradesco no ano de 2004, depois que começou a vigorar a Lei da Aprendizagem, para oferecer a jovens de 14 a 24 anos formação profissional e inserção no mercado de trabalho. No que se refere ao campo empírico documental, tratamos o tema a partir de fontes oficiais e oficiosas da Fundação Bradesco e do Banco Bradesco no período de 2013 a 2018. A perspectiva epistemológica deste trabalho é o materialismo histórico dialético, o que viabiliza tratar o Programa Adolescente Aprendiz da Fundação Bradesco em suas múltiplas dimensões, em sua forma singular e específica, considerando sua articulação nas contradições e nas mediações da totalidade social de que faz parte. Tratamos a dinâmica do capitalismo atual a partir do conceito “capital- imperialismo”, que visa captar a integração da burguesia brasileira aos países imperialistas de forma subalterna. Optamos por trabalhar com a concepção de Estado na perspectiva gramsciana e, também, como uma ferramenta metodológica com base em Mendonça (2014). Procuramos, assim, demonstrar como a formação profissional desempenha papel fundamental no complexo de estratégias de controle social do capital-imperialismo subalterno, principalmente, a partir do século XXI, com a abertura de novas fronteiras para expansão das condições de reprodução ampliada. A pesquisa identificou que o Programa Adolescente Aprendiz da Fundação Bradesco, no contexto do capital-imperialismo, visa uma formação ideológica calcada nos pilares “aprender a aprender” para o desenvolvimento da pedagogia das competências e do empreendedorismo
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A perspectiva epistemológica deste trabalho é o materialismo histórico dialético, o que viabiliza tratar o Programa Adolescente Aprendiz da Fundação Bradesco em suas múltiplas dimensões, em sua forma singular e específica, considerando sua articulação nas contradições e nas mediações da totalidade social de que faz parte. Tratamos a dinâmica do capitalismo atual a partir do conceito “capital- imperialismo”, que visa captar a integração da burguesia brasileira aos países imperialistas de forma subalterna. Optamos por trabalhar com a concepção de Estado na perspectiva gramsciana e, também, como uma ferramenta metodológica com base em Mendonça (2014). Procuramos, assim, demonstrar como a formação profissional desempenha papel fundamental no complexo de estratégias de controle social do capital-imperialismo subalterno, principalmente, a partir do século XXI, com a abertura de novas fronteiras para expansão das condições de reprodução ampliada. A pesquisa identificou que o Programa Adolescente Aprendiz da Fundação Bradesco, no contexto do capital-imperialismo, visa uma formação ideológica calcada nos pilares “aprender a aprender” para o desenvolvimento da pedagogia das competências e do empreendedorismoCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThis research aims to highlight the meaning and specificity of the Adolescent Apprentice Programa at Fundação Bradesco, since the institution has na expressive set of training couses for professional education for the working class. The Adolescent Apprentice Program began to be implemented at Fundação Bradesco in 2004, after the Apprenticeship Law came into force, to offer Young people from 14 to 24 years old professional training and isertion in the labor market. With regard to the empirical documentar field, we deal with the topic from oficial and unofficial sources of Fundação Bradesco and Banco Bradesco in the period from 2013 to 2018. The epistemological perspective of this work is dialectical historical materialism, which makes it possible to treat the Fundação Bradesco Adolescent Apprentice Program in its multiple dimensions, in its singular and specific form, considering its articulation in the contradictions and mediations of the social totality of which it is a part. We treat the dynamics of current capitalismo based on the concept of “capital-imperialism”, which aims to capture the integration of the Brazilian bourgeoisie to imperialista countries in a subordinate manner. Ww chose to work with the concepto of State from the Gramscian perspective and, also, as a methodological tool based on Mendonça (2014). Thus, we seek to demonstrate how professional training plays a fundamental role in the complex of social control strategies of subordinate capital-imperialism, especially from the 21 st century onwards, with the opening of new frontiers for the expansion of expanded reproduction conditions. The research identified that Fundação Bradesco’s Adolescent Apprentice Program, in the contexto of capital- imperialism, aims at an ideological formation based on the “learn to learn” pillars for the development of skills pedagogy and entrepreneurship. Keywords207 fRummert, Sonia MariaVentura, Jaqueline PereiraCiavatta, MariaMotta, Vânia Cardoso daLamosa, Rodrigo de Azevedo CruzFerreira, Sânia Nayara da Costa2020-11-12T20:00:04Z2020-11-12T20:00:04Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFERREIRA, Sânia Nayara da Costa. A pedagogia do capital no programa adolescente aprendiz da Fundação BRADESCO (2013-2018). 2020. 207f. 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