Interação total entre o campus Assis Chateaubriand - Instituto Federal de Educação do Paraná e a comunidade externa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Ana Lúcia da Silva
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Zanella, Fábio, Gimenes, Gabriela Martins, Pin, Camila Maria da Silva, Albuquerque, Sara Bianca Rodrigues, Nascimento, Jessica Aparecida de Souza, Santos, Debora Juliete Pereira Correia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/11460
Resumo: Para o desenvolvimento educacional e social, as parcerias entre entidades públicas e privadas são essenciais e desejáveis, sempre contemplando a valorização de um bem maior, o ser humano. No âmbito educacional, a troca de experiências e de saberes consolida o tripé - ensino, pesquisa e extensão. Desta forma, a oferta de ações de interação entre a comunidade interna do campus Assis Chateaubriand do Instituto Federal de Educação do Paraná (IFPR) e a comunidade externa está claramente institucionalizada em Programas e Projetos de Extensão do IFPR. O presente projeto objetivou sistematizar formalmente ações de extensão e educacionais comunitárias que causaram impactos positivos em diferentes segmentos da sociedade local. Durante o período de junho a outubro de 2019, foram desenvolvidas ações comunitárias, como por exemplo, oficinas, encontros, eventos e apresentações culturais (teatro). Todas as ações ocorreram de forma satisfatória quanto ao atendimento das expectativas da comunidade participante. Assim, a escola promoveu a construção de valores morais, a formação de cidadãos conscientes e críticos, de pessoas que saibam participar da vida comunitária e que dão valor ao bem-estar pessoal e coletivo, atuando na construção de um mundo melhor. Palavras-chave: Geração de Renda; Interdisciplinaridade; Vulnerabilidade Social Total interaction between Federal Institute of Paraná and external community Abstract: For educational and social development, partnerships between public and private entities are essential and desirable, always in order to contemplate the appreciation of a greater good, the human being. The exchange of experience and knowledge consolidates the tripod - teaching, research, and extension in the educational scope. Thus, the offer of interactions between the internal community of the Assis Chateaubriand campus of the Federal Institute of Paraná Education (IFPR) and the external community is clearly institutionalized in Extension Programs and Projects at IFPR. This project aimed to formalize both relevant extensional and educational actions, distributed in all social segments, that positively impacted society. From June to October 2019, community actions were developed, such as workshops, meetings, events, and cultural presentations (theater performances). All the actions took place in a satisfactory way regarding meeting the expectations of the participating communities. Consequently, the school has promoted the construction of moral values, forming conscious and critical citizens: people who know how to be engaged in community life and who value personal and collective well-being, who work to build a better world. Keywords: Income generation; Interdisciplinarity; Social vulnerability
id UFFS-1_e8b7b6d4763d3e7fd74b5b5e2aec0690
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/11460
network_acronym_str UFFS-1
network_name_str Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
repository_id_str
spelling Interação total entre o campus Assis Chateaubriand - Instituto Federal de Educação do Paraná e a comunidade externaPara o desenvolvimento educacional e social, as parcerias entre entidades públicas e privadas são essenciais e desejáveis, sempre contemplando a valorização de um bem maior, o ser humano. No âmbito educacional, a troca de experiências e de saberes consolida o tripé - ensino, pesquisa e extensão. Desta forma, a oferta de ações de interação entre a comunidade interna do campus Assis Chateaubriand do Instituto Federal de Educação do Paraná (IFPR) e a comunidade externa está claramente institucionalizada em Programas e Projetos de Extensão do IFPR. O presente projeto objetivou sistematizar formalmente ações de extensão e educacionais comunitárias que causaram impactos positivos em diferentes segmentos da sociedade local. Durante o período de junho a outubro de 2019, foram desenvolvidas ações comunitárias, como por exemplo, oficinas, encontros, eventos e apresentações culturais (teatro). Todas as ações ocorreram de forma satisfatória quanto ao atendimento das expectativas da comunidade participante. Assim, a escola promoveu a construção de valores morais, a formação de cidadãos conscientes e críticos, de pessoas que saibam participar da vida comunitária e que dão valor ao bem-estar pessoal e coletivo, atuando na construção de um mundo melhor. Palavras-chave: Geração de Renda; Interdisciplinaridade; Vulnerabilidade Social Total interaction between Federal Institute of Paraná and external community Abstract: For educational and social development, partnerships between public and private entities are essential and desirable, always in order to contemplate the appreciation of a greater good, the human being. The exchange of experience and knowledge consolidates the tripod - teaching, research, and extension in the educational scope. Thus, the offer of interactions between the internal community of the Assis Chateaubriand campus of the Federal Institute of Paraná Education (IFPR) and the external community is clearly institutionalized in Extension Programs and Projects at IFPR. This project aimed to formalize both relevant extensional and educational actions, distributed in all social segments, that positively impacted society. From June to October 2019, community actions were developed, such as workshops, meetings, events, and cultural presentations (theater performances). All the actions took place in a satisfactory way regarding meeting the expectations of the participating communities. Consequently, the school has promoted the construction of moral values, forming conscious and critical citizens: people who know how to be engaged in community life and who value personal and collective well-being, who work to build a better world. Keywords: Income generation; Interdisciplinarity; Social vulnerability   Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS2021-03-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por parestextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/1146010.36661/2358-0399.2021v12i01.11460Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 12 n. 1 (2021); 77-87Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 12 No 1 (2021); 77-87Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 12 Núm. 1 (2021); 77-872358-03991806-2695reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/11460/7882Copyright (c) 2021 Ana Lúcia da Silva Lima, Fábio Zanella, Gabriela Martins Gimenes, Camila Maria da Silva Pin, Sara Bianca Rodrigues Albuquerque, Jessica Aparecida de Souza Nascimento, Debora Juliete Pereira Correia Santoshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLima, Ana Lúcia da SilvaZanella, FábioGimenes, Gabriela MartinsPin, Camila Maria da SilvaAlbuquerque, Sara Bianca RodriguesNascimento, Jessica Aparecida de SouzaSantos, Debora Juliete Pereira Correia2022-08-18T17:41:11Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11460Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/indexPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/oai||contato.rbeu@gmail.com2358-03991806-2695opendoar:2022-08-18T17:41:11Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Interação total entre o campus Assis Chateaubriand - Instituto Federal de Educação do Paraná e a comunidade externa
title Interação total entre o campus Assis Chateaubriand - Instituto Federal de Educação do Paraná e a comunidade externa
spellingShingle Interação total entre o campus Assis Chateaubriand - Instituto Federal de Educação do Paraná e a comunidade externa
Lima, Ana Lúcia da Silva
title_short Interação total entre o campus Assis Chateaubriand - Instituto Federal de Educação do Paraná e a comunidade externa
title_full Interação total entre o campus Assis Chateaubriand - Instituto Federal de Educação do Paraná e a comunidade externa
title_fullStr Interação total entre o campus Assis Chateaubriand - Instituto Federal de Educação do Paraná e a comunidade externa
title_full_unstemmed Interação total entre o campus Assis Chateaubriand - Instituto Federal de Educação do Paraná e a comunidade externa
title_sort Interação total entre o campus Assis Chateaubriand - Instituto Federal de Educação do Paraná e a comunidade externa
author Lima, Ana Lúcia da Silva
author_facet Lima, Ana Lúcia da Silva
Zanella, Fábio
Gimenes, Gabriela Martins
Pin, Camila Maria da Silva
Albuquerque, Sara Bianca Rodrigues
Nascimento, Jessica Aparecida de Souza
Santos, Debora Juliete Pereira Correia
author_role author
author2 Zanella, Fábio
Gimenes, Gabriela Martins
Pin, Camila Maria da Silva
Albuquerque, Sara Bianca Rodrigues
Nascimento, Jessica Aparecida de Souza
Santos, Debora Juliete Pereira Correia
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Ana Lúcia da Silva
Zanella, Fábio
Gimenes, Gabriela Martins
Pin, Camila Maria da Silva
Albuquerque, Sara Bianca Rodrigues
Nascimento, Jessica Aparecida de Souza
Santos, Debora Juliete Pereira Correia
description Para o desenvolvimento educacional e social, as parcerias entre entidades públicas e privadas são essenciais e desejáveis, sempre contemplando a valorização de um bem maior, o ser humano. No âmbito educacional, a troca de experiências e de saberes consolida o tripé - ensino, pesquisa e extensão. Desta forma, a oferta de ações de interação entre a comunidade interna do campus Assis Chateaubriand do Instituto Federal de Educação do Paraná (IFPR) e a comunidade externa está claramente institucionalizada em Programas e Projetos de Extensão do IFPR. O presente projeto objetivou sistematizar formalmente ações de extensão e educacionais comunitárias que causaram impactos positivos em diferentes segmentos da sociedade local. Durante o período de junho a outubro de 2019, foram desenvolvidas ações comunitárias, como por exemplo, oficinas, encontros, eventos e apresentações culturais (teatro). Todas as ações ocorreram de forma satisfatória quanto ao atendimento das expectativas da comunidade participante. Assim, a escola promoveu a construção de valores morais, a formação de cidadãos conscientes e críticos, de pessoas que saibam participar da vida comunitária e que dão valor ao bem-estar pessoal e coletivo, atuando na construção de um mundo melhor. Palavras-chave: Geração de Renda; Interdisciplinaridade; Vulnerabilidade Social Total interaction between Federal Institute of Paraná and external community Abstract: For educational and social development, partnerships between public and private entities are essential and desirable, always in order to contemplate the appreciation of a greater good, the human being. The exchange of experience and knowledge consolidates the tripod - teaching, research, and extension in the educational scope. Thus, the offer of interactions between the internal community of the Assis Chateaubriand campus of the Federal Institute of Paraná Education (IFPR) and the external community is clearly institutionalized in Extension Programs and Projects at IFPR. This project aimed to formalize both relevant extensional and educational actions, distributed in all social segments, that positively impacted society. From June to October 2019, community actions were developed, such as workshops, meetings, events, and cultural presentations (theater performances). All the actions took place in a satisfactory way regarding meeting the expectations of the participating communities. Consequently, the school has promoted the construction of moral values, forming conscious and critical citizens: people who know how to be engaged in community life and who value personal and collective well-being, who work to build a better world. Keywords: Income generation; Interdisciplinarity; Social vulnerability
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por pares
texto
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/11460
10.36661/2358-0399.2021v12i01.11460
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/11460
identifier_str_mv 10.36661/2358-0399.2021v12i01.11460
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/11460/7882
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 12 n. 1 (2021); 77-87
Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 12 No 1 (2021); 77-87
Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 12 Núm. 1 (2021); 77-87
2358-0399
1806-2695
reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
collection Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv ||contato.rbeu@gmail.com
_version_ 1809280739811786752