Capacitação em avaliação nutricional: Experiências de aprendizagem à distância durante a pandemia da COVID-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Marcelly Cunha Oliveira dos Santos
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Martins, Maisa Cruz, Kaippert, Vanessa Chaia, Ferreira, Aline Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/12948
Resumo: A capacitação em avaliação nutricional é essencial para o aperfeiçoamento do processo de trabalho do nutricionista. Em tempos de pandemia da COVID-19, mudanças na atuação profissional e nas formas de ensino impactaram no processo de capacitação. Assim, o objetivo deste trabalho é descrever a experiência com a realização do curso de extensão remoto “Avaliação Nutricional: Desafios e Perspectivas”, que teve a finalidade de promover atualização e debate sobre tópicos desafiadores e inovadores em avaliação nutricional. O curso foi realizado no período de março a abril de 2021 com carga horária total de 40 horas, com atividades síncronas e assíncronas. O público do curso foi composto por nutricionistas de diversas regiões brasileiras com média de idade de 35,6 anos, com atuação profissional principalmente em nutrição clínica e saúde coletiva. Os relatos dos participantes indicaram que o curso oportunizou aprendizagem e atualização profissional com elevado percentual de participação nas atividades síncronas (88,8%) e assíncronas (78,9%). A realização do curso reafirmou a importância de proporcionar espaços reflexivos sobre os desafios vivenciados pelo nutricionista no âmbito da avaliação nutricional, sendo primordial a busca por novas tecnologias que facilitem e propiciem maior interação e colaboração dos participantes em ambientes virtuais de aprendizagem. Espera-se que a experiência relatada neste artigo promova novas ações pautadas na troca de saberes entre a comunidade acadêmica e a sociedade, contribuindo para a democratização do conhecimento. Palavras-chave: Nutricionistas; Capacitação Profissional; Covid-19; Relações Comunidade-Instituição Training in nutritional assessment: Distance learning experiences during the COVID-19 pandemic Abstract: Training in nutritional assessment is essential to improve the work process of nutritionists. During the COVID-19 pandemic, professional performance and teaching methods changes impacted the training process. Thus, this paper aims to describe the experience with the realization of the remote extension course "Nutrition Assessment: Challenges and Perspectives," which aimed to promote updating and debate about challenging and innovative topics in nutritional assessment. The course was accomplished from March to April 2021 with a total workload of 40 hours, with synchronous and asynchronous activities. The course audience consisted of nutritionists from different Brazilian regions with an average age of 35,6 years old, with professional performance mainly in clinical nutrition and public health. The participants' reports indicated that the course provided an opportunity for learning and professional updating, with a high percentage of participation in synchronous (88.8%) and asynchronous (78.9%) activities. The experience with course development reaffirmed the importance of offering opportunities for reflection about challenges experienced by nutritionists in the context of nutritional assessment, being essential in the search for new technologies that facilitate and provide more significant interaction and collaboration of participants in virtual learning environments. The experience reported in this article is expected to promote new actions based on the exchange of knowledge between the academic community and society, contributing to the democratization of knowledge. Keywords: Nutritionists; Professional Training; Covid-19; Community-Institutional Relations
id UFFS-1_154c93a27c5f9b058ab66a47428f814c
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/12948
network_acronym_str UFFS-1
network_name_str Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
repository_id_str
spelling Capacitação em avaliação nutricional: Experiências de aprendizagem à distância durante a pandemia da COVID-19A capacitação em avaliação nutricional é essencial para o aperfeiçoamento do processo de trabalho do nutricionista. Em tempos de pandemia da COVID-19, mudanças na atuação profissional e nas formas de ensino impactaram no processo de capacitação. Assim, o objetivo deste trabalho é descrever a experiência com a realização do curso de extensão remoto “Avaliação Nutricional: Desafios e Perspectivas”, que teve a finalidade de promover atualização e debate sobre tópicos desafiadores e inovadores em avaliação nutricional. O curso foi realizado no período de março a abril de 2021 com carga horária total de 40 horas, com atividades síncronas e assíncronas. O público do curso foi composto por nutricionistas de diversas regiões brasileiras com média de idade de 35,6 anos, com atuação profissional principalmente em nutrição clínica e saúde coletiva. Os relatos dos participantes indicaram que o curso oportunizou aprendizagem e atualização profissional com elevado percentual de participação nas atividades síncronas (88,8%) e assíncronas (78,9%). A realização do curso reafirmou a importância de proporcionar espaços reflexivos sobre os desafios vivenciados pelo nutricionista no âmbito da avaliação nutricional, sendo primordial a busca por novas tecnologias que facilitem e propiciem maior interação e colaboração dos participantes em ambientes virtuais de aprendizagem. Espera-se que a experiência relatada neste artigo promova novas ações pautadas na troca de saberes entre a comunidade acadêmica e a sociedade, contribuindo para a democratização do conhecimento. Palavras-chave: Nutricionistas; Capacitação Profissional; Covid-19; Relações Comunidade-Instituição Training in nutritional assessment: Distance learning experiences during the COVID-19 pandemic Abstract: Training in nutritional assessment is essential to improve the work process of nutritionists. During the COVID-19 pandemic, professional performance and teaching methods changes impacted the training process. Thus, this paper aims to describe the experience with the realization of the remote extension course "Nutrition Assessment: Challenges and Perspectives," which aimed to promote updating and debate about challenging and innovative topics in nutritional assessment. The course was accomplished from March to April 2021 with a total workload of 40 hours, with synchronous and asynchronous activities. The course audience consisted of nutritionists from different Brazilian regions with an average age of 35,6 years old, with professional performance mainly in clinical nutrition and public health. The participants' reports indicated that the course provided an opportunity for learning and professional updating, with a high percentage of participation in synchronous (88.8%) and asynchronous (78.9%) activities. The experience with course development reaffirmed the importance of offering opportunities for reflection about challenges experienced by nutritionists in the context of nutritional assessment, being essential in the search for new technologies that facilitate and provide more significant interaction and collaboration of participants in virtual learning environments. The experience reported in this article is expected to promote new actions based on the exchange of knowledge between the academic community and society, contributing to the democratization of knowledge. Keywords: Nutritionists; Professional Training; Covid-19; Community-Institutional RelationsUniversidade Federal da Fronteira Sul - UFFS2023-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por parestextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfapplication/xmlhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/1294810.36661/2358-0399.2023v14n1.12948Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 14 n. 1 (2023); 53-65Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 14 No 1 (2023); 53-65Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 14 Núm. 1 (2023); 53-652358-03991806-2695reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/12948/8782https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/12948/9294Copyright (c) 2023 Marcelly Cunha Oliveira dos Santos Lopes, Maisa Cruz Martins, Vanessa Chaia Kaippert, Aline Alves Ferreirahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLopes, Marcelly Cunha Oliveira dos SantosMartins, Maisa CruzKaippert, Vanessa ChaiaFerreira, Aline Alves2023-09-30T22:33:08Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12948Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/indexPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/oai||contato.rbeu@gmail.com2358-03991806-2695opendoar:2023-09-30T22:33:08Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Capacitação em avaliação nutricional: Experiências de aprendizagem à distância durante a pandemia da COVID-19
title Capacitação em avaliação nutricional: Experiências de aprendizagem à distância durante a pandemia da COVID-19
spellingShingle Capacitação em avaliação nutricional: Experiências de aprendizagem à distância durante a pandemia da COVID-19
Lopes, Marcelly Cunha Oliveira dos Santos
title_short Capacitação em avaliação nutricional: Experiências de aprendizagem à distância durante a pandemia da COVID-19
title_full Capacitação em avaliação nutricional: Experiências de aprendizagem à distância durante a pandemia da COVID-19
title_fullStr Capacitação em avaliação nutricional: Experiências de aprendizagem à distância durante a pandemia da COVID-19
title_full_unstemmed Capacitação em avaliação nutricional: Experiências de aprendizagem à distância durante a pandemia da COVID-19
title_sort Capacitação em avaliação nutricional: Experiências de aprendizagem à distância durante a pandemia da COVID-19
author Lopes, Marcelly Cunha Oliveira dos Santos
author_facet Lopes, Marcelly Cunha Oliveira dos Santos
Martins, Maisa Cruz
Kaippert, Vanessa Chaia
Ferreira, Aline Alves
author_role author
author2 Martins, Maisa Cruz
Kaippert, Vanessa Chaia
Ferreira, Aline Alves
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Marcelly Cunha Oliveira dos Santos
Martins, Maisa Cruz
Kaippert, Vanessa Chaia
Ferreira, Aline Alves
description A capacitação em avaliação nutricional é essencial para o aperfeiçoamento do processo de trabalho do nutricionista. Em tempos de pandemia da COVID-19, mudanças na atuação profissional e nas formas de ensino impactaram no processo de capacitação. Assim, o objetivo deste trabalho é descrever a experiência com a realização do curso de extensão remoto “Avaliação Nutricional: Desafios e Perspectivas”, que teve a finalidade de promover atualização e debate sobre tópicos desafiadores e inovadores em avaliação nutricional. O curso foi realizado no período de março a abril de 2021 com carga horária total de 40 horas, com atividades síncronas e assíncronas. O público do curso foi composto por nutricionistas de diversas regiões brasileiras com média de idade de 35,6 anos, com atuação profissional principalmente em nutrição clínica e saúde coletiva. Os relatos dos participantes indicaram que o curso oportunizou aprendizagem e atualização profissional com elevado percentual de participação nas atividades síncronas (88,8%) e assíncronas (78,9%). A realização do curso reafirmou a importância de proporcionar espaços reflexivos sobre os desafios vivenciados pelo nutricionista no âmbito da avaliação nutricional, sendo primordial a busca por novas tecnologias que facilitem e propiciem maior interação e colaboração dos participantes em ambientes virtuais de aprendizagem. Espera-se que a experiência relatada neste artigo promova novas ações pautadas na troca de saberes entre a comunidade acadêmica e a sociedade, contribuindo para a democratização do conhecimento. Palavras-chave: Nutricionistas; Capacitação Profissional; Covid-19; Relações Comunidade-Instituição Training in nutritional assessment: Distance learning experiences during the COVID-19 pandemic Abstract: Training in nutritional assessment is essential to improve the work process of nutritionists. During the COVID-19 pandemic, professional performance and teaching methods changes impacted the training process. Thus, this paper aims to describe the experience with the realization of the remote extension course "Nutrition Assessment: Challenges and Perspectives," which aimed to promote updating and debate about challenging and innovative topics in nutritional assessment. The course was accomplished from March to April 2021 with a total workload of 40 hours, with synchronous and asynchronous activities. The course audience consisted of nutritionists from different Brazilian regions with an average age of 35,6 years old, with professional performance mainly in clinical nutrition and public health. The participants' reports indicated that the course provided an opportunity for learning and professional updating, with a high percentage of participation in synchronous (88.8%) and asynchronous (78.9%) activities. The experience with course development reaffirmed the importance of offering opportunities for reflection about challenges experienced by nutritionists in the context of nutritional assessment, being essential in the search for new technologies that facilitate and provide more significant interaction and collaboration of participants in virtual learning environments. The experience reported in this article is expected to promote new actions based on the exchange of knowledge between the academic community and society, contributing to the democratization of knowledge. Keywords: Nutritionists; Professional Training; Covid-19; Community-Institutional Relations
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por pares
texto
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/12948
10.36661/2358-0399.2023v14n1.12948
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/12948
identifier_str_mv 10.36661/2358-0399.2023v14n1.12948
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/12948/8782
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/12948/9294
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 14 n. 1 (2023); 53-65
Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 14 No 1 (2023); 53-65
Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 14 Núm. 1 (2023); 53-65
2358-0399
1806-2695
reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
collection Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv ||contato.rbeu@gmail.com
_version_ 1809280740413669376