Capacitação virtual para colaboradores dentro de uma empresa de saneamento: um estudo sobre a eficiência instrucional de vídeoaulas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Matheus Castro de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/28522
Resumo: Os programas de capacitação em organizações são de extrema importância para o diferencial competitivo e melhoria na qualidade profissional. Em meio à ascensão do período pandêmico, se torna necessário a criação de materiais que se adequem a condições adversas. Nesta monografia é apresentado o desenvolvimento de um curso de capacitação virtual, a partir de vídeoaulas. Considerando pressupostos teóricos cognitivistas, a possibilidade de desorientação deve ser investigada para garantir a mais alta eficiência instrucional. Com metodologia quantitativa e design do tipo pré-pós-testes, colaboradores do Setor de Esgoto de uma empresa de saneamento (n = 17) estudaram diferentes temas propostos em quatro módulos. O objetivo foi avaliar a eficiência da instrução, considerando a aquisição de conhecimento, esforço mental e percepção do material. Os resultados indicam que dois módulos apresentaram eficiência instrucional, os quais favorecem o ganho de conhecimento (processamento generativo) sem um aumento significativo do esforço mental (carga intrínseca) ou percepção do material (carga extrínseca) pelos funcionários, quando estes possuem pouco conhecimento prévio sobre os temas abordados. Porém, para assuntos de maior domínio e facilidade aos participantes, não é percebido o processamento generativo, isso implica no efeito reverso da expertise. Limitações da pesquisa e implicações educacionais são brevemente discutidas..
id UFF-2_ee2d79a51eb0d3f10acb8e83d6fd22ac
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/28522
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Capacitação virtual para colaboradores dentro de uma empresa de saneamento: um estudo sobre a eficiência instrucional de vídeoaulasPandemiaTeoria da aprendizagem multimídiaMaterial digitalEfeito reverso da expertiseCapacitação profissionalAula integradaTeoria da aprendizagemRepositório institucionalPandemicMultimedia learning theoryDigital contentReverse effect of expertiseOs programas de capacitação em organizações são de extrema importância para o diferencial competitivo e melhoria na qualidade profissional. Em meio à ascensão do período pandêmico, se torna necessário a criação de materiais que se adequem a condições adversas. Nesta monografia é apresentado o desenvolvimento de um curso de capacitação virtual, a partir de vídeoaulas. Considerando pressupostos teóricos cognitivistas, a possibilidade de desorientação deve ser investigada para garantir a mais alta eficiência instrucional. Com metodologia quantitativa e design do tipo pré-pós-testes, colaboradores do Setor de Esgoto de uma empresa de saneamento (n = 17) estudaram diferentes temas propostos em quatro módulos. O objetivo foi avaliar a eficiência da instrução, considerando a aquisição de conhecimento, esforço mental e percepção do material. Os resultados indicam que dois módulos apresentaram eficiência instrucional, os quais favorecem o ganho de conhecimento (processamento generativo) sem um aumento significativo do esforço mental (carga intrínseca) ou percepção do material (carga extrínseca) pelos funcionários, quando estes possuem pouco conhecimento prévio sobre os temas abordados. Porém, para assuntos de maior domínio e facilidade aos participantes, não é percebido o processamento generativo, isso implica no efeito reverso da expertise. Limitações da pesquisa e implicações educacionais são brevemente discutidas..Training programs in organizations are extremely important for competitive advantage and improvement in professional quality. During the rise of the pandemic period, it is necessary to create contents that are related to adverse conditions. This work has presented the development of a virtual training course using video classes. Considering cognitive theoretical assumptions, the possibility of disorientation should be investigated to ensure the highest instructional efficiency. With quantitative methodology and pre-post-test design, employees from the Sewage Sector of a sanitation company (n = 17) studied different themes proposed in four modules. The objective was to evaluate the efficiency of the instruction, considering the knowledge acquisition, mental effort and perception of the content. The results indicate that two modules presented instructional efficiency, which favors the gain of knowledge (generative processing) without a significant increase in mental effort (intrinsic load) or perception of the content (extrinsic load) by employees when they have little prior knowledge about the topics addressed. However, for matters of greater mastery and ease to the participants, it is not perceived the generative processing, this implies the reverse effect of expertise. Research limitations and educational implications are briefly discussed.42 f.Aguiar, Joana GuilaresCosta, Leonardo Moreira daCova, Rose Mary LatiniOliveira, Matheus Castro de2023-04-11T19:33:33Z2023-04-11T19:33:33Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Matheus Castro de. Capacitação virtual para colaboradores dentro de uma empresa de saneamento: um estudo sobre a eficiência instrucional de vídeoaulas. 2022. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/28522CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-04-11T19:33:37Zoai:app.uff.br:1/28522Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:14:03.746614Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Capacitação virtual para colaboradores dentro de uma empresa de saneamento: um estudo sobre a eficiência instrucional de vídeoaulas
title Capacitação virtual para colaboradores dentro de uma empresa de saneamento: um estudo sobre a eficiência instrucional de vídeoaulas
spellingShingle Capacitação virtual para colaboradores dentro de uma empresa de saneamento: um estudo sobre a eficiência instrucional de vídeoaulas
Oliveira, Matheus Castro de
Pandemia
Teoria da aprendizagem multimídia
Material digital
Efeito reverso da expertise
Capacitação profissional
Aula integrada
Teoria da aprendizagem
Repositório institucional
Pandemic
Multimedia learning theory
Digital content
Reverse effect of expertise
title_short Capacitação virtual para colaboradores dentro de uma empresa de saneamento: um estudo sobre a eficiência instrucional de vídeoaulas
title_full Capacitação virtual para colaboradores dentro de uma empresa de saneamento: um estudo sobre a eficiência instrucional de vídeoaulas
title_fullStr Capacitação virtual para colaboradores dentro de uma empresa de saneamento: um estudo sobre a eficiência instrucional de vídeoaulas
title_full_unstemmed Capacitação virtual para colaboradores dentro de uma empresa de saneamento: um estudo sobre a eficiência instrucional de vídeoaulas
title_sort Capacitação virtual para colaboradores dentro de uma empresa de saneamento: um estudo sobre a eficiência instrucional de vídeoaulas
author Oliveira, Matheus Castro de
author_facet Oliveira, Matheus Castro de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Aguiar, Joana Guilares
Costa, Leonardo Moreira da
Cova, Rose Mary Latini
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Matheus Castro de
dc.subject.por.fl_str_mv Pandemia
Teoria da aprendizagem multimídia
Material digital
Efeito reverso da expertise
Capacitação profissional
Aula integrada
Teoria da aprendizagem
Repositório institucional
Pandemic
Multimedia learning theory
Digital content
Reverse effect of expertise
topic Pandemia
Teoria da aprendizagem multimídia
Material digital
Efeito reverso da expertise
Capacitação profissional
Aula integrada
Teoria da aprendizagem
Repositório institucional
Pandemic
Multimedia learning theory
Digital content
Reverse effect of expertise
description Os programas de capacitação em organizações são de extrema importância para o diferencial competitivo e melhoria na qualidade profissional. Em meio à ascensão do período pandêmico, se torna necessário a criação de materiais que se adequem a condições adversas. Nesta monografia é apresentado o desenvolvimento de um curso de capacitação virtual, a partir de vídeoaulas. Considerando pressupostos teóricos cognitivistas, a possibilidade de desorientação deve ser investigada para garantir a mais alta eficiência instrucional. Com metodologia quantitativa e design do tipo pré-pós-testes, colaboradores do Setor de Esgoto de uma empresa de saneamento (n = 17) estudaram diferentes temas propostos em quatro módulos. O objetivo foi avaliar a eficiência da instrução, considerando a aquisição de conhecimento, esforço mental e percepção do material. Os resultados indicam que dois módulos apresentaram eficiência instrucional, os quais favorecem o ganho de conhecimento (processamento generativo) sem um aumento significativo do esforço mental (carga intrínseca) ou percepção do material (carga extrínseca) pelos funcionários, quando estes possuem pouco conhecimento prévio sobre os temas abordados. Porém, para assuntos de maior domínio e facilidade aos participantes, não é percebido o processamento generativo, isso implica no efeito reverso da expertise. Limitações da pesquisa e implicações educacionais são brevemente discutidas..
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-11T19:33:33Z
2023-04-11T19:33:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Matheus Castro de. Capacitação virtual para colaboradores dentro de uma empresa de saneamento: um estudo sobre a eficiência instrucional de vídeoaulas. 2022. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/28522
identifier_str_mv OLIVEIRA, Matheus Castro de. Capacitação virtual para colaboradores dentro de uma empresa de saneamento: um estudo sobre a eficiência instrucional de vídeoaulas. 2022. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/28522
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1817064540690448384