Histórias em quadrinhos no ensino de ciências: análise de conteúdo e bibliométrica da produção científica indexada na OASISBR (2017-2021)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chacon, Eluzir Pedrazzi
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/32253
Resumo: Histórias em quadrinhos são meios de comunicação multimodais, que permitem inúmeras possibilidades para a construção de narrativas e induzir a formação de leitores, aumento da criatividade, abstração e criticidade de crianças, jovens e adultos, constituindo-se, portanto, como ferramentas auxiliares para o ensino-aprendizagem de conteúdos científicos, bem como fontes de informação. O trabalho visa mapear a produção científica brasileira sobre o uso e a criação de histórias em quadrinhos no Ensino de Ciências no período de 2017 a 2021. Trata-se de uma pesquisa básica e descritiva, que utiliza duas técnicas para analisar o uso e a produção de histórias em quadrinhos no Ensino de Ciências, a Bibliometria e a Análise de Conteúdo. Dentre as bases de dados pesquisadas foi escolhida a OASISBR e encontrados 73 documentos, tais como Artigos de Periódicos, Dissertações, Teses, Trabalhos de Conclusão de Curso, Trabalhos em Eventos e Capítulo de Livro, cujos dados foram organizados e padronizados em uma planilha Excel. A análise do corpus documental revelou a presença histórias em quadrinhos autorais, que foram elaboradas manualmente ou utilizando principalmente os softwares Pixton e ToonDoo; comerciais, sendo destacada as da “Turma da Mônica” e por fim, aquelas adaptadas. Foram abordados diversos conteúdos de Ciências do Ensino Fundamental, Biologia, Física, Matemática e Química. O estudo Bibliométrico mostrou que 99 autores publicaram apenas um trabalho, 6 publicaram dois, enquanto 2 autoras publicaram três. A maioria das instituições envolvidas é pública, principalmente federal, destacando-se aquelas do sudeste e sul do Brasil. Notam-se poucas ligações entre autores e também instituições. A palavra-chave “Histórias em Quadrinhos” é a que teve maior incidência nos trabalhos e ligações principalmente com Ensino de Ciências e Ensino de Química. Assim, pôde-se observar que as histórias em quadrinhos, relevantes meios de comunicação de massa, são excelentes ferramentas educacionais para o ensino-aprendizagem de Ciências, podendo ser utilizadas por pessoas de todas as idades e níveis socioeducacionais.
id UFF-2_edf829e41482f93df3dbb79189e0910e
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/32253
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Histórias em quadrinhos no ensino de ciências: análise de conteúdo e bibliométrica da produção científica indexada na OASISBR (2017-2021)Histórias em quadrinhosEnsino de CiênciasBibliometriaAnálise de conteúdoHistória em quadrinhosEnsino de ciências naturaisProdução científicaComicsScience teachingBibliometricsContent analysisHistórias em quadrinhos são meios de comunicação multimodais, que permitem inúmeras possibilidades para a construção de narrativas e induzir a formação de leitores, aumento da criatividade, abstração e criticidade de crianças, jovens e adultos, constituindo-se, portanto, como ferramentas auxiliares para o ensino-aprendizagem de conteúdos científicos, bem como fontes de informação. O trabalho visa mapear a produção científica brasileira sobre o uso e a criação de histórias em quadrinhos no Ensino de Ciências no período de 2017 a 2021. Trata-se de uma pesquisa básica e descritiva, que utiliza duas técnicas para analisar o uso e a produção de histórias em quadrinhos no Ensino de Ciências, a Bibliometria e a Análise de Conteúdo. Dentre as bases de dados pesquisadas foi escolhida a OASISBR e encontrados 73 documentos, tais como Artigos de Periódicos, Dissertações, Teses, Trabalhos de Conclusão de Curso, Trabalhos em Eventos e Capítulo de Livro, cujos dados foram organizados e padronizados em uma planilha Excel. A análise do corpus documental revelou a presença histórias em quadrinhos autorais, que foram elaboradas manualmente ou utilizando principalmente os softwares Pixton e ToonDoo; comerciais, sendo destacada as da “Turma da Mônica” e por fim, aquelas adaptadas. Foram abordados diversos conteúdos de Ciências do Ensino Fundamental, Biologia, Física, Matemática e Química. O estudo Bibliométrico mostrou que 99 autores publicaram apenas um trabalho, 6 publicaram dois, enquanto 2 autoras publicaram três. A maioria das instituições envolvidas é pública, principalmente federal, destacando-se aquelas do sudeste e sul do Brasil. Notam-se poucas ligações entre autores e também instituições. A palavra-chave “Histórias em Quadrinhos” é a que teve maior incidência nos trabalhos e ligações principalmente com Ensino de Ciências e Ensino de Química. Assim, pôde-se observar que as histórias em quadrinhos, relevantes meios de comunicação de massa, são excelentes ferramentas educacionais para o ensino-aprendizagem de Ciências, podendo ser utilizadas por pessoas de todas as idades e níveis socioeducacionais.Comics are multimodal means of communication, which allow countless possibilities for the construction of narratives and induce the formation of readers, increase creativity, abstraction and criticality of children, young people and adults, constituting, therefore, as auxiliary tools for the teaching-learning of scientific contents, as well as sources of information. The work aims to survey the Brazilian academic production on the use and creation of comics in Science Teaching from 2017 to 2021. It is a basic and descriptive research, which uses two techniques to analyze the use and production of comics in Science Teaching, Bibliometrics and Content Analysis. Among the searched databases, OASISBR was chosen and 73 documents were found, such as Journal Articles, Dissertations, Theses, Course Completion Works, Works at Events and Book Chapters, whose data were organized and standardized in an Excel spreadsheet. The analysis of the documentary corpus revealed the presence of authorial comics, which were created manually or using mainly Pixton and ToonDoo software; commercials, highlighting those from “Turma da Mônica” and, finally, those adapted. Various contents of Elementary School Sciences, Biology, Physics, Mathematics and Chemistry were addressed. The Bibliometric study showed that 99 authors published only one work, six published two, while two authors published three. Most of the institutions involved are public, mainly federal, with emphasis on those in the southeast and south of Brazil. There are few links between authors and also institutions. The keyword “Comics” is the one that had the highest incidence in works and links mainly with Science Teaching and Chemistry Teaching. Thus, it could be observed that comics, relevant means of mass communication, are excellent educational tools for teaching and learning Science, and can be used by people of all ages and socioeducational levels.85 p.Vogel, Michely Jabala MamedeMilani, Suellen OliveiraRubén Alvarez, GonzaloChacon, Eluzir Pedrazzi2024-02-08T16:33:11Z2024-02-08T16:33:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCHACON, Eluzir Pedrazzi. Histórias em quadrinhos no ensino de ciências: análise de conteúdo e bibliométrica da produção científica indexada na OASISBR (2017-2021). 2023. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.http://app.uff.br/riuff/handle/1/32253CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-02-08T16:33:14Zoai:app.uff.br:1/32253Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-02-08T16:33:14Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Histórias em quadrinhos no ensino de ciências: análise de conteúdo e bibliométrica da produção científica indexada na OASISBR (2017-2021)
title Histórias em quadrinhos no ensino de ciências: análise de conteúdo e bibliométrica da produção científica indexada na OASISBR (2017-2021)
spellingShingle Histórias em quadrinhos no ensino de ciências: análise de conteúdo e bibliométrica da produção científica indexada na OASISBR (2017-2021)
Chacon, Eluzir Pedrazzi
Histórias em quadrinhos
Ensino de Ciências
Bibliometria
Análise de conteúdo
História em quadrinhos
Ensino de ciências naturais
Produção científica
Comics
Science teaching
Bibliometrics
Content analysis
title_short Histórias em quadrinhos no ensino de ciências: análise de conteúdo e bibliométrica da produção científica indexada na OASISBR (2017-2021)
title_full Histórias em quadrinhos no ensino de ciências: análise de conteúdo e bibliométrica da produção científica indexada na OASISBR (2017-2021)
title_fullStr Histórias em quadrinhos no ensino de ciências: análise de conteúdo e bibliométrica da produção científica indexada na OASISBR (2017-2021)
title_full_unstemmed Histórias em quadrinhos no ensino de ciências: análise de conteúdo e bibliométrica da produção científica indexada na OASISBR (2017-2021)
title_sort Histórias em quadrinhos no ensino de ciências: análise de conteúdo e bibliométrica da produção científica indexada na OASISBR (2017-2021)
author Chacon, Eluzir Pedrazzi
author_facet Chacon, Eluzir Pedrazzi
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vogel, Michely Jabala Mamede
Milani, Suellen Oliveira
Rubén Alvarez, Gonzalo
dc.contributor.author.fl_str_mv Chacon, Eluzir Pedrazzi
dc.subject.por.fl_str_mv Histórias em quadrinhos
Ensino de Ciências
Bibliometria
Análise de conteúdo
História em quadrinhos
Ensino de ciências naturais
Produção científica
Comics
Science teaching
Bibliometrics
Content analysis
topic Histórias em quadrinhos
Ensino de Ciências
Bibliometria
Análise de conteúdo
História em quadrinhos
Ensino de ciências naturais
Produção científica
Comics
Science teaching
Bibliometrics
Content analysis
description Histórias em quadrinhos são meios de comunicação multimodais, que permitem inúmeras possibilidades para a construção de narrativas e induzir a formação de leitores, aumento da criatividade, abstração e criticidade de crianças, jovens e adultos, constituindo-se, portanto, como ferramentas auxiliares para o ensino-aprendizagem de conteúdos científicos, bem como fontes de informação. O trabalho visa mapear a produção científica brasileira sobre o uso e a criação de histórias em quadrinhos no Ensino de Ciências no período de 2017 a 2021. Trata-se de uma pesquisa básica e descritiva, que utiliza duas técnicas para analisar o uso e a produção de histórias em quadrinhos no Ensino de Ciências, a Bibliometria e a Análise de Conteúdo. Dentre as bases de dados pesquisadas foi escolhida a OASISBR e encontrados 73 documentos, tais como Artigos de Periódicos, Dissertações, Teses, Trabalhos de Conclusão de Curso, Trabalhos em Eventos e Capítulo de Livro, cujos dados foram organizados e padronizados em uma planilha Excel. A análise do corpus documental revelou a presença histórias em quadrinhos autorais, que foram elaboradas manualmente ou utilizando principalmente os softwares Pixton e ToonDoo; comerciais, sendo destacada as da “Turma da Mônica” e por fim, aquelas adaptadas. Foram abordados diversos conteúdos de Ciências do Ensino Fundamental, Biologia, Física, Matemática e Química. O estudo Bibliométrico mostrou que 99 autores publicaram apenas um trabalho, 6 publicaram dois, enquanto 2 autoras publicaram três. A maioria das instituições envolvidas é pública, principalmente federal, destacando-se aquelas do sudeste e sul do Brasil. Notam-se poucas ligações entre autores e também instituições. A palavra-chave “Histórias em Quadrinhos” é a que teve maior incidência nos trabalhos e ligações principalmente com Ensino de Ciências e Ensino de Química. Assim, pôde-se observar que as histórias em quadrinhos, relevantes meios de comunicação de massa, são excelentes ferramentas educacionais para o ensino-aprendizagem de Ciências, podendo ser utilizadas por pessoas de todas as idades e níveis socioeducacionais.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-02-08T16:33:11Z
2024-02-08T16:33:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CHACON, Eluzir Pedrazzi. Histórias em quadrinhos no ensino de ciências: análise de conteúdo e bibliométrica da produção científica indexada na OASISBR (2017-2021). 2023. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/32253
identifier_str_mv CHACON, Eluzir Pedrazzi. Histórias em quadrinhos no ensino de ciências: análise de conteúdo e bibliométrica da produção científica indexada na OASISBR (2017-2021). 2023. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/32253
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838885409980416