Sabão Artesanal e Empreendedorismo: ações socioeducativas virtuais para a Proteção dos Recursos Hídricos e Combate à pandemia da COVID-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guarda, Vera Lúcia de Miranda
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: de Castro, Ana Letícia Pilz, Machado, Marina de Medeiros, Costa, Adivane Terezinha, Andrade, Ângela Leão, Santos, Eleonice Moreira, Silva, André Luís, Mendes, Júlia Castro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/11618
Resumo: Pesquisadores demonstraram que o vírus SARS-CoV-2, responsável pela pandemia da COVID-19, apresenta membrana lipídica (gordura) em sua estrutura, e o uso do sabão durante a lavagem das mãos é uma das medidas mais eficazes para eliminá-lo, embora muitas localidades não têm acesso à água potável nem, tampouco, ao uso de sabão para higienização. Assim, com o apoio do Programa Hidrológico Intergovernamental para América Latina e Caribe, o Núcleo da Cátedra UNESCO: Água, Mulheres e Desenvolvimento (NuCat) desenvolveu um curso de extensão virtual com o objetivo de disseminar a metodologia de fabricação de sabão, que utiliza óleo de cozinha residual. O curso incluiu três módulos: 1) a importância do sabão e da higiene como auxílio no combate à COVID-19; 2) a educação ambiental como forma de proteção aos recursos hídricos; e 3) introdução aos princípios de empreendedorismo e cooperativismo aplicados à produção de sabão. Entre 18/05/2020 a 23/06/2020, videoaulas sobre o tema foram disponibilizadas no canal do Youtube: “Projeto Recursos Hídricos e Sabão Artesanal”, o qual alcançou mais de 360 inscritos naquele período. Uma sala virtual via plataforma de educação a distância Moodle também foi disponibilizada para os participantes que se interessassem em adquirir certificado. Os resultados mostraram, ao final do curso, mais de 4.400 visualizações no canal do Youtube e 80 participantes certificados. Os participantes deixaram feedback positivo, com 95% deles declarando-se satisfeitos ou muito satisfeitos com o curso. Palavras-chave: Meio Ambiente; Saneamento; Empreendedor; Ensino a distância Artisan Soap and Entrepreneurship: Virtual socio-educational actions for the protection of Water Resources and combating the COVID-19 pandemic Abstract: Researchers have demonstrated that the new SARS-COV-2 virus, responsible for the COVID-19 pandemic, has fats in its composition, making it so that washing hands with soap is one of the most effective measures for its elimination. However, many places do not have access to potable water or soap. Therefore, with the support of the Intergovernmental Hydrological Program for Latin America and the Caribbean, the UNESCO Chair Core: Water, Women, and Development (NuCat) developed a virtual extension workshop aiming at disseminating used-oil-based soap manufacturing techniques. This workshop comprises three modules: 1) the importance of soap and hygiene to fight the COVID-19; 2) environmental education as a way of protecting water resources, and 3) an introduction to the principles of entrepreneurship and cooperativism applied to soap production. Between 18/5/2020 and 23/6/2020, video classes on the topic were made available on a Youtube channel created for this purpose. The channel “Projeto Recursos Hídricos e Sabão Artesanal” reached over 360 subscribers during this period. A virtual room via the Moodle education platform was also made available to participants interested in a certificate. At the end of the workshop, the YouTube channel reached over 4,400 views, and 80 participants were certified. The participants left extremely positive feedback, with 95% of them declaring themselves satisfied or very satisfied with the course. Keywords: Environment; Sanitation; Entrepreneur; Distance learning
id UFFS-1_4139337cf305ad08292c0739cf4ca64e
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/11618
network_acronym_str UFFS-1
network_name_str Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
repository_id_str
spelling Sabão Artesanal e Empreendedorismo: ações socioeducativas virtuais para a Proteção dos Recursos Hídricos e Combate à pandemia da COVID-19Artisan Soap and Entrepreneurship: Virtual socio-educational actions for the protection of Water Resources and combating the COVID-19 pandemicPesquisadores demonstraram que o vírus SARS-CoV-2, responsável pela pandemia da COVID-19, apresenta membrana lipídica (gordura) em sua estrutura, e o uso do sabão durante a lavagem das mãos é uma das medidas mais eficazes para eliminá-lo, embora muitas localidades não têm acesso à água potável nem, tampouco, ao uso de sabão para higienização. Assim, com o apoio do Programa Hidrológico Intergovernamental para América Latina e Caribe, o Núcleo da Cátedra UNESCO: Água, Mulheres e Desenvolvimento (NuCat) desenvolveu um curso de extensão virtual com o objetivo de disseminar a metodologia de fabricação de sabão, que utiliza óleo de cozinha residual. O curso incluiu três módulos: 1) a importância do sabão e da higiene como auxílio no combate à COVID-19; 2) a educação ambiental como forma de proteção aos recursos hídricos; e 3) introdução aos princípios de empreendedorismo e cooperativismo aplicados à produção de sabão. Entre 18/05/2020 a 23/06/2020, videoaulas sobre o tema foram disponibilizadas no canal do Youtube: “Projeto Recursos Hídricos e Sabão Artesanal”, o qual alcançou mais de 360 inscritos naquele período. Uma sala virtual via plataforma de educação a distância Moodle também foi disponibilizada para os participantes que se interessassem em adquirir certificado. Os resultados mostraram, ao final do curso, mais de 4.400 visualizações no canal do Youtube e 80 participantes certificados. Os participantes deixaram feedback positivo, com 95% deles declarando-se satisfeitos ou muito satisfeitos com o curso. Palavras-chave: Meio Ambiente; Saneamento; Empreendedor; Ensino a distância Artisan Soap and Entrepreneurship: Virtual socio-educational actions for the protection of Water Resources and combating the COVID-19 pandemic Abstract: Researchers have demonstrated that the new SARS-COV-2 virus, responsible for the COVID-19 pandemic, has fats in its composition, making it so that washing hands with soap is one of the most effective measures for its elimination. However, many places do not have access to potable water or soap. Therefore, with the support of the Intergovernmental Hydrological Program for Latin America and the Caribbean, the UNESCO Chair Core: Water, Women, and Development (NuCat) developed a virtual extension workshop aiming at disseminating used-oil-based soap manufacturing techniques. This workshop comprises three modules: 1) the importance of soap and hygiene to fight the COVID-19; 2) environmental education as a way of protecting water resources, and 3) an introduction to the principles of entrepreneurship and cooperativism applied to soap production. Between 18/5/2020 and 23/6/2020, video classes on the topic were made available on a Youtube channel created for this purpose. The channel “Projeto Recursos Hídricos e Sabão Artesanal” reached over 360 subscribers during this period. A virtual room via the Moodle education platform was also made available to participants interested in a certificate. At the end of the workshop, the YouTube channel reached over 4,400 views, and 80 participants were certified. The participants left extremely positive feedback, with 95% of them declaring themselves satisfied or very satisfied with the course. Keywords: Environment; Sanitation; Entrepreneur; Distance learningUniversidade Federal da Fronteira Sul - UFFS2021-04-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/1161810.36661/2358-0399.2021v12i01.11618Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 12 n. 1 (2021); 89-102Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 12 No 1 (2021); 89-102Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 12 Núm. 1 (2021); 89-1022358-03991806-2695reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/11618/7883https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/11618/7884Copyright (c) 2021 Vera Lúcia de Miranda Guarda, Profa. Dra., Ana Letícia Pilz de Castro, Profa. Dra., Marina de Medeiros Machado, Profa. Dra., Adivane Terezinha Costa, Profa. Dra., Ângela Leão Andrade, Profa. Dra., Eleonice Moreira Santos, Profa. Dra., André Luís Silva, Prof. Dr., Júlia Castro Mendes, Profa. Dra.http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGuarda, Vera Lúcia de Mirandade Castro, Ana Letícia PilzMachado, Marina de MedeirosCosta, Adivane TerezinhaAndrade, Ângela LeãoSantos, Eleonice MoreiraSilva, André LuísMendes, Júlia Castro2022-11-12T12:58:20Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11618Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/indexPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/oai||contato.rbeu@gmail.com2358-03991806-2695opendoar:2022-11-12T12:58:20Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Sabão Artesanal e Empreendedorismo: ações socioeducativas virtuais para a Proteção dos Recursos Hídricos e Combate à pandemia da COVID-19
Artisan Soap and Entrepreneurship: Virtual socio-educational actions for the protection of Water Resources and combating the COVID-19 pandemic
title Sabão Artesanal e Empreendedorismo: ações socioeducativas virtuais para a Proteção dos Recursos Hídricos e Combate à pandemia da COVID-19
spellingShingle Sabão Artesanal e Empreendedorismo: ações socioeducativas virtuais para a Proteção dos Recursos Hídricos e Combate à pandemia da COVID-19
Guarda, Vera Lúcia de Miranda
title_short Sabão Artesanal e Empreendedorismo: ações socioeducativas virtuais para a Proteção dos Recursos Hídricos e Combate à pandemia da COVID-19
title_full Sabão Artesanal e Empreendedorismo: ações socioeducativas virtuais para a Proteção dos Recursos Hídricos e Combate à pandemia da COVID-19
title_fullStr Sabão Artesanal e Empreendedorismo: ações socioeducativas virtuais para a Proteção dos Recursos Hídricos e Combate à pandemia da COVID-19
title_full_unstemmed Sabão Artesanal e Empreendedorismo: ações socioeducativas virtuais para a Proteção dos Recursos Hídricos e Combate à pandemia da COVID-19
title_sort Sabão Artesanal e Empreendedorismo: ações socioeducativas virtuais para a Proteção dos Recursos Hídricos e Combate à pandemia da COVID-19
author Guarda, Vera Lúcia de Miranda
author_facet Guarda, Vera Lúcia de Miranda
de Castro, Ana Letícia Pilz
Machado, Marina de Medeiros
Costa, Adivane Terezinha
Andrade, Ângela Leão
Santos, Eleonice Moreira
Silva, André Luís
Mendes, Júlia Castro
author_role author
author2 de Castro, Ana Letícia Pilz
Machado, Marina de Medeiros
Costa, Adivane Terezinha
Andrade, Ângela Leão
Santos, Eleonice Moreira
Silva, André Luís
Mendes, Júlia Castro
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guarda, Vera Lúcia de Miranda
de Castro, Ana Letícia Pilz
Machado, Marina de Medeiros
Costa, Adivane Terezinha
Andrade, Ângela Leão
Santos, Eleonice Moreira
Silva, André Luís
Mendes, Júlia Castro
description Pesquisadores demonstraram que o vírus SARS-CoV-2, responsável pela pandemia da COVID-19, apresenta membrana lipídica (gordura) em sua estrutura, e o uso do sabão durante a lavagem das mãos é uma das medidas mais eficazes para eliminá-lo, embora muitas localidades não têm acesso à água potável nem, tampouco, ao uso de sabão para higienização. Assim, com o apoio do Programa Hidrológico Intergovernamental para América Latina e Caribe, o Núcleo da Cátedra UNESCO: Água, Mulheres e Desenvolvimento (NuCat) desenvolveu um curso de extensão virtual com o objetivo de disseminar a metodologia de fabricação de sabão, que utiliza óleo de cozinha residual. O curso incluiu três módulos: 1) a importância do sabão e da higiene como auxílio no combate à COVID-19; 2) a educação ambiental como forma de proteção aos recursos hídricos; e 3) introdução aos princípios de empreendedorismo e cooperativismo aplicados à produção de sabão. Entre 18/05/2020 a 23/06/2020, videoaulas sobre o tema foram disponibilizadas no canal do Youtube: “Projeto Recursos Hídricos e Sabão Artesanal”, o qual alcançou mais de 360 inscritos naquele período. Uma sala virtual via plataforma de educação a distância Moodle também foi disponibilizada para os participantes que se interessassem em adquirir certificado. Os resultados mostraram, ao final do curso, mais de 4.400 visualizações no canal do Youtube e 80 participantes certificados. Os participantes deixaram feedback positivo, com 95% deles declarando-se satisfeitos ou muito satisfeitos com o curso. Palavras-chave: Meio Ambiente; Saneamento; Empreendedor; Ensino a distância Artisan Soap and Entrepreneurship: Virtual socio-educational actions for the protection of Water Resources and combating the COVID-19 pandemic Abstract: Researchers have demonstrated that the new SARS-COV-2 virus, responsible for the COVID-19 pandemic, has fats in its composition, making it so that washing hands with soap is one of the most effective measures for its elimination. However, many places do not have access to potable water or soap. Therefore, with the support of the Intergovernmental Hydrological Program for Latin America and the Caribbean, the UNESCO Chair Core: Water, Women, and Development (NuCat) developed a virtual extension workshop aiming at disseminating used-oil-based soap manufacturing techniques. This workshop comprises three modules: 1) the importance of soap and hygiene to fight the COVID-19; 2) environmental education as a way of protecting water resources, and 3) an introduction to the principles of entrepreneurship and cooperativism applied to soap production. Between 18/5/2020 and 23/6/2020, video classes on the topic were made available on a Youtube channel created for this purpose. The channel “Projeto Recursos Hídricos e Sabão Artesanal” reached over 360 subscribers during this period. A virtual room via the Moodle education platform was also made available to participants interested in a certificate. At the end of the workshop, the YouTube channel reached over 4,400 views, and 80 participants were certified. The participants left extremely positive feedback, with 95% of them declaring themselves satisfied or very satisfied with the course. Keywords: Environment; Sanitation; Entrepreneur; Distance learning
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/11618
10.36661/2358-0399.2021v12i01.11618
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/11618
identifier_str_mv 10.36661/2358-0399.2021v12i01.11618
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/11618/7883
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/11618/7884
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 12 n. 1 (2021); 89-102
Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 12 No 1 (2021); 89-102
Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 12 Núm. 1 (2021); 89-102
2358-0399
1806-2695
reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
collection Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv ||contato.rbeu@gmail.com
_version_ 1809280739865264128