Capacita SUS: Discutindo o sistema de saúde com estudantes do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arruda-Barbosa, Loeste
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Mendes Paneque, Josué Rulian, Tavares, Sanna Castro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/12950
Resumo: Trata-se de um relato de experiência com o objetivo de divulgar as ações do Capacita SUS, atividade de extensão, direcionadas a estudantes do ensino médio em Boa Vista, Roraima, com vistas a discutir e divulgar o funcionamento do Sistema Único de Saúde. Esse projeto diferencia-se do projeto feito pelo Governo Federal, tendo sido criado para auxiliar as ações de educação em saúde em uma disciplina do ciclo básico do curso de Medicina na Universidade Estadual de Roraima (UERR) durante os anos de 2018 e 2019. As ações foram conduzidas por cinco estudantes de medicina supervisionados por um professor. O processo educativo se deu através de oficinas compostas por dinâmicas em grupo, rodas de conversa, teatro e exposições dialogadas, envolvendo metodologias de avaliação. O presente relato descreve os três encontros feitos com 180 estudantes do 3º ano do ensino médio da rede pública. Percebeu-se o acréscimo de conhecimento dos escolares sobre a temática além do forte engajamento dos mesmos no processo educativo. Atividades como essas devem ser estimuladas e repetidas em outros contextos, pois contribuem para solidificar e fortalecer o sistema de saúde. Palavras-chave: Serviço de Saúde Escolar; Educação em Saúde; Promoção da Saúde   Capacita SUS: Discussing the health system with high school students Abstract: This is an experience report to disseminate the actions of Capacita SUS, an extension activity performed to the high school students in Boa Vista, Roraima, Brazil, to discuss and disseminate the functioning of the Brazilian unified health system. This project differs from the project carried out by the Federal Government once it has been created to assist health education actions in a discipline of the basic cycle of Medal Scholl at the State University of Roraima (UERR) during the years 2018 and 2019. The actions were conducted by five medical students supervised by a professor. The educational process took place through workshops composed of group dynamics, conversation circles, theater, and dialogue expositions involving evaluation methodologies. This report was based on three meetings held with 180 students in the 3rd year of public high school. The increased knowledge of the students on the theme was noticed, in addition to their strong engagement in the educational process. Activities like these should be encouraged and repeated in other contexts, as they contribute to solidifying and strengthening the health system. Keywords: School Health Services; Health Education; Health Promotion
id UFFS-1_ab808df0d2ed9927d4d728df8c3f0e7a
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/12950
network_acronym_str UFFS-1
network_name_str Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
repository_id_str
spelling Capacita SUS: Discutindo o sistema de saúde com estudantes do ensino médioTrata-se de um relato de experiência com o objetivo de divulgar as ações do Capacita SUS, atividade de extensão, direcionadas a estudantes do ensino médio em Boa Vista, Roraima, com vistas a discutir e divulgar o funcionamento do Sistema Único de Saúde. Esse projeto diferencia-se do projeto feito pelo Governo Federal, tendo sido criado para auxiliar as ações de educação em saúde em uma disciplina do ciclo básico do curso de Medicina na Universidade Estadual de Roraima (UERR) durante os anos de 2018 e 2019. As ações foram conduzidas por cinco estudantes de medicina supervisionados por um professor. O processo educativo se deu através de oficinas compostas por dinâmicas em grupo, rodas de conversa, teatro e exposições dialogadas, envolvendo metodologias de avaliação. O presente relato descreve os três encontros feitos com 180 estudantes do 3º ano do ensino médio da rede pública. Percebeu-se o acréscimo de conhecimento dos escolares sobre a temática além do forte engajamento dos mesmos no processo educativo. Atividades como essas devem ser estimuladas e repetidas em outros contextos, pois contribuem para solidificar e fortalecer o sistema de saúde. Palavras-chave: Serviço de Saúde Escolar; Educação em Saúde; Promoção da Saúde   Capacita SUS: Discussing the health system with high school students Abstract: This is an experience report to disseminate the actions of Capacita SUS, an extension activity performed to the high school students in Boa Vista, Roraima, Brazil, to discuss and disseminate the functioning of the Brazilian unified health system. This project differs from the project carried out by the Federal Government once it has been created to assist health education actions in a discipline of the basic cycle of Medal Scholl at the State University of Roraima (UERR) during the years 2018 and 2019. The actions were conducted by five medical students supervised by a professor. The educational process took place through workshops composed of group dynamics, conversation circles, theater, and dialogue expositions involving evaluation methodologies. This report was based on three meetings held with 180 students in the 3rd year of public high school. The increased knowledge of the students on the theme was noticed, in addition to their strong engagement in the educational process. Activities like these should be encouraged and repeated in other contexts, as they contribute to solidifying and strengthening the health system. Keywords: School Health Services; Health Education; Health PromotionEste es un relato de experiencia educativa con el objetivo de difundir las acciones de Capacita SUS dirigidas a estudiantes de enseñanza media en Boa Vista-Roraima, que tiene como objetivo discutir y difundir el funcionamiento del sistema de salud con los escolares participantes. Las acciones fueron realizadas por estudiantes de medicina supervisados ​​por profesores. El proceso educativo se desarrolló a través de talleres compuestos por dinámicas, círculos de conversación, teatro y exposiciones dialogadas, involucrando metodologías de evaluación. Se notó el aumento del conocimiento de los estudiantes sobre el tema además de su fuerte compromiso en el proceso educativo. Actividades como estas deben ser incentivadas y repetidas en otros contextos, ya que contribuyen a solidificar y fortalecer el sistema de salud.Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS2023-10-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por parestextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/1295010.29327/2303474.14.3-4Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 14 n. 3 (2023); 251-258Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 14 No 3 (2023); 251-258Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 14 Núm. 3 (2023); 251-2582358-03991806-2695reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/12950/8975Copyright (c) 2023 Loeste Arruda-Barbosa, Josué Rulian Mendes Paneque, Sanna Castro Tavareshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessArruda-Barbosa, LoesteMendes Paneque, Josué RulianTavares, Sanna Castro2024-05-06T13:50:13Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12950Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/indexPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/oai||contato.rbeu@gmail.com2358-03991806-2695opendoar:2024-05-06T13:50:13Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Capacita SUS: Discutindo o sistema de saúde com estudantes do ensino médio
title Capacita SUS: Discutindo o sistema de saúde com estudantes do ensino médio
spellingShingle Capacita SUS: Discutindo o sistema de saúde com estudantes do ensino médio
Arruda-Barbosa, Loeste
title_short Capacita SUS: Discutindo o sistema de saúde com estudantes do ensino médio
title_full Capacita SUS: Discutindo o sistema de saúde com estudantes do ensino médio
title_fullStr Capacita SUS: Discutindo o sistema de saúde com estudantes do ensino médio
title_full_unstemmed Capacita SUS: Discutindo o sistema de saúde com estudantes do ensino médio
title_sort Capacita SUS: Discutindo o sistema de saúde com estudantes do ensino médio
author Arruda-Barbosa, Loeste
author_facet Arruda-Barbosa, Loeste
Mendes Paneque, Josué Rulian
Tavares, Sanna Castro
author_role author
author2 Mendes Paneque, Josué Rulian
Tavares, Sanna Castro
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Arruda-Barbosa, Loeste
Mendes Paneque, Josué Rulian
Tavares, Sanna Castro
description Trata-se de um relato de experiência com o objetivo de divulgar as ações do Capacita SUS, atividade de extensão, direcionadas a estudantes do ensino médio em Boa Vista, Roraima, com vistas a discutir e divulgar o funcionamento do Sistema Único de Saúde. Esse projeto diferencia-se do projeto feito pelo Governo Federal, tendo sido criado para auxiliar as ações de educação em saúde em uma disciplina do ciclo básico do curso de Medicina na Universidade Estadual de Roraima (UERR) durante os anos de 2018 e 2019. As ações foram conduzidas por cinco estudantes de medicina supervisionados por um professor. O processo educativo se deu através de oficinas compostas por dinâmicas em grupo, rodas de conversa, teatro e exposições dialogadas, envolvendo metodologias de avaliação. O presente relato descreve os três encontros feitos com 180 estudantes do 3º ano do ensino médio da rede pública. Percebeu-se o acréscimo de conhecimento dos escolares sobre a temática além do forte engajamento dos mesmos no processo educativo. Atividades como essas devem ser estimuladas e repetidas em outros contextos, pois contribuem para solidificar e fortalecer o sistema de saúde. Palavras-chave: Serviço de Saúde Escolar; Educação em Saúde; Promoção da Saúde   Capacita SUS: Discussing the health system with high school students Abstract: This is an experience report to disseminate the actions of Capacita SUS, an extension activity performed to the high school students in Boa Vista, Roraima, Brazil, to discuss and disseminate the functioning of the Brazilian unified health system. This project differs from the project carried out by the Federal Government once it has been created to assist health education actions in a discipline of the basic cycle of Medal Scholl at the State University of Roraima (UERR) during the years 2018 and 2019. The actions were conducted by five medical students supervised by a professor. The educational process took place through workshops composed of group dynamics, conversation circles, theater, and dialogue expositions involving evaluation methodologies. This report was based on three meetings held with 180 students in the 3rd year of public high school. The increased knowledge of the students on the theme was noticed, in addition to their strong engagement in the educational process. Activities like these should be encouraged and repeated in other contexts, as they contribute to solidifying and strengthening the health system. Keywords: School Health Services; Health Education; Health Promotion
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por pares
texto
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/12950
10.29327/2303474.14.3-4
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/12950
identifier_str_mv 10.29327/2303474.14.3-4
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/12950/8975
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Loeste Arruda-Barbosa, Josué Rulian Mendes Paneque, Sanna Castro Tavares
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Loeste Arruda-Barbosa, Josué Rulian Mendes Paneque, Sanna Castro Tavares
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 14 n. 3 (2023); 251-258
Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 14 No 3 (2023); 251-258
Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 14 Núm. 3 (2023); 251-258
2358-0399
1806-2695
reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
collection Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv ||contato.rbeu@gmail.com
_version_ 1809280740415766528