Difundindo a Biotecnologia na sociedade: Relato de experiência extensionista no contexto da pandemia da COVID-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campêlo de Sousa, Camila
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: da Silva, Joelma Soares, Batista de Oliveira Angelim, Darleane, de Sousa Lima, Jayara, Gomes Brito Costa, Maria do Carmo, de Lima Machado, Maria Eduarda, Cabral da Rocha, Mayara Fernanda, Ribeiro Vasconcelos, Patricia, do Nascimento Moraes Silva, Rita
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/11885
Resumo: A Biotecnologia se refere a qualquer aplicação tecnológica que utilize sistemas biológicos, organismos vivos ou seus derivados, para fabricar ou modificar produtos e processos, visando utilização humana. O presente relato de experiência retrata o projeto de extensão “Difundindo a Biotecnologia na sociedade”, o qual visou trabalhar com alunos do 2º ano do Ensino Médio do Centro Educacional Colares Moreira (Codó-MA), abrangendo conteúdos amplamente divulgados pela mídia e minimamente compreendidos pela sociedade, tais como: clonagem, terapia gênica, testes de paternidade, organismos transgênicos e uso da informação genética para diagnóstico de doenças. O projeto foi dividido em 4 etapas: Etapa 1: Realização de uma avaliação diagnóstica com os estudantes da escola; Etapa 2: Ciclo de palestras; Etapa 3: Desenvolvimento de duas oficinas abordando organismos transgênicos e clonagem e Etapa 4: Discussão acerca da Bioética relacionada à Biotecnologia. A maior parte dos estudantes participantes desconheciam a importância da Biotecnologia, bem como sua aplicação na sociedade. Na avaliação diagnóstica, dos 103 alunos, apenas 34% souberam informar pelo menos uma importância da Biotecnologia; 44% se mostraram favoráveis à comercialização dos transgênicos e somente 6% já ouviram falar da terapia genética e conheciam exames de DNA. Com a pandemia do novo coronavírus, a execução do projeto continuou de forma remota, porém com o passar dos meses, houve grande evasão e diminuição de participação. Contudo, ressalta-se que, para a minoria que conseguiu acompanhar o projeto remotamente, notou-se grande interesse e uma melhor compreensão acerca da temática. Com o desenvolvimento das atividades, observou-se a importância da extensão universitária enquanto prática social formadora e transformadora. Palavras-chave: Educação; Ciência; Informação; Divulgação científica Diffusing Biotechnology in society: Report of extensionist experience in the context of the pandemic OF COVID-19 Abstract: Biotechnology refers to any technological application that uses biological systems, living organisms, or their derivatives to manufacture or modify products and processes for human use. The present experience report portrays the extension project “Diffusing Biotechnology in society”, which aimed to work with High School students at Centro Educacional Colares Moreira (Codó-MA, Brazil), covering contents widely disseminated by the media and minimally understood by society, such as cloning, gene therapy, paternity tests, transgenic organisms and use of genetic information for the prevention of genetic diseases. The project was divided into four stages: Stage 1: Conducting a diagnostic evaluation with High School students; Stage 2: Cycle of lectures; Stage 3: Developing two workshops addressing transgenic organisms and cloning. Step 4: Discussion about Bioethics related to Biotechnology. Most of the participating students were unaware of the importance of Biotechnology and its application in society. In the diagnostic evaluation, of the 103 students, only 34% could inform at least one importance of Biotechnology; 44% were in favor of transgenics, and only 6% had heard of gene therapy and knew about DNA testing. With the new coronavirus pandemic, the project execution continued remotely, but there was a significant dropout over the months. However, it is noteworthy that, for the minority that managed to monitor the project remotely, there was great interest and a better understanding of the theme. With the development of activities, the importance of university extension was observed as a formative action and transforming social practice. Keywords: Education; Science; Information; Scientific divulgation
id UFFS-1_c8a715562e0a4a7aada2f53e220a5f49
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/11885
network_acronym_str UFFS-1
network_name_str Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
repository_id_str
spelling Difundindo a Biotecnologia na sociedade: Relato de experiência extensionista no contexto da pandemia da COVID-19A Biotecnologia se refere a qualquer aplicação tecnológica que utilize sistemas biológicos, organismos vivos ou seus derivados, para fabricar ou modificar produtos e processos, visando utilização humana. O presente relato de experiência retrata o projeto de extensão “Difundindo a Biotecnologia na sociedade”, o qual visou trabalhar com alunos do 2º ano do Ensino Médio do Centro Educacional Colares Moreira (Codó-MA), abrangendo conteúdos amplamente divulgados pela mídia e minimamente compreendidos pela sociedade, tais como: clonagem, terapia gênica, testes de paternidade, organismos transgênicos e uso da informação genética para diagnóstico de doenças. O projeto foi dividido em 4 etapas: Etapa 1: Realização de uma avaliação diagnóstica com os estudantes da escola; Etapa 2: Ciclo de palestras; Etapa 3: Desenvolvimento de duas oficinas abordando organismos transgênicos e clonagem e Etapa 4: Discussão acerca da Bioética relacionada à Biotecnologia. A maior parte dos estudantes participantes desconheciam a importância da Biotecnologia, bem como sua aplicação na sociedade. Na avaliação diagnóstica, dos 103 alunos, apenas 34% souberam informar pelo menos uma importância da Biotecnologia; 44% se mostraram favoráveis à comercialização dos transgênicos e somente 6% já ouviram falar da terapia genética e conheciam exames de DNA. Com a pandemia do novo coronavírus, a execução do projeto continuou de forma remota, porém com o passar dos meses, houve grande evasão e diminuição de participação. Contudo, ressalta-se que, para a minoria que conseguiu acompanhar o projeto remotamente, notou-se grande interesse e uma melhor compreensão acerca da temática. Com o desenvolvimento das atividades, observou-se a importância da extensão universitária enquanto prática social formadora e transformadora. Palavras-chave: Educação; Ciência; Informação; Divulgação científica Diffusing Biotechnology in society: Report of extensionist experience in the context of the pandemic OF COVID-19 Abstract: Biotechnology refers to any technological application that uses biological systems, living organisms, or their derivatives to manufacture or modify products and processes for human use. The present experience report portrays the extension project “Diffusing Biotechnology in society”, which aimed to work with High School students at Centro Educacional Colares Moreira (Codó-MA, Brazil), covering contents widely disseminated by the media and minimally understood by society, such as cloning, gene therapy, paternity tests, transgenic organisms and use of genetic information for the prevention of genetic diseases. The project was divided into four stages: Stage 1: Conducting a diagnostic evaluation with High School students; Stage 2: Cycle of lectures; Stage 3: Developing two workshops addressing transgenic organisms and cloning. Step 4: Discussion about Bioethics related to Biotechnology. Most of the participating students were unaware of the importance of Biotechnology and its application in society. In the diagnostic evaluation, of the 103 students, only 34% could inform at least one importance of Biotechnology; 44% were in favor of transgenics, and only 6% had heard of gene therapy and knew about DNA testing. With the new coronavirus pandemic, the project execution continued remotely, but there was a significant dropout over the months. However, it is noteworthy that, for the minority that managed to monitor the project remotely, there was great interest and a better understanding of the theme. With the development of activities, the importance of university extension was observed as a formative action and transforming social practice. Keywords: Education; Science; Information; Scientific divulgationUniversidade Federal da Fronteira Sul - UFFS2021-09-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por parestextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/1188510.36661/2358-0399.2021v12i3.11885Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 12 n. 3 (2021); 311-320Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 12 No 3 (2021); 311-320Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 12 Núm. 3 (2021); 311-3202358-03991806-2695reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/11885/8155Copyright (c) 2021 Camila Campêlo de Sousa, Joelma Soares da Silva, Darleane Batista de Oliveira Angelim, Jayara de Sousa Lima, Maria do Carmo Gomes Brito Costa, Maria Eduarda de Lima Machado, Mayara Fernanda Cabral da Rocha, Patricia Ribeiro Vasconcelos, Rita do Nascimento Moraes Silvahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCampêlo de Sousa, Camilada Silva, Joelma SoaresBatista de Oliveira Angelim, Darleanede Sousa Lima, JayaraGomes Brito Costa, Maria do Carmode Lima Machado, Maria EduardaCabral da Rocha, Mayara FernandaRibeiro Vasconcelos, Patriciado Nascimento Moraes Silva, Rita2022-08-18T17:39:20Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11885Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/indexPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/oai||contato.rbeu@gmail.com2358-03991806-2695opendoar:2022-08-18T17:39:20Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Difundindo a Biotecnologia na sociedade: Relato de experiência extensionista no contexto da pandemia da COVID-19
title Difundindo a Biotecnologia na sociedade: Relato de experiência extensionista no contexto da pandemia da COVID-19
spellingShingle Difundindo a Biotecnologia na sociedade: Relato de experiência extensionista no contexto da pandemia da COVID-19
Campêlo de Sousa, Camila
title_short Difundindo a Biotecnologia na sociedade: Relato de experiência extensionista no contexto da pandemia da COVID-19
title_full Difundindo a Biotecnologia na sociedade: Relato de experiência extensionista no contexto da pandemia da COVID-19
title_fullStr Difundindo a Biotecnologia na sociedade: Relato de experiência extensionista no contexto da pandemia da COVID-19
title_full_unstemmed Difundindo a Biotecnologia na sociedade: Relato de experiência extensionista no contexto da pandemia da COVID-19
title_sort Difundindo a Biotecnologia na sociedade: Relato de experiência extensionista no contexto da pandemia da COVID-19
author Campêlo de Sousa, Camila
author_facet Campêlo de Sousa, Camila
da Silva, Joelma Soares
Batista de Oliveira Angelim, Darleane
de Sousa Lima, Jayara
Gomes Brito Costa, Maria do Carmo
de Lima Machado, Maria Eduarda
Cabral da Rocha, Mayara Fernanda
Ribeiro Vasconcelos, Patricia
do Nascimento Moraes Silva, Rita
author_role author
author2 da Silva, Joelma Soares
Batista de Oliveira Angelim, Darleane
de Sousa Lima, Jayara
Gomes Brito Costa, Maria do Carmo
de Lima Machado, Maria Eduarda
Cabral da Rocha, Mayara Fernanda
Ribeiro Vasconcelos, Patricia
do Nascimento Moraes Silva, Rita
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Campêlo de Sousa, Camila
da Silva, Joelma Soares
Batista de Oliveira Angelim, Darleane
de Sousa Lima, Jayara
Gomes Brito Costa, Maria do Carmo
de Lima Machado, Maria Eduarda
Cabral da Rocha, Mayara Fernanda
Ribeiro Vasconcelos, Patricia
do Nascimento Moraes Silva, Rita
description A Biotecnologia se refere a qualquer aplicação tecnológica que utilize sistemas biológicos, organismos vivos ou seus derivados, para fabricar ou modificar produtos e processos, visando utilização humana. O presente relato de experiência retrata o projeto de extensão “Difundindo a Biotecnologia na sociedade”, o qual visou trabalhar com alunos do 2º ano do Ensino Médio do Centro Educacional Colares Moreira (Codó-MA), abrangendo conteúdos amplamente divulgados pela mídia e minimamente compreendidos pela sociedade, tais como: clonagem, terapia gênica, testes de paternidade, organismos transgênicos e uso da informação genética para diagnóstico de doenças. O projeto foi dividido em 4 etapas: Etapa 1: Realização de uma avaliação diagnóstica com os estudantes da escola; Etapa 2: Ciclo de palestras; Etapa 3: Desenvolvimento de duas oficinas abordando organismos transgênicos e clonagem e Etapa 4: Discussão acerca da Bioética relacionada à Biotecnologia. A maior parte dos estudantes participantes desconheciam a importância da Biotecnologia, bem como sua aplicação na sociedade. Na avaliação diagnóstica, dos 103 alunos, apenas 34% souberam informar pelo menos uma importância da Biotecnologia; 44% se mostraram favoráveis à comercialização dos transgênicos e somente 6% já ouviram falar da terapia genética e conheciam exames de DNA. Com a pandemia do novo coronavírus, a execução do projeto continuou de forma remota, porém com o passar dos meses, houve grande evasão e diminuição de participação. Contudo, ressalta-se que, para a minoria que conseguiu acompanhar o projeto remotamente, notou-se grande interesse e uma melhor compreensão acerca da temática. Com o desenvolvimento das atividades, observou-se a importância da extensão universitária enquanto prática social formadora e transformadora. Palavras-chave: Educação; Ciência; Informação; Divulgação científica Diffusing Biotechnology in society: Report of extensionist experience in the context of the pandemic OF COVID-19 Abstract: Biotechnology refers to any technological application that uses biological systems, living organisms, or their derivatives to manufacture or modify products and processes for human use. The present experience report portrays the extension project “Diffusing Biotechnology in society”, which aimed to work with High School students at Centro Educacional Colares Moreira (Codó-MA, Brazil), covering contents widely disseminated by the media and minimally understood by society, such as cloning, gene therapy, paternity tests, transgenic organisms and use of genetic information for the prevention of genetic diseases. The project was divided into four stages: Stage 1: Conducting a diagnostic evaluation with High School students; Stage 2: Cycle of lectures; Stage 3: Developing two workshops addressing transgenic organisms and cloning. Step 4: Discussion about Bioethics related to Biotechnology. Most of the participating students were unaware of the importance of Biotechnology and its application in society. In the diagnostic evaluation, of the 103 students, only 34% could inform at least one importance of Biotechnology; 44% were in favor of transgenics, and only 6% had heard of gene therapy and knew about DNA testing. With the new coronavirus pandemic, the project execution continued remotely, but there was a significant dropout over the months. However, it is noteworthy that, for the minority that managed to monitor the project remotely, there was great interest and a better understanding of the theme. With the development of activities, the importance of university extension was observed as a formative action and transforming social practice. Keywords: Education; Science; Information; Scientific divulgation
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por pares
texto
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/11885
10.36661/2358-0399.2021v12i3.11885
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/11885
identifier_str_mv 10.36661/2358-0399.2021v12i3.11885
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/11885/8155
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 12 n. 3 (2021); 311-320
Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 12 No 3 (2021); 311-320
Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 12 Núm. 3 (2021); 311-320
2358-0399
1806-2695
reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
collection Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv ||contato.rbeu@gmail.com
_version_ 1809280739930275840