Aos lampejos do esquecer: uma análise nietzschiana do filme As I was moving ahead occasionally I saw brief glimpses of beauty

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rangel, Luísa Gonçalves
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/7989
Resumo: Trata-se de analisar como no filme As I was moving ahead occasinally I saw brief glimpses of beauty (2001), de Jonas Mekas, o ato de filmar e o da montagem propõem uma instigante apreensão temporal a partir do eixo teórico do filósofo alemão Friedrich Nietzsche. No debruçar-se de algumas das principais obras - Assim falou Zaratustra, Segunda Consideração Intempestiva: da utilidade e desvantagem da história para a vida e Genealogia da moral - intenta-se notar uma perspectiva temporal singular ao cinema-diário. A partir dos conceitos de esquecimento, memória e memória da vontade urdidos, principalmente, sob o olhar do primeiro aforismo da Segunda dissertação da Genealogia da moral, o filósofo constrói uma perspectiva de criação que traz à tona uma posição coincidente dos tempos na vida. No percurso dessa construção de vida sob a vida, alicerçado ao equilíbrio temporal e à compreensão da vontade de filmar como vontade de memória e ao ato da montagem enquanto esquecimento, o filme se estabelece como um incessante vir-a-ser da própria vida.
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